Warner Bros./DC Comics/Divulgação/Matt Reeves/Reprodução

Filmes

Lista

The Batman | De Adam West aos games: as referências do novo traje do herói

Franquia Arkham, série dos anos 1960 e Batman do Futuro estão entre as inspirações do novo traje

Revelado por meio de imagens de bastidores compartilhadas nas redes sociais, o traje que será usado por Robert Pattinson em The Batman traz diversas referências à história do herói dentro e fora das HQs. Apesar de o teste de câmera compartilhado pelo cineasta ser relativamente curto, o vídeo traz detalhes curiosos do traje, que lembram visuais icônicos dos mais de 80 anos de história do Cavaleiro das Trevas.

Entre as inspirações para o novo uniforme, é possível identificar referências à série clássica dos anos 1960, à animação Batman Beyond e também às armaduras mais tecnológicas usadas por Bruce Wayne nos games das franquias Injustice e Batman: Arkham. Confira abaixo momentos da história do Cavaleiro das Trevas que podem ter inspirado o novo visual do herói em The Batman:

Bat-símbolo original de 1939

DC Comics/Matt Reeves/Reprodução

Mais fino e sem as tradicionais orelhas de morcego, o novo bat-símbolo passa longe dos adornos mais recentes do traje do Batman, mas prestam uma belíssima homenagem à sua origem nos quadrinhos. Em sua primeira aparição, em 1939, o uniforme do Cavaleiro das Trevas estava longe de ser a maravilha tecnológica que é vista nas HQs atuais e o tradicional morcego no peito do herói era relativamente menor e, assim como o traje do novo filme, as orelhas não faziam parte do símbolo.

Novos bat-rangues?

Matt Reeves/Reprodução

Ainda sobre o novo bat-símbolo, a maneira como o morcego se forma no peito do Batman levantou uma questão curiosa: será que o Bruce Wayne de Pattinson tira seus bat-rangues de dentro do símbolo? Apesar de inusitada, a escolha não é inédita. Na animação Batman do Futuro, Terry McGinnis também tira seus bat-rangues de dentro do traje, mas, ao invés do peito, o novo Cavaleiro das Trevas guarda os apetrechos no botão central do cinto de utilidades. Além disso, o conceito também foi mostrado na série Titãs, do DC Universe, em que o Robin de Brenton Thwaites guarda seus bumerangues no “R” do peito direito. Outra teoria que já circula a internet é de que o novo Bruce Wayne teria usado a arma que matou seus pais para criar seu novo símbolo. Será?

Tecnologia

WB Games/Divulgação

Algo que chama a atenção logo de cara no vídeo é a sensação tecnológica que o novo bat-traje traz. Assim como os uniformes mostrados nos games Injustice e Batman: Arkham, as articulações do uniforme do Batman parecem revestidas com uma liga metálica e diversas dobras e conexões para facilitar os movimentos do herói.

Gola alta

DC Comics/Divulgação/Matt Reeves/Reprodução

Outra referência que remete à franquia Injustice, a presença de uma gola alta também pode ser vista em outras histórias do Batman nas HQs. Nos anos 1990, por exemplo, quando Bruce escolheu Azrael para substituí-lo como Batman, o anti-herói utilizou um traje super tecnológico que tinha uma gola mais saliente. Histórias “alternativas”, como Batman #666, em que Damian Wayne assume o manto de Cavaleiro das Trevas, ou Gotham by Gaslight, que se passa no final do século XIX, o uniforme do Morcego também traz essa característica.

Capuz de couro

Warner Bros./Divulgação/Matt Reeves/Reprodução

O vislumbre final do vídeo traz o capuz que será usado por Robert Pattinson em seu período como o Batman. Feito de couro e com costuras visíveis, a nova “face” do Cruzado Encapuzado lembra bastante a máscara usada por Adam West na clássica série dos anos 1960.

Orelhas

Em fotos dos bastidores mostradas nas redes sociais, um dublê de Pattinson aparece mostrando o traje de corpo inteiro, incluindo as orelhas do capuz, mais finas e pontudas, embora não tão comprida, aproximando-se do que é visto em Batman & Robin, período histórico das HQs escrito por Grant Morrison em que Dick Grayson assume o manto do Batman.

Bat-moto

No mesmo post em que o traje completo é revelado, é possível ver que a moto que será usada pelo Batman no novo longa traz uma frente semelhante à do veículo usado por Bruce Wayne na HQ Ano Zero, de 2014.