Duna

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Duna: Parte Um quase teve final diferente, diz Denis Villeneuve

Cineasta pensou em encerrar primeiro longa em outro ponto do livro de Frank Herbert

Nico Garófalo
17.11.2021
20h01
Atualizada em
01.12.2021
15h31
Atualizada em 01.12.2021 às 15h31

[Spoilers de Duna - livro e filme - à frente]

Com mais de US$353 milhões arrecadados nas bilheterias mundiais, Duna: Parte Um por muito pouco não teve um final diferente. Diretor da nova adaptação, Denis Villeneuve revelou que pensou em terminar o primeiro filme em outro ponto do livro de Frank Herbert, em que o autor insere um salto temporal de dois anos. O cineasta, no entanto, sentiu que o momento, que descreve a introdução de fato de Paul e Jessica à sociedade fremen, parecia com “o começo de um novo capítulo”.

Em entrevista à Empire, Villeneuve afirmou que essa parte específica da trama não funcionava como uma conclusão, “porque parecia que no fim de um filme de duas horas e meia, estávamos começando outra história”. Para o cineasta, o recomeço dos Atreides na comunidade fremen não se encaixaria no longa.

Tenho 100% de certeza que acabamos no ponto certo, vemos Paul (Timothée Chalamet) crescendo de criança para adulto, com todo o arco da primeira parte completo”, concluiu.

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.