Coringa | FBI e exército dos EUA estão alertas para possíveis ataques em cinemas

Créditos da imagem: Coringa/Warner Bros/Divulgação

Filmes

Notícia

Coringa | FBI e exército dos EUA estão alertas para possíveis ataques em cinemas

Warner já se manifestou oficialmente sobre crescente discussão de incitação de violência

Julia Sabbaga
25.09.2019
11h57

Escalando as discussões de Coringa, e após a notícia de que o cinema de Aurora, Colorado, local de um ataque em 2012, não exibirá o filme da Warner Bros., agora o FBI e o exército americano parecem ter alertado sobre riscos de exibição do longa. As recentes controvérsias tem cercado o filme sobre possível incitação de violência, e o diretor Todd Phillips, o astro Joaquin Phoenix, e Warner já se manifestaram oficialmente sobre o assunto.

O pronunciamento do exército americano foi confirmado pelo Gizmodo, que alega que o orgão alertou indivíduos após a publicação de posts extremistas em redes sociais. Segundo o site, membros em serviço foram instruídos a se manterem em modo de alerta, identificar rotas de fuga em cinemas e, em evento de um tiroteio, "correr, se esconder, lutar".

Segundo a fonte, o alerta foi baseado em instruções do FBI, que são detalhadas como "apenas precautórias". 

O pronunciamento da Warner, divulgado ontem (25), enfatiza que nem o filme e nem o personagem Coringa têm como objetivo encorajar qualquer tipo de violência real. O estúdio escreveu que “não é a intenção do filme, estúdio ou cineastas que o personagem seja visto como um herói”.

Antes mesmo de estrear nos cinemas, Coringa recebeu o Leão de Ouro, principal prêmio do Festival de Veneza. Segundo a sinopse oficial, o filme segue a história de Arthur Fleck, um homem lutando para se integrar à sociedade despedaçada de Gotham. Trabalhando como palhaço durante o dia, ele tenta a sorte como comediante de stand-up à noite... mas descobre que a piada é sempre ele mesmo. Preso em uma existência cíclica, oscilando entre a realidade e a loucura, Arthur toma uma decisão equivocada que causa uma reação em cadeia, com consequências cada vez mais graves e letais, nesta exploração ousada do personagem.

Além de Phoenix, o elenco também traz Robert De NiroZazie BeetzFrances Conroy e Marc Maron.

A estreia de Coringa no Brasil acontece em 3 de outubro.