Duna | Equipe detalha criação do som do ornitóptero do filme
Asas do veículo foram sonorizadas por insetos e ronronar de gato
Quem teve a oportunidade de assistir Duna nos cinemas já sabe que o som do longa de Denis Villeneuve é bem diferente do que é ouvido em outros filmes. Isso acontece porque o diretor, fã de longa data do livro original de Frank Herbert, se dedicou para criar um áudio que soasse realmente alienígena, especialmente para o ornitóptero, naves arrakeanas usadas para transitar pelo deserto. Em entrevista ao podcast Sound+Image Lab da Dolby, o cineasta se juntou aos técnicos de som Mark Mangini, Theo Green e Ron Bartlett para detalhar como a equipe da produção chegou ao barulho das asas da embarcação - assista acima.
Segundo Mangini, havia uma grande preocupação em não deixar a nave soar como “nada que estivéssemos familiarizados na Terra”. Por causa das asas similares às de libélulas, o time de som de Duna buscou nas asas de um besouro a base para o barulho do meio de transporte. A partir daí, a equipe começou a trabalhar em uma “receita louca”.
“As asas eram os besouros de Mark e Theo com um ronronar de gato gravado bem de perto, assim você tem a sensação de tremor que você vê na tela”, disse Villeneuve, que afirmou também que adicionou o barulho tiras de tendas de acampamento balançando em um vento de 225 km/h para completar o som dos ornitópteros. “Essa receita louca foi um sucesso absoluto. É poderosa, mas não distrai”.
Na nova adaptação de Duna, Paul Atreides (Timothée Chalamet) é um aristocrata cuja família aceita controlar o planeta-deserto Arrakis, produtor de um recurso valioso e disputado por diversas famílias nobres. Ele é forçado a fugir para o deserto — com a ajuda de sua mãe — e se junta a tribos nômades, eventualmente liderando-as por conta de suas habilidades mentais avançadas.
- Dicionário: entenda os termos criados por Herbert para o universo de Duna
- Como Duna de 2021 deve conquistar o sucesso que versões anteriores não tiveram
- As diferenças entre o livro e o filme de 2021
O livro de Frank Herbert é conhecido como uma das obras mais complexas da história da ficção científica, e já rendeu uma adaptação para as telonas dirigida por David Lynch, em 1984. No Brasil, os livros da franquia Duna são publicados pela Editora Aleph.
O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).