Filha de Robin Williams critica uso de IA para recriar voz do ator

Créditos da imagem: Divulgação/Disney

Filmes

Notícia

Filha de Robin Williams critica uso de IA para recriar voz do ator

Zelda Williams apoiou a luta do SAG para regular o uso da ferramenta em Hollywood

Omelete
2 min de leitura
02.10.2023, às 11H26
ATUALIZADA EM 02.10.2023, ÀS 11H40
ATUALIZADA EM 02.10.2023, ÀS 11H40

Zelda Williams, filha do ator Robin Williams (Jumanji), criticou o uso de inteligência artificial para recriar a voz do astro em peças publicitárias e filmes (via Variety). Ela foi às redes sociais apoiar a luta do SAG para regular o uso de ferramentas tecnológicas em Hollywood.

“Não sou uma voz imparcial na luta do SAG contra a IA. Há ANOS testemunhei quantas pessoas querem treinar esses modelos para criar/recriar atores que não podem consentir, como papai. Isso não é teórico, é muito real", escreveu a filha de Williams.

"Já ouvi que a IA costumava fazer com que sua ‘voz’ dissesse o que as pessoas quisessem e, embora eu pessoalmente ache isso perturbador, as ramificações vão muito além dos meus próprios sentimentos. Atores vivos merecem a chance de criar personagens com suas escolhas, de dar voz a desenhos animados, de colocar seu esforço e tempo HUMANOS na busca pela performance", acrescentou.

Ela terminou o relato comparando o trabalho das IA como a criação de um Frankenstein e cujo valor nem se compara ao trabalho de um humano.

**********

Fique ainda mais por dentro da nossa comunidade: entre no nosso canal no Telegram(t.me/omelete) e acompanhe a gente também no YouTube (youtube.com/omeleteve)

Ingressos à venda para a CCXP23, o maior festival de cultura pop do mundo. Compre agora!

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.