Duna

Créditos da imagem: Warner Bros./Divulgação

Filmes

Notícia

Duna: Parte 2 | Lançamento exclusivo nos cinemas é inegociável, diz Villeneuve

Diretor vê streaming como “maneira fantástica de revisitar ou descobrir filmes”, mas exibição tradicional essencial para “linguagem cinematográfica”

Nico Garófalo
28.10.2021
18h31

Depois de toda a polêmica referente ao lançamento simultâneo de Duna: Parte Um nos cinemas e na HBO Max, Denis Villeneuve disse que não abrirá mão do lançamento exclusivo de Duna: Parte Dois nas telonas. Em entrevista ao THR, o cineasta disse não ter nada contra o streaming, mas que “todos os filmes merecem um tempo apropriado nos cinemas”.

Para mim, [lançamento exclusivo no cinema] é uma condição inegociável [para voltar]”, disse o diretor. “Amo streaming, uso o tempo todo. É uma maneira fantástica de revisitar ou descobrir filmes do passado que já não são acessíveis nos cinemas. Mas ainda acredito que novos filmes precisam de uma chance”.

Villeneuve afirmou ainda que vê a experiência de assistir filmes em cinemas tradicionais está “no coração da linguagem cinematográfica. Existe um comprometimento. (...) Você passa pelo processo de receber os filmes com um ritmo, uma abordagem e uma visão diferentes”. Para ele, as distrações de dispositivos como computadores e smartphones impedem o espectador de aproveitar devidamente o que estão assistindo.

Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothee Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.

O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.

Duna: Parte Um está em cartaz nos cinemas brasileiros e, conforme a janela de exibição, deve entrar no mês que vem para o catálogo da HBO Max.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.