Rich Fury / GETTY IMAGES NORTH AMERICA / AFP; Reprodução/Marvel Comics

Filmes

Notícia

Shang-Chi | Quem pode ser a personagem de Awkwafina?

Rumores apontam que atriz pode viver irmã do Mestre do Kung Fu

15.08.2019, às 12H29.

Durante seu painel na San Diego Comic-Con, o Marvel Studios anunciou detalhes a respeito de Shang-Chi and The Legends of the Ten Rings, o filme solo de Shang-Chi, revelando sua data de lançamento, nomes do elenco e a presença do vilão Mandarim. Entretanto, a apresentação manteve em segredo a identidade da personagem interpretada pela rapper. Rumores indicam que ela pode viver Fah Lo Suee, nome que pode indicar os rumos do Mestre do Kung Fu nos cinemas.

Shang-Chi é um personagem original da Marvel, mas sua origem está diretamente ligada ao Doutor Fu Manchu, um clássico vilão da literatura inglesa cujos direitos foram adquiridos pela editora na década de 1970, com o intuito de surfar na onda dos populares seriados de kung fu estrelados por Bruce Lee e David Carradine. Nas HQs, Shang-Chi decide utilizar suas habilidades em artes marciais após descobrir que seu pai, o respeitável Fu Manchu, é na verdade líder de um império criminoso. Depois disso, o protagonista passa a utilizar suas habilidades para desfazer a má influência do facínora.

Os quadrinhos incorporaram não só o Doutor Fu Manchu, mas também outros personagens ligados à mitologia criada por Sax Rohmer na década de 1910. Entre eles está Fah Lo Suee, filha do criminoso que foi transportada para as HQs em Master of Kung Fu #26. Inicialmente, Suee segue os passos do pai e gerencia uma organização criminosa com o intuito de derrubá-lo e se tornar a grande chefe do crime local. Porém, após alguns embates contra seu meio-irmão Shang-Chi, ela decide abandonar a vida de crimes e passa a utilizar sua associação para auxiliar o MI-6 a derrubar o terrível Fu Manchu.

Considerado uma representação estereotipada de asiáticos, Fu Manchu não deve aparecer no filme, pois a Marvel não detêm os direitos do personagem. Porém, para desempenhar o fundamental papel de inspirar Shang-Chi a se tornar um herói, o Marvel Studios pode recorrer ao Mandarim, clássico vilão do Homem de Ferro que já foi confirmado no novo filme. O antagonista encaixa com o perfil do Doutor Fu Manchu, sendo um poderoso líder de uma organização criminosa que age no oriente. Essa substituição possibilita que Fah Lo Suee seja meia-irmã do Mestre do Kung Fu também nos cinemas, auxiliando na tarefa de ampliar a mitologia que envolve o vilão.

Vale lembrar que, nos quadrinhos, o Mandarim tem uma outra filha chamada Sasha Hammer. Utilizando uma armadura, ela se torna uma vilã do Homem de Ferro, constantemente tramando para derrotar o herói tanto em combates físicos quanto comercialmente, se empenhando em sabotar as Indústrias Stark no mercado financeiro. É possível que a personagem de Awkwafina seja uma mistura de Hammer e Fah Lo Suee, servindo de ponte entre o império liderado pelo Mandarim no oriente e o mundo tecnológico dos super-heróis construído em grande parte por Tony Stark.

Shang-Chi and The Legends of the Ten Rings terá Simu Liu no papel principal e Tony Leung será o Mandarim. Dirigido por Destin Daniel Cretton, as filmagens começam em agosto deste ano e chegará aos cinemas em 21 de fevereiro de 2021.