Filmes

Artigo

Como Coringa pode ganhar o Oscar

No OmeleTV, discutimos as chances do longa de Todd Phillips na Academia

15.10.2019, às 12H20.
Atualizada em 15.10.2019, ÀS 12H49

Dominando as bilheterias americanas pela segunda semana seguidaCoringa segue arrancando elogios de crítica e público, especialmente pela atuação de Joaquin Phoenix. E apesar de dividir opiniões, existem chances do longa na Academia em mais de uma categoria, podendo ser citado também por suas realizações em direção, fotografia, design de produção e quem sabe até o maior prêmio da noite. 

Na campanha oficial da Warner Bros., listada no site oficial, o estúdio seleciona para consideração a maioria das categorias existentes na premiação do Oscar, incluindo também categorias de outras premiações (como Melhor Elenco). No total, a Warner defende 17 indicações: Melhor Filme, Diretor, Roteiro Adaptado, Ator (Joaquin Phoenix), Ator Coadjuvante (Robert De Niro), Atriz Coadjuvante (Zazie Beetz e Frances Conroy), Elenco, Fotografia, Design de Produção, Edição, Figurino, Efeitos Visuais, Edição de Som, Mixagem de Som, Maquiagem e Cabelo, Trilha Sonora.

Enquanto Joaquin Phoenix rouba o holofote e carrega o longa, atores coadjuvantes de Coringa fazem um trabalho admirável, desde a Frances Conroy, que interpreta Penny, a Glenn Fleshler, que atua como Barry, que ficou de fora da campanha de consideração do estúdio. Mas pela criação de Gotham inspirada em Nova York e a fotografia em cenas memoráveis, como a cena da revolta do metrô, as chances estão mais apontadas para categorias técnicas. 

Coringa venceu o Leão de Ouro no Festival de Veneza, onde foi ovacionado por oito minutos, mas desde então, passou a dividir opiniões. Enquanto alguns focaram na suposta incitação de violência, outros criticaram o filme por sua mensagem política mista ou suas referências óbvias demais a Martin Scorsese

Vale lembrar que essa não é a primeira vez que o personagem é lembrado na premiação. Enquanto outros filmes de super-heróis dificilmente encontram espaço nas categorias principais, a atuação de Heath Ledger em Batman: O Cavaleiro das Trevas (2008) lhe rendeu um Oscar póstumo, já que o ator morreu em 22 de janeiro de 2008. 

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.