HQ/Livros

Artigo

Homem-Aranha | Como Donald Glover colaborou com a criação de Miles Morales

Ator foi inspiração para Brian Michael Bendis criar o jovem herói

Fábio de Souza Gomes
11.05.2018
14h04
Atualizada em
25.10.2018
16h11
Atualizada em 25.10.2018 às 16h11

Donald Glover é um dos principais nomes da indústria do entretenimento atualmente. Sob o nome Childish Gambino, ele lançou o clipe de “This is America” e foi elogiado por criar um trabalho acessível, artístico e ao mesmo tempo provocador. Em breve, ele interpretará Lando em Han Solo – Uma História Star Wars e a segunda temporada de Atlanta – série que criou, dirige, estrela e roteiriza – também recebeu elogios da crítica especializada. Porém, poucos sabem que ele também foi fundamental na criação de um dos principais personagens da Marvel hoje: Miles Morales.

Reprodução/Community

Em 2010, a Sony decidiu fazer uma nova versão do Homem-Aranha no cinema após a saída de Tobey Maguire. A ideia era contar mais uma vez a origem do herói – algo que incomodou grande parte do público. Na época, Glover trabalhava na série Community e fãs do seu trabalho na comédia entenderam que essa seria uma boa oportunidade de dar uma nova cara ao herói e começaram uma campanha nas redes sociais chamada #Donald4Spiderman, que visava colocá-lo como o Teioso.

O próprio Glover acabou entrando na brincadeira que, com o tempo, começou a ficar cada vez mais séria e virou um pequeno fenômeno, especialmente no twitter. O papel acabou ficando com Andrew Garfield e, como uma piada interna em Community, Glover apareceu usando um pijama do Amigão da Vizinhança. Contudo, a Marvel percebeu que ali havia um potencial até então não explorado no universo do Aranha.

“Ele estava fantástico. Eu o vi naquela fantasia e pensei, ‘eu leria essa revista’”, afirmou ao USA Today Brian Michael Bendis, escritor da HQ do Aranha no Universo Ultimate na época. O autor tinha uma grande liberdade na publicação e, por isso, criou um arco onde Peter Parker morria e, com isso, teve a oportunidade de criar um novo herói, um garoto negro e latino chamado Miles Morales.

O personagem foi um sucesso imediato. Na época, os quadrinhos do Universo Ultimate não vendiam bem e o herói ajudou a segurar o selo por mais alguns anos até o inevitável cancelamento. Contudo, Morales era tão querido pelo público que acabou sendo “transferido” para o Universo regular da Marvel e teve papel fundamental em alguns arcos importantes da Casa de Ideias, como Guerra Civil 2leia mais.  

Todo o visual e o estilo do garoto foram inspirações diretas de Glover, garante Bendis. Por isso, quando a Disney decidiu lançar a animação Ultimate Spider-Man, convidou justamente Glover para dublar Miles Morales. Mas a ligação dele com o Teioso não acaba aí e, em 2017, ele finalmente realizou o sonho de participar de um filme do herói.

Reprodução/Marvel

A campanha #Donald4Spiderman foi tão relevante que o diretor de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, Jon Watts, fez questão de escalar o ator em um papel do longa. “Foi uma das primeiras coisas que falei para Kevin [Feige] quando consegui esse trabalho, ‘nós precisamos colocar o Donald Glover nesse filme. Eu não sei quem ele vai ser, ou o que vai fazer, mas daremos um jeito”, afirmou Watts ao Los Angeles Times. O ator acabou vivendo um personagem com ligação direta com Morales, interpretando Aaron Davis, tio do garoto e um dos principais vilões do Universo Ultimate.

Mesmo não vivendo o Homem-Aranha, Donald Glover acabou sendo fundamental para dar novos rumos ao Teioso e, como entrou para o Universo Marvel dos Cinemas, pode influenciar ainda mais a vida do herói.