Saiba como curta da Disney tem volta de Robin Williams como Gênio sem uso de IA

Créditos da imagem: Disney+/Reprodução

Filmes

Notícia

Saiba como curta da Disney tem volta de Robin Williams como Gênio sem uso de IA

Voz do ator está em Era Uma Vez um Estúdio

Omelete
2 min de leitura
18.10.2023, às 11H36
ATUALIZADA EM 18.10.2023, ÀS 12H11
ATUALIZADA EM 18.10.2023, ÀS 12H11

Era Uma Vez um Estúdio, curta que celebra o aniversário de 100 anos da Disney, surpreendeu ao mostrar Robin Williams, morto em 2014, de volta na voz do Gênio, de Aladdin. Contudo, a produção não recorreu ao uso de IA (Inteligência Artificial) para o retorno do ator.

Em entrevista à EW, Dan Abraham, codiretor do curta, explicou que encontrou antigas gravações de Williams para usar na produção. Tais gravações foram feitas pelo ator na época em que ele dublou o Gênio, mas acabaram descartadas do corte final de Aladdin.

Segundo Abraham, eles vasculharam cerca de 16 horas de gravação de Williams para encontrar os trechos certos para o curta. "Nós conseguimos a aprovação do espólio de Robin Williams muito, muito cedo. Dissemos a eles o que queríamos fazer e eles disseram: 'Sim, isso é ótimo'. Usar diálogos originais dele foi muito importante para nós."

A atitude dos produtores vai de encontro com o desejo de Zelda Williams, filha do ator. Recentemente, ela foi às redes sociais criticar o uso de IA para recriar a voz de Williams e comparou este trabalho com a criação de um Frankenstein.

**********

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.