Filmes

Lista

Homem-Aranha no Aranhaverso | 10 Easter eggs do longa

Stan Lee, filmes de Sam Raimi e mais

10.01.2019, às 10H16.
Atualizada em 10.01.2019, ÀS 13H03

Homem-Aranha no Aranhaverso chegou aos cinemas e conta com diversos easter eggs em relação a história do Teioso. Desde citação aos quadrinistas que ajudaram a criar a história até os filmes de Sam Raimi que foram fundamentais na história do herói.

Confira 10 easter eggs do longa:

Cuidado com possíveis spoilers! 

Filmes de Sam Raimi

As referências aos filmes de Raimi são as mais divertidas do longa. Logo no começo da animação, o Aranha explica como salvou a cidade algumas vezes e existem referências as cenas do beijo de ponta-cabeça do primeiro Homem-Aranha, a cena do herói parando o trem em Homem-Aranha 2, a cena onde conversa com Mary Jane em um café que também é de Homem-Aranha 2 e uma das cenas mais infames da história do herói: a dancinha nas ruas de Nova York de Homem-Aranha 3

Homem-Aranha dos anos 60

Ainda no início, o Homem-Aranha explica que conta com uma música tema. A canção clássica apareceu pela primeira vez na animação de 1967 e até hoje é uma referência no mundo do herói – não importa o universo.

Comunity

Um dos principais easter eggs envolve Comunity, série que contava com Donald Glover no elenco. Assim que Tobey Maguire deixou a franquia do Teioso, fãs começaram a fazer uma campanha para que o ator assumisse o papel e até mesmo ele entrou na brincadeira. O papel acabou com Andrew Garfield e, por isso, a série decidiu fazer uma “homenagem” a campanha ao colocar Glover em um pijama de Aranha. Apesar de ser um momento breve, foi exatamente isso que inspirou Brian Michael Bendis a criar Miles Morales no Universo Ultimate - leia mais

HQs clássicas do Aranha

No Universo de Miles, o Aranha fez tanto sucesso que começaram a publicar um quadrinho chamado: “As Verdadeiras Histórias do Homem-Aranha”. O detalhe mais interessante é que muitas dessas HQs foram inspiradas em publicações reais e a principal delas e a Amazing Fantasy 15, que marca a primeira aparição do herói. Miles usa a HQ escrita por Stan Lee e desenhada por Steve Ditko para aprender a ser um Homem-Aranha tão importante quanto Peter Parker. Além disso, existem referências a Amazing Spider-Man 40, Amazing Spider-Man 186 e muitas outras.

Contatos de Miles Morales

Outra referência interessante aos quadrinhos está no celular de Miles Morales e de seu pai, Jefferson Davis. Nos contatos do garoto estão nomes como B. Bendis (desenho dele em HQ na imagem) e Sara Pichelli, criadores do novo Teioso, e Dan Slott, o roteirista que criou o Aranhaverso. No celular de Davis aparece S. Ditko, referência direta ao desenhista que criou o Amigão da Vizinhança com Stan Lee

Cena pós-crédito

A cena pós-créditos apresentou ninguém menos que Miguel O’Hara, mais conhecido como o Homem-Aranha de 2099. O mais interessante é que na versão em inglês foi dublado por ninguém menos que Oscar Isaac – que é o Poe Dameron na nova trilogia de Star Wars. Não bastando, eles ainda mostram um meme clássico do Aranha apontando para ele mesmo.

Animação

A animação dos personagens por si só conta com vários easter eggs. O Porco-Aranha é uma citação direta aos Looney Tunes, desde sua animação em 2D mais chapada até o fato dele usar marretas e bigornas contra os vilões. O Homem-Aranha Noir conta com um desenho em preto e branco e tudo o que ele faz é uma referência ao estilo que ele empresta o nome; a Gwen-Aranha faz referência direta ao seu estilo nos quadrinhos e Peni Parker é uma referência direta aos animes. 

Todo Mundo Quase Morto

Essa é uma referência para fãs de Edgar Wright, o diretor de filmes como Baby Driver e Scott Pilgrim. Quando o Peter Parker do Universo tradicional cai no Universo de Miles Morales, ele logo vê um mundo parecido com o seu com pequenas diferenças. Uma delas é o filme Todo Mundo Quase Morto, que em inglês chama Shaun of the Dead. No universo paralelo, o longa virou From Dusk Till Shaun – referência ao clássico do terror Um Drinque no Inferno. Além disso, as propagandas de Nova York estão cheias de referências a filmes e até ao esporte, pois Blake Griffin, jogador de basquete do Detroit Pistons, aparece jogando beisebol. 

Uniformes do Homem-Aranha

Quando os heróis entram no QG do Peter Parker do Universo Ultimate ao lado da Tia May existem milhares de referências ao passado do personagem. Estão lá o carro do Aranha, milhares de trajes que vão desde o uniforme utilizado no game do Playstation 4, o traje de Guerra Secreta, o Aranha de Ferro, o MK I, o MK II e milhares de outros trajes. A mais interessante é o traje aranha de uma HQ chamada E se o Homem-Aranha tivesse impedido o ladrão que assassinou o Tio Ben? , que é o traje que conta com uma capa. Basicamente, no quadrinho ele vira um grande babaca e nunca aprende as consequências de seus poderes. 

Stan Lee

A referência mais emocionante do filme. Após a morte do Homem-Aranha nas mãos do Rei do Crime, Miles vai comprar uma fantasia do Teioso e o vendedor é ninguém menos que Stan Lee. Na versão com dublagem em inglês, o quadrinista emprestou sua voz ao personagem em um de seus últimos trabalhos antes de falecer no final de 2018. O que deixa a cena ainda mais tocante é que ele explica para o garoto que “qualquer um pode usar a máscara do Aranha”. Os diretores ainda explicaram que, ao longo do filme, existem diversas referências ao quadrinista - leia mais.