Duna: Parte Um quase teve final diferente, diz Denis Villeneuve
Cineasta pensou em encerrar primeiro longa em outro ponto do livro de Frank Herbert
Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação
[Spoilers de Duna - livro e filme - à frente]
- Leia a crítica de Duna
- Entenda a influência de Duna no mundo da ficção científica
- Conheça os personagens de Duna
- Dicionário: entenda os termos criados por Herbert para o universo de Duna
- Como Duna de 2021 deve conquistar o sucesso que versões anteriores não tiveram
- As diferenças entre o livro e o filme de 2021
- Entenda o final do longa
- O que esperar da Parte 2
Com mais de US$353 milhões arrecadados nas bilheterias mundiais, Duna: Parte Um por muito pouco não teve um final diferente. Diretor da nova adaptação, Denis Villeneuve revelou que pensou em terminar o primeiro filme em outro ponto do livro de Frank Herbert, em que o autor insere um salto temporal de dois anos. O cineasta, no entanto, sentiu que o momento, que descreve a introdução de fato de Paul e Jessica à sociedade fremen, parecia com “o começo de um novo capítulo”.
Em entrevista à Empire, Villeneuve afirmou que essa parte específica da trama não funcionava como uma conclusão, “porque parecia que no fim de um filme de duas horas e meia, estávamos começando outra história”. Para o cineasta, o recomeço dos Atreides na comunidade fremen não se encaixaria no longa.
“Tenho 100% de certeza que acabamos no ponto certo, vemos Paul (Timothée Chalamet) crescendo de criança para adulto, com todo o arco da primeira parte completo”, concluiu.
Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.
O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários