O Professor sempre foi uma figura importante de liderança entre os ladrões de La Casa de Papel. Com apreço à estratégia e perfil perfeccionista, o personagem de Álvaro Morte quando não está atuando como o cérebro da operação, está servindo como uma espécie de mentor do grupo - não à toa seu codinome faz referência a uma figura de autoridade. Porém, na Parte 4, até mesmo o gênio teve que aprender duras lições. Confira-as a seguir:
ELE NÃO É O ÚNICO ESTRATEGISTA
La Casa de Papel/Netflix/Reprodução
A inspetora Sierra (Najwa Nimri) se mostrou uma adversária à altura da genialidade do Professor desde o primeiro momento em que pôs os pés na tenda da polícia. Ela é tão perspicaz que, na Parte 4, usou uma das próprias estratégias do líder sem que ele se desse conta. Sabendo que Lisboa (Itziar Ituño) e o Professor estavam em constante comunicação, ela aproveitou a captura da antiga inspetora da polícia para simular sua morte e, assim, desestabilizá-lo. A estratégia deu extremamente certo, porque o mentor do bando não sabia como seguir em frente sem sua amada. A situação só mudou quando Tóquio (Úrsula Corberó) o questionou sobre o corpo. Aí, sim, ele percebeu que o feitiço virou contra o feiticeiro e aprendeu sua primeira grande lição: ele não é o único a elaborar bons planos.
AMOR ATRAPALHA MESMO…
La Casa de Papel/Netflix/Reprodução
Já na Parte 3 o Professor e a Lisboa estavam se estranhando na sua central móvel de operações, dando indícios de que a máxima que relacionamentos pessoais impedem que você tenha uma visão imparcial seria verdadeira. No entanto, na Parte 4, fica claro que este tipo de envolvimento pode ser até mesmo paralisante quando os riscos são tão grandes. Isso pode ser visto não apenas com a suposta morte de Lisboa, mas também com a situação crítica de Nairóbi (Alba Flores) após o tiro e a tentativa de Gandía (José Manuel Poga) de caçar todos os seus amigos.
… MAS O AMOR TAMBÉM PODE SER UM MOTIVADOR
La Casa de Papel/Netflix/Reprodução
Mais do que comprovar sua tese na pele, o Professor ainda se deu conta de quem nem tudo é tão preto no branco. Amar alguém pode também servir de estímulo para que você encontre soluções criativas para cenários difíceis. A prova disso está na sua sagacidade para descobrir o esconderijo de Gandía depois de receber a notícia de que Tóquio e Nairóbi foram feitas reféns e, claro, na execução de todo o plano Paris para resgatar Lisboa.
NEM TUDO PODE SER PLANEJADO
La Casa de Papel/Netflix/Reprodução
Por mais perfeito que o plano pareça no papel, nem tudo sempre estará sob o seu controle. O Professor aprende esta lição do jeito difícil em alguns eventos, como quando Palermo (Rodrigo de La Serna) decide trair o grupo por orgulho ferido, Gandía se liberta e inicia uma verdadeira caçada dos ladrões e certamente com a morte de Nairóbi.
NÃO CANTE VITÓRIA ANTES DA HORA
La Casa de Papel/Netflix/Reprodução
Depois de acreditar que tudo estava perdido, o Professor recobra sua confiança e bota em ação um plano perfeito - quer dizer, quase perfeito. Embora o passo a passo da sua estratégia tenha acontecido milimetricamente como pensou, garantindo a segurança de Lisboa dentro do Banco da Espanha, ele comemorou sua vitória cedo demais. A Parte 4 termina com a inesperada visita da inspetora Sierra ao seu esconderijo e com o Professor na mira da destemida policial. Será que ele consegue sair dessa?