Divulgação

Filmes

Notícia

Monster Hunter | Diretor e Milla Jovovich se desculpam após polêmica na China

Longa foi retirado dos cinemas do país após cena considerada racista

08.12.2020, às 10H23.
Atualizada em 08.12.2020, ÀS 11H05

O diretor Paul W.S. Anderson, a protagonista Milla Jovovich e o ator Jin Au-Yeung se desculparam após Monster Hunter ser retirado dos cinemas da China por uma cena considerada racista.

Em comunicado ao Deadline, Anderson afirmou que: "Estou absolutamente devastado que uma linha do nosso filme, Monster Hunter, ofendeu parte do público na China. Me desculpo por qualquer ansiedade ou chateação que esse diálogo e sua interpretação causaram. Monster Hunter foi feito para ser um entretenimento divertido e estou mortificado que qualquer coisa nele causou uma ofensa não intencional. Nós respeitosamente removemos a frase do filme. Nunca foi nossa intenção enviar uma mensagem de discriminação ou desrespeito para ninguém. Ao contrário: em seu coração, esse filme é sobre união".

Já o ator Jin Au-Yeung, também conhecido como MC Jin, postou um vídeo nas redes sociais comentando a cena que é do seu personagem: "O filme Monster Hunter foi lançado recentemente na China e tem acontecido muita controvérsia por conta de uma frase que meu personagem diz. É uma pena que isso tenha escalado para este nível, especialmente porque a cena era para ser edificante. Senti necessidade de falar sobre isso porque o que está em jogo não é a minha carreira, mas algo ainda mais importante para o meu coração - as minhas raízes. Passei os últimos 20 anos usando minha plataforma para incluir e ser uma voz positiva na minha comunidade. Tenho e sempre terei orgulho da minha origem. Aos meus fãs chineses, agradeço todo o apoio e compreensão durante este período".

Milla Jovovich comentou a postagem, afirmando que: "Fico muito triste que você sentiu a necessidade de se desculpar. Você é incrível e sempre falou sobre o orgulho de sua origem chinesa. A frase que você improvisou no filme foi feita para lembrar as pessoas desse orgulho, não para insultar. Deveríamos ter pesquisado a origem histórica disso e essa culpa é 100% nossa, mas você não fez nada errado. Nenhum de nós jamais tinha ouvido essa referência dos joelhos. Você incluiu. Infelizmente foi um erro e a tradução chinesa não ajudou. Nós te adoramos, Jin, e estamos orgulhosos de termos trabalhado com você nesse projeto divertido e empolgante e espero que isso não o deixe triste. Foi nossa culpa não fazer nossa tarefa de encontrar a referência da Segunda Guerra que causou tudo isso. Nós te amamos, Jin".

Na cena em questão, o personagem interpretado por Jin Au-Yeung conversa com um colega. "Olhe os meus joelhos", diz Jin. "Que joelhos são esses?", pergunta o outro personagem. "Chi-nese", responde Jin, em inglês, dividindo a sílaba da palavra para fazer piada com a sonoridade de nese com a palavra knees, que em inglês, significa joelhos. Espectadores chineses se revoltaram com a cena, uma vez que a interpretaram como uma referência a "Chinese, Japanese, dirty knees", uma rima racista em língua inglesa utilizada para zombar de crianças de origem asiática. Após a exibição de algumas sessões no final da noite do dia 4, foi enviado um comunicado que o filme deveria ser retirado de todas as salas e que uma nova versão, sem a cena, seria preparada.

Baseado no fenômeno homônimo dos games, Monster Hunter conta a história da Tenente Artemis (Milla Jovovich) e seu esquadrão de elite. Juntos, eles são transportados para um mundo paralelo em que os territórios são controlados por monstros. Em meio ao caos e às tentativas de voltar para casa, o grupo se depara com um caçador misterioso (Tony Jaa) com habilidades únicas de sobrevivência. Os guerreiros se unem para lutar contra os monstros e encontrar uma forma de voltar para a casa.

O longa estreia no dia 25 de dezembro em outros países.