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<i>Procurando Nemo</i>: Ambientalistas fazem apelo

<i>Procurando Nemo</i>: Ambientalistas fazem apelo

01.10.2003, às 00H00.
Atualizada em 21.09.2014, ÀS 12H48

Segundo a Empire, depois de Procurando Nemo, o maior sucesso de 2003 nas telas norte-americanas, dois fenômenos foram iniciados pelas crianças dos Estados Unidos.

Primeiro: quem não tinha aquário pediu um para os pais, causando um aumento de 20% nas vendas de peixes ornamentais. Segundo: Quem já tinha, começou a jogar seus peixes na descarga para "libertá-los", imitando o plano dos peixes no filme.

Com o lançamento da animação na Inglaterra, a UNEP, entidade das Nações Unidas dedicada à conservação e monitoramento da biodiversidade animal e vegetal, lançou um comunicado aos pais. "Procurando Nemo é um filme bastante cativante e os pais de crianças que já têm um aquário deveriam explicar para os seus filhos que os peixes não sobreviverão se jogados na privada. Também gostaríamos de apelar que pensassem cuidadosamente antes de comprar um aquário de peixes tropicais para seus filhos".

Entretanto, não é a primeira vez que algo do tipo acontece. Em 1976, as vendas de cães dálmatas tiveram um dramático aumento depois de 101 dálmatas, também um filme da Walt Disney. Poucos meses depois, os canis municipais ficaram superlotados com os animais, abandonados pelas famílias que não contavam com a hiperatividade dos bichos.