Ridley Scott conta por que desistiu de Duna, apesar de ter “um ótimo roteiro”

Créditos da imagem: O cineasta Ridley Scott (Reprodução)

Filmes

Notícia

Ridley Scott conta por que desistiu de Duna, apesar de ter “um ótimo roteiro”

Diretor quase adaptou livro clássico entre Alien e Blade Runner

Caio Coletti
01.12.2021, às 15H22

Ridley Scott deu detalhes de sua produção abandonada de Duna em entrevista ao Total Film (via IndieWire), dizendo que nunca comprou a máxima de que o livro de Frank Herbert era "infilmável".

"Eu trabalhei com um roteirista chamado Rudy Wurlitzer, que na época só tinha escrito Corrida Sem Fim e Pat Garret & Billy the Kid. Nós fizemos um bom trabalho com Duna, porque naquela época eu trabalhava muito de perto com os roteiristas, encaixando minha visão no que eles escreviam", contou.

Segundo Scott, o seu filme só não aconteceu por conta de uma exigência do produtor Dino De Laurentiis, que queria gravar na Cidade do México para economizar orçamento. "Eu disse a ele: 'O nosso roteiro é bom pra c*ralho'. Dino me disse para ir visitar o set no México. Com todo o respeito à cidade, eu não amei o que vi", disse.

"O estúdio em que ele queria filmar tinha chão de terra. Eu disse: 'Não, Dino, eu não quero me matar para fazer esse filme'. Então acabei largando o filme e seguindo adiante com outros projetos", completou.

Duna de De Laurentiis acabou sendo dirigindo por David Lynch. Usando um roteiro diferente daquele que Scott planejava filmar, o longa saiu em 1986 e foi um fracasso de crítica e público.

Este ano, o cineasta canadense Denis Villeneuve lançou a sua adaptação da primeira parte de Duna, guardando metade do livro de Herbert para a continuação, que chega em 2023.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.