Cosplayers relatam problemas, mas notam evolução da relação com público

Créditos da imagem: Omelete/Divulgação

CCXP

Notícia

Cosplayers relatam problemas, mas notam evolução da relação com público

Performers diversos contam ao Omelete experiências: “A CCXP é para todo mundo”

Omelete
3 min de leitura
04.12.2022, às 19H21.

Os corredores de convenções não seriam nada sem a presença marcante dos cosplayers, que fazem um show de criatividade e alegria para os visitantes do evento. Mas, infelizmente, o universo de quem se fantasia é marcado por episódios de assédio e abuso. Por sorte, a CCXP22 tem se tornado refúgio e segurança para os cosplayers, e isso vem dos próprios cosplayers que passearam no evento, que admitem uma evolução no tratamento do público.

Laura Lima é cosplayer e está em sua primeira CCXP. Para estrear, decidiu vir de Raze, personagem do game Valorant. Em entrevista ao Omelete, ela diz que gosta bastante e se sente à vontade para passear com a fantasia, mas relata que houve situações que a incomodaram. "Uma coisa que é bem desconfortável é quando [alguém] pega nas partes do corpo sem permissão ou chama para conversar quando está comendo. Não que seja abusivo, mas é meio chato."

Laura Lima como Raze do jogo Valorant

Giovanna Breve

Thamyres Azevedo, cosplayer profissional, destaca que nem todo assédio é em forma física. "O abuso muitas vezes não é só físico, ele pode ser moral também, então o simples fato de alguém comentar sobre o seu corpo, seja para falar bem elogiando muito enfaticamente ou para fazer um comentário negativo, já é um assédio físico, sexual, psicológico.", diz.

Thamyres Azevedo como Ciri em The Witcher

Giovanna Breve

Para a comunidade de Pessoas com Deficiência (PCD), muitos dos momentos ruins se misturam com capacitismo. "Varia de pessoa para pessoa, a maioria respeita”, diz Paulo Henrique da Silva, cadeirante e cosplayer há mais de 20 anos. “Mas alguns olham estranho que você tá no carrinho ou percebem que você tem uma necessidade".

Paulo Henrique como Gandalf de O Senhor dos Anéis

Giovanna Breve

Contudo, os cosplayers reconhecem que o cenário vem mudando, e a CCXP consegue ser um espaço acolhedor para quem quer apresentar o melhor da cultura pop. "A CCXP permite uma boa acessibilidade e segurança para a gente andar e se divertir", nota Paulo.

Pedro Galvão, que possui deficiência intelectual leve, conta que, desde que participou da CCXP de 2018, curte fazer cosplay no evento: “Eu me sinto confortável e acolhido na CCXP”.

Pedro Galvão como Power Ranger Vermelho

Giovanna Breve

"Por ser um evento de cultura geral, as pessoas ainda estão aprendendo o que é o cosplayer, que não é um boneco, é uma pessoa de verdade debaixo daquela roupa”, comenta Thamyres. “Eu sinto que vem evoluindo muito pela própria cultura que o evento passa, de respeitar o cosplayer e qualquer outra pessoa, seja quem está trabalhando, quem está passeando, porque a CCXP é para todo mundo."

Durante a CCXP22, a Paramount revelou o primeiro trailer de Transformers: O Despertar das Feras, enquanto a Disney trouxe a data da 3ª temporada de The Mandalorian e os primeiros trailers de Indiana Jones e o Chamado do Destino e Guardiões da Galáxia Vol. 3. A Maurício de Sousa Produções também anunciou uma série de novidades, e o ator Tenoch Huerta, o Namor de Pantera Negra: Wakanda Para Sempre, deu um show de simpatia.

Em um sábado recheado de divulgações, recebemos também a primeira arte oficial de Besouro Azul, um teaser de Gen-V, derivado de The Boys, e o trailer completo de The Last of Us.

A CCXP22 acontece de 1 a 4 de dezembro e os ingressos podem ser adquiridos no site Mundo Ticket.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.