Séries e TV

Entrevista

“Se efeitos não estão bons, condições de trabalho foram ruins”, diz Sean Konrad

Chefe de VFX de Monarch defendeu sindicalização da área e rebateu críticas

Omelete
3 min de leitura
20.11.2023, às 17H31.
Atualizada em 09.12.2023, ÀS 18H23

Sean Konrad, supervisor de efeitos especiais de Monarch: Legado de Monstros, tem uma resposta na ponta da língua quando o assunto são os debates sobre a sindicalização dos trabalhadores de sua área:  “A equipe que trabalhou conosco em Monarch era totalmente sindicalizada, e nós tivemos uma experiência incrível trabalhando com eles, então... entendam isso como quiserem.

Em entrevista ao Omelete, o profissional - que trabalha no MonsterVerse desde o primeiro Godzilla, de 2014, e tem trabalhos como Loki, Velozes e Furiosos e Tron: O Legado no currículo - afirmou categoricamente que a falta de melhores condições de trabalho é o que leva a efeitos especiais criticados pelos fãs, como os de Mulher-Hulk e Sonic.

Temos sorte que as pessoas tenham sido gentis sobre os efeitos visuais de Monarch e do MonsterVerse como um todo, e tenho muito orgulho do nosso time por isso”, comenta ele. “Mas é claro que eu já trabalhei em alguns projetos que foram duramente criticados - e, vou te dizer, esses projetos são sempre aqueles em que as condições eram mais desafiadoras. Isso significa que, no fim das contas, o seu trabalho mais criticado vai ser aquele ao qual você mais teve que se dedicar, e isso não é uma boa situação.

Konrad ainda diz que consegue entender o lado do espectador (É claro que eu já vi um filme ou série com efeitos que considerei ruins, e que quebraram a imersão para mim), mas especula que a situação seja um pouco mais complexa: “Muitas vezes, quando as pessoas reclamam de efeitos visuais, na verdade existem outros problemas que estão atraindo a atenção delas, e os efeitos são só a parte visível disso.

Quanto mais tempo eu passo trabalhando nessa área, mais eu começo a ver o trabalho de outros artistas de forma diferente”, continua. “Quando assisto algo, tento pensar em qual era o objetivo dos efeitos visuais dentro da lógica da produção, e se os efeitos em questão alcançam esse objetivo. Por que, se a execução técnica é o que está me incomodando, sei que os artistas provavelmente ficaram sem tempo ou sem dinheiro para fazer como gostariam de ter feito.

Ele completa com um pedido: “Acho que estar por dentro da indústria me fez ficar um pouco mais sensível aos artistas que existem por trás desse trabalho, e acho que as pessoas poderiam ser mais generosas nesse sentido, mesmo quando estão criticando.

Os dois primeiros episódios de Monarch: Legado de Monstros já estão disponíveis no Apple TV+. Os capítulos subsequentes serão lançados semanalmente, sempre às sextas-feiras.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.