Foto de Batwoman

Créditos da imagem: Batwoman/CW/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Qual é o futuro da série de Batwoman após a saída de Ruby Rose?

Protagonista não voltará para a segunda temporada e produção já busca uma nova atriz

Camila Sousa
20.05.2020
12h48

O Arrowverse, universo de séries da DC na CW iniciado com Arrow, está mostrando sinais claros de desgaste. Enquanto a própria Arrow já foi encerrada, outras produções mais antigas, como The Flash e Supergirl, tiveram temporadas recentes apenas medianas. A aposta do canal para mudar isso foi trazer novos personagens, como a Batwoman. A produção que têm Caroline Dries (The Vampire Diaries) como showrunner mostrou qualidade em sua primeira temporada, que começou em 2019 após o crossover Elseworlds. No entanto, a protagonista Ruby Rose confirmou recentemente que não estará na 2ª temporada, o que gera uma grande dúvida sobre o futuro da série.

Diferente de outras produções do Arrowverse, Batwoman não teve medo de ser sombria e mostrar sofrimentos reais de seus personagens. Em seus 20 episódios, o programa matou nomes importantes, separou casais e também mostrou bastante o sofrimento de Alice, irmã da protagonista Kate Kane, quando foi mantida refém ainda criança. O clima soturno foi positivo para os fãs de Gotham, que queriam ver a cidade bem representada na TV. Além disso, logo nos primeiros episódios ficou claro porque Ruby Rose tinha sido uma boa escolha para o papel.

Ainda que tenha começado a produção um pouco tímida, Kate Kane ganhou seu espaço com o passar dos episódios, e Rose mesclou bem os traumas da personagem, cenas de ação e alguns tons de ironia. Kane é uma veterana do exército que foi expulsa por ser lésbica. Tal acontecimento tornou a personagem mais cínica, especialmente com figuras de autoridade, um passo importante para sua transformação em Batwoman. Na série, Ruby Rose conseguiu transmitir todos esses conflitos ao público e também teve uma boa interação com o elenco coadjuvante, com personagens como Sophie, seu interesse amoroso, sua irmã Mary e a vilã Alice. 

Tudo isso torna a saída da atriz um grande problema para a CW. Segundo informações, o canal não pretende mudar a personagem e já está em busca de uma nova atriz para o papel. Neste caso, há alguns caminhos que podem ser seguidos. Logo após o crossover da Crise nas Infinitas Terras, a Terra Prime (que concentrou as séries principais) teve a aparição de uma nova versão de Beth, a irmã de Kate que se transformou na vilã Alice no futuro. Essa nova personagem veio de outra Terra em meio ao crossover e abre brechas para uma possível explicação para a nova Batwoman. Com alguns diálogos expositivos aqui e ali, o seriado poderia justificar que a Kate Kane de Ruby Rose foi para outra realidade e que a nova tomará seu lugar de agora em diante. Ainda que seja um pouco forçado, afinal a Crise já terminou há algum tempo, seria algo plausível dentro do universo estabelecido.

Outra possibilidade é usar o Flash. O velocista já mudou várias realidades em sua própria série e poderia ser acionado agora em algum evento envolvendo a Batwoman para mudar sua realidade para sempre. Por enquanto não há a previsão de nenhum grande crossover das séries, mas como não foi descartada a possibilidade de eventos menores com apenas duas séries, seria possível criar alguma trama envolvendo Barry e a nova Kate Kane. Por fim, há a possibilidade que outra atriz apenas assuma o manto sem nenhuma explicação, com todos os personagens agindo como se aquela fosse a Batwoman desde sempre. Seria esquisito para o público em um primeiro momento, mas uma atriz com o carisma certo poderia conquistar a audiência em alguns episódios, exatamente como Ruby Rose fez.

Por enquanto não há informações sobre os motivos da saída de Rose e nem quem poderá substituí-la. Stephanie Beatriz, a Rosa de Brooklyn Nine-Nine, já mostrou interesse em assumir o manto da personagem, mas por enquanto o canal não divulgou nenhum comunicado oficial. Seja qual for o caminho escolhido pela CW para continuar com a série, uma mudança tão grande exige cuidados e precisa ser feita da forma certa para não afastar o público de um dos seriados mais interessantes do Arrowverse atualmente.