Vingadores: Ultimato | Irmãos Russo explicam cinco mistérios deixados pelo filme

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

Vingadores: Ultimato | Irmãos Russo explicam cinco mistérios deixados pelo filme

Cuidado com spoilers!

30.04.2019, às 19H24.
Atualizada em 24.04.2020, ÀS 10H26

Vingadores: Ultimato, o filme que encerra a fase Saga do Infinito do MCU, deixou uma série de mistérios. Em entrevista ao site chinês QQ, os diretores Anthony e Joe Russo explicaram alguns enigmas deixados pelo longa. Confira abaixo cinco segredos revelados pelos cineastas:

Cuidado com spoilers de Vingadores: Ultimato

Por que o Homem de Ferro estalou os dedos?

Marvel Studios/Divulgação

Embora seja emblemático por fechar o arco do personagem no MCU, a razão para o Homem de Ferro estalar os dedos tem uma razão simples: ele era o mais próximo ao Thanos no momento decisivo. De acordo com os Russo, a morte de Tony não é uma tragédia:

“As pessoas costumam pensar que a morte de um herói é uma tragédia horrível, mas nós pensamos diferente. Por sua morte ser capaz de trazer a esperança de volta e salvar metade do universo, então sua morte foi poderosa e cheia de significado. Nós não deveríamos nos sentir tristes ou ficar nervosos sobre ela.”

Capitão América afetou a linha do tempo ao ficar no passado?

Marvel Studios/Divulgação

De acordo com os diretores, a decisão do Capitão América de ficar no passado não criou um problema cronológico no Universo Cinematográfico Marvel, mas teve outra consequência drástica:

“A viagem no tempo neste filme criou uma realidade alternativa. Ele viveu uma vida completamente diferente naquele mundo. Nós não sabemos exatamente o que a vida dele se tornou, mas gosto de acreditar que ele ainda ajudou muitos outros necessitados nesse mundo. Sim, tivemos dois Capitães América nessa realidade, é como o Hulk disse, o que aconteceu no passado já aconteceu. Se você voltar ao passado, você cria uma nova realidade. (...) Tanto a anciã quanto o Hulk estavam certos. Não é possível mudar o futuro ao voltar para o passado, mas é possível criar um futuro alternativo diferente. Não de uma forma “efeito borboleta” em que cada decisão diferente poderia criar uma nova linha do tempo. Por exemplo, o Capitão idoso no fim do filme, ele viveu uma vida de casado em um universo diferente do principal. Ele teve de fazer outro salto para no fim entregar o escudo a Sam.”

Porém, o percurso do MCU segue inalterado:

“Mas isso não teve efeito no universo principal. O que aconteceu nos últimos 22 filmes ainda é cânone.”

Ao devolver a Joia da Alma é possível recuperar quem se sacrificou para obtê-la?

Marvel Studios/Divulgação

“Não, o processo é irreversível. Mesmo se você devolvê-la a sua localização original não é possível reaver a pessoa. Na verdade, não é exatamente devolver a Joia, é mais colocá-la no lugar. O tributo pela joia estará selado para sempre naquele lugar, portanto a Viúva Negra se foi para sempre.”

Por que não usaram a Joia do Tempo para salvar o Homem de Ferro? Tendo em vista que Thanos a usou para impedir que a joia de Visão fosse destruída em Guerra Infinita?

Marvel Studios/Divulgação

A vitória dependia diretamente do sacrifício de Tony, pois não haveria garantias de que Thanos seria derrotado sem a ajuda do herói:

“Dentre as 14 milhões de possibilidades que o Doutor Estranho viu, o sacrifício do Homem de Ferro é necessário para vencer”.

A presença de Harley Keener, o garoto de Homem de Ferro 3, no funeral de Tony Stark tem algum significado escondido? Ele voltará?

Marvel Studios/Divulgação

“Nós sentimos que ele deveria participar do funeral do Homem de Ferro. E sobre ele aparecer novamente no futuro, quem sabe?”

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.