Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald/Warner/Divulgação

Filmes

Entrevista

Animais Fantásticos 2 | Como foi a criação do jovem Dumbledore de Jude Law

Visitamos o set do filme e revelamos como o famoso mago ganhou vida na nova produção

13.11.2018, às 14H34.
Atualizada em 16.11.2018, ÀS 22H38

Revisitar um universo com tantos fãs como o de Harry Potter não é uma tarefa fácil. E fazer isso representando a versão jovem de um dos maiores magos de todos os os tempos é ainda mais desafiador. Essa é uma das missões de Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald, que mostra Jude Law na pele do novo Dumbledore.

Um dos pontos importantes na composição desse novo momento do personagem é o figurino. Durante nossa visita ao set do filme, à convite da Warner Bros., a figurinista Colleen Atwood revelou que a aposta foi em roupas mais simples, que fazem sentido com a vida de professor de Alvo:

“Nos filmes [de Harry Potter] ele usa mais tons de roxo e eu mudei isso para uma versão mais suave e acessível, com tons meio cinzas que ainda não chegaram no roxo, porque ele é mais jovem e, sabe, é um professor. Ele não tem muito dinheiro, então não usa uma toga ou algo assim. Ele ainda não chegou lá (...) Esse Dumbledore é um jovem professor que todas as crianças gostam, porque ele é legal, acessível, aberto aos desajustados e bruxos com talentos diferentes. Então nós (e Jude) queríamos humanizá-lo um pouco”.

Diferença nos figurinos de Dumbledore

Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald/Warner/Divulgação; Harry Potter e a Ordem da Fênix/Warner/Divulgação

A escolha de Law também foi outro ponto muito importante para o filme. Veterano em Hollywood e conhecido por filmes variados, de Closer: Perto Demais (2004) até Sherlock Holmes (2009), o ator tinha a difícil tarefa de continuar o trabalho iniciado por Richard Harris em 2001 e Michael Gambon em 2004. David Heyman, produtor de longa data da franquia, disse que o astro não foi exatamente a primeira opção, mas se destacou logo nos primeiros testes: “Esse é um papel crucial, essencial para a franquia, mas também muito significativo porque ele é um personagem muito querido. Queríamos ter certeza de que ele se encaixaria nesse universo. Fizemos testes com algumas pessoas, mas ficou claro de que Jude se destacou e era a escolha certa. Ele é muito carismático, uma característica importante para  Dumbledore, e é astuto, tem um brilho no olhar que ajuda muito. A química dele com Eddie [Redmayne] era palpável e isso também era muito importante para nós”.

A relação entre Dumbledore e Newt Scamander é aprofundada em Os Crimes de Grindelwald, relembrando a amizade do futuro diretor de Hogwarts com o jovem Harry Potter. Apesar de menos experiente, o mago continua igualmente misterioso e precisa da ajuda de Newt para combater Grindelwald (Johnny Depp). Eddie Redmayne ressalta que professor e aluno têm uma dinâmica um pouco diferente e mais madura nesse longa: “Dumbledore viu grande empatia e coração nesse personagem. Sempre achei intrigante quando você tem uma relação próxima com professores na escola e de repente você deixa a escola, cresce e começa a chamá-los pelo primeiro nome, se você mantém esses relacionamentos. Mas nesse filme há menos uma relação entre mestre e estudante, e mais desses personagens desafiando um ao outro, mas não em um nível de jogo, o que eu acho interessante”.

Ao mostrar Dumbledore como professor em Hogwarts, foi necessário recriar a sala de aula de Defesa Contra as Artes das Trevas. Em uma das cenas, por exemplo, o mago dá a mesma aula mostrada em o Prisioneiro de Azkaban, quando Lupin coloca seus alunos frente a frente com o Bicho-Papão. Pierre Bohanna, responsável pelos objetos de cena, revela que foi uma oportunidade única trazer de volta itens utilizados na franquia Harry Potter:

“A melhor coisa sobre a [sala de aula] de Defesa Contra as Artes das Trevas é fato que fomos capazes de fazer novas peças, que mostram seu interesse em astronomia, mas também há coisas da Tour [atração da Warner em que os fãs visitam os sets de Leavesden]. Conseguimos trazer algumas peças que estavam no escritório dele da época de Harry Potter, e trazer isso de volta foi realmente encantador. É ótimo conseguir colocar algum tipo de ‘linhagem’ em algo que ele leva consigo, ao invés de apenas mudar tudo”.

Fique ligado no Omelete para mais textos do set de Animais Fantásticos: os Crimes de Grindelwald.