Reprodução

Mangás e Animes

Lista

10 animes inéditos para ficar de olho na temporada de inverno de 2022

Sabikui Bisco, My Dress-Up Darling e mais animes que devem fazer sucesso na atual temporada do Japão

12.01.2022, às 15H14.
Atualizada em 12.01.2022, ÀS 16H40

Neste mês de janeiro começou a temporada de inverno de 2022 para os animes, e muitas novas séries estão chegando para alegrar os otakus. Como o volume de estreias é muito grande, quase inviável de se acompanhar tudo, fizemos um apanhado com 10 animes que merecem a sua atenção nesses próximos meses, todos disponíveis oficialmente em algum serviço de streaming como Crunchyroll e Funimation. Não quer dizer que você precisa assistir a todos, mas sim que são os destaques da temporada.

É importante ressaltar que a matéria ignora propositalmente animes que continuaram da temporada passada, como o arco do distrito do entretenimento de Demon Slayer - Kimetsu no Yaiba, assim como novas temporadas de séries já conhecidas, como Attack on Titan ou How a Realist Hero Rebuilt the Kingdom. O foco aqui são animes inéditos para o público

Depois das explicações, vamos à lista das estreias?

My Dress-Up Darling (Crunchyroll e Funimation)

Em My Dress-Up Darling (Sono Bisuku Doru wa Koi o Suru no original), Wakana Gojo faz parte de uma empresa familiar tradicional no ramo das bonecas Hina, aqueles enfeites típicos da cultura japonesa. Seu sonho é fazer bonecas tão belas quanto as do seu avô, mas Wakana se destaca mesmo é na hora de costurar os kimonos. O rapaz morre de vergonha de ter seu hobby descoberto, até porque seria vítima de muita zoação, mas seu sonho secreto é descoberto por acidente por uma garota popular de sua escola, Marin Kitagawa.

Seria esse o fim da tranquilidade de Wakana e o começo de uma rotina de bullying? Que nada! Marin fica bastante interessada no colega porque ela é otaku e ama cosplays, e coincidentemente a garota estava em busca de alguém que pudesse lhe ajudar costurando suas roupinhas. My Dress-Up Darling é um anime para deixar qualquer pessoa animada nesse começo de ano por conta de seu alto astral. A produção tem uma animação bonita, personagens carismáticos e uma premissa pra lá de inusitada para mostrar um romance escolar tradicional, quem sabe não anima você a correr atrás de um cosplay também?

My Dress-Up Darling está disponível na Crunchyroll e na Funimation, com legenda em português.

Sabikui Bisco (Crunchyroll e Funimation)

Esse anime é para quem não acreditava na possibilidade de termos boas estreias na temporada de inverno de 2022. Em Sabikui Bisco, o Japão foi destruído por uma chuva de ferrugem, responsável também por uma doença que corrói o corpo dos humanos. A história conta com dois protagonistas distintos, o rebelde Bisco com seus poderes de criar cogumelos, e um médico que estuda como utilizar fungos para curar essa fatalidade.

A história é baseada em uma light-novel escrita por Shinji Cobkubo e o resultado assinado pelo diretor Atsushi Itagaki é impressionante. O roteiro é bastante ágil, mas ao mesmo tempo caminha com calma para o público entender todos os detalhes daquela realidade pós-apocalíptica. E Bisco parece ser o protagonista com atitude da temporada, já que a estreia do anime Orient desanimou os ávidos por um bom anime com aventura e ação. Sabikui Bisco vale bastante a pena.

Sabikui Bisco está disponível na Crunchyroll e na Funimation, com legenda em português.

In the Land of Leadale (Crunchyroll)

E vamos de mais isekai nessa temporada! In The Land of Leadale (Riadeiru no Daichi Nite no original) é protagonizado pela garota Keina, que mora em um hospital por estar com uma doença responsável pela perda de seus movimentos. Como forma de espairecer, Keina se jogou no MMORPG virtual Leadale, até que num dia chuvoso um raio a transportou para dentro do jogo... 200 anos no futuro.

Cayna (o nome de sua personagem) começa a explorar a terra de Leadale e tenta descobrir não apenas as mudanças que aconteceram nesse mundo virtual, mas também encontrar outros jogadores humanos. Para ajudar a aventureira nessa jornada, Cayna terá a companhia de três "filhos" adotados no jogo, todos NPCs, e um deles é um anão barbado de meia idade. In The Land of Leadale é uma história bem pra cima e traz uma protagonista bem mais gostável do que boa parte dos isekai das temporadas passadas.

In the Land of Leadale está disponível na Crunchyroll, com legenda em português.

Tokyo 24th Ward (Crunchyroll e Funimation)

Esta é uma das grandes promessas da temporada, mesmo sendo uma história inédita. Criação do estúdio Cloverworks, Tokyo 24th Ward (ou Tokyo 24-ku no original) é uma trama futurista ambientada no vigésimo quarto distrito japonês, uma ilha artificial construída no meio da Baía de Tóquio. Os três protagonistas são Ran, Kouki e Shuuta, cada um com uma cor de cabelo e todos unidos por uma tragédia ocorrida um ano antes.

Durante um incêndio uma amiga do trio faleceu nos escombros, e isso causou um grande trauma… até que algo muito estranho aconteceu: de repente o celular dos três tocou ao mesmo tempo e eles ouviram a voz da amiga morta dando indicações sobre como eles poderiam evitar um atropelamento fatal que aconteceria no futuro. Sem muita explicação, os três também ganharam poderes especiais, e assim começam as aventuras desse trio.

Um dos primeiros pontos de destaque é a duração do primeiro episódio, pois o Cloverworks optou por um episódio duplo para conseguir apresentar de forma mais tranquila sua nova história. O resultado pode não ter sido tão excelente, e a história mesmo com mais tempo ficou confusa, mas há um potencial na trama de Tokyo 24th Ward.

Tokyo 24th Ward está disponível na Crunchyroll e na Funimation, com legenda em português.

World’s End Harem (Crunchyroll)

Estar aqui nesta lista não necessariamente indica que a produção é boa, e sim que ela pode ter algum destaque na temporada. Esse é o caso de World’s End Harem, seguramente um dos piores animes neste ano que mal começou. O anime se passa em 2045 e coloca o protagonista Reito acordando após ter ficado 5 anos em sono criogênico. Nesse meio tempo ele descobre que o mundo foi assolado pelo vírus MK, e este foi responsável por dizimar 99,9% da população masculina. Um milhão de homens conseguiram se salvar através da criogenia, e agora todo mundo depende do protagonista: ele é um dos cinco únicos homens no mundo imunes ao vírus, e Reito agora precisará reproduzir com o máximo de mulheres o possível. Mas Reito não quer ser um simples touro reprodutor, afinal ele jurou amor a uma mulher cujo paradeiro atual é desconhecido.

O roteiro de World’s End Harem beira o absurdo, e há um esforço muito grande para criar situações em que as mulheres se jogam no protagonista. Um simples passeio de Reito pela cidade é o bastante para as mulheres agirem como zumbis querendo devorar um dos últimos exemplares masculinos da humanidade. Às vezes as situações são tão absurdas que World’s End Harem acaba se tornando uma comédia involuntária sobre um rapaz romântico vivendo em um apocalipse sexual.

World’s End Harem está disponível na Crunchyroll, com legenda em português.

Slow Loop (Funimation)

Com produção do estúdio Connect, o anime Slow Loop parece ser aquele tipo de produção ideal para quem quer relaxar ao máximo e só acompanhar personagens bonitinhas fazendo coisas fofas. A protagonista da vez é Hiyori, uma garota apaixonada por pesca recreativa que faz amizade com Koharu, uma aficionada por cozinhar. As duas são unidas por algo além do apreço por peixe: na verdade Koharu é a filha do novo namorado da mãe de Hiyori, e agora as duas vão viver juntas na mesma casa.

Não espere um grande roteiro ou dramas mais puxados sobre a adaptação de Hiyori com sua nova família, Slow Loop é um autêntico representante do gênero iyashikei (temos matéria aqui explicando). Além disso, o anime detalha bastante como funciona a pesca recreativa e ainda mostra várias dicas ótimas de receitas bem saborosas.

Slow Loop está disponível na Funimation, com legenda em português.

Akebi’s Sailor Uniform (Crunchyroll e Funimation)

A jovem e interiorana Akebi está entrando em uma nova fase de sua vida. Agora ela é uma aluna de uma escola grande, poderá conviver com outras pessoas de sua idade e realizará seu maior sonho: vestir um uniforme de marinheira tal qual as personagens dos animes e novelas japonesas. Akebi's Sailor Uniform (ou Akebi-chan no Serafuku no original) à primeira vista é mais uma história em que nada acontece, mas a execução é primorosa.

Com direção assinada por Miyuki Kuroki e animação do prolífico estúdio CloverWorks (que está com três animes nesta temporada), Akebi's Sailor Uniform tem uma das mais belas animações dessa leva. As coisas mais mundanas, tipo Akebi pulando córrego ou uma garota cortando as unhas do pé, se transformam em um espetáculo visual próximo à experiência de se ver um bom longa-metragem animado. E não se engane pela premissa bobinha: a história aqui promete.

Akebi’s Sailor Uniform está disponível na Crunchyroll e Funimation, com legenda em português.

Miss Kuroitsu From The Monster Development Department (Crunchyroll)

Procura uma premissa bem doida? Então Miss Kuroitsu from the Monster Development Department (Kaijin Kaihatsubu no Kuroitsu-san no original) talvez seja o seu anime. A protagonista Kuroitsu trabalha no departamento responsável por criar os monstros de um império do mal, algo como se ela trabalhasse para a Rita Repulsa com o objetivo de criar os adversários dos Power Rangers. Porém, tal qual uma empresa de verdade, Kuroitsu precisa lidar com design de produto, apresentação de projeto, prazos apertados e cortes orçamentários.

Miss Kuroitsu from the Monster Development Department fica ainda mais especial se o espectador tiver um histórico com séries tokusatsu. Muitos personagens são inspirados em Kamen Riders e equipes de Super Sentai, e a equipe do anime ainda preparou um agradinho para os fãs mais velhos: a narração é feita pelo ator Hiroshi Watari, o protagonista das clássicas séries Sharivan e Spielvan.

Miss Kuroitsu From The Monster Development Department está disponível na Crunchyroll, com legenda em português.

Sasaki and Miyano (Funimation)

Sasaki and Miyano (ou simplesmente Sasaki to Miyano no original) é uma típica história de romance escolar, com a diferença de que aqui temos dois rapazes como protagonistas. Sasaki é um garoto franzino muito aficionado por Boy's Love (mangás com histórias de romance entre homens), e durante uma briga entre alunos ele conhece Miyano, um veterano. Os dois se aproximam, Sasaki apresenta alguns mangás para ele e algo começa a nascer entre os dois.

Há algumas críticas na internet sobre a falta de história de Sasaki and Miyano. Não há muito conflito na trama e o sentimento entre os personagens floresce sem qualquer empecilho, mas esse é o objetivo de Sasaki and Miyano. Após décadas de romances escolares bobinhos com personagens heterossexuais, agora é a vez dos personagens gays terem seu próprio romance água com açúcar num anime em que nada acontece. Representatividade também é isso.

Sasaki and Miyano está disponível na Funimation, com legenda em português.

Life with an Ordinary Guy Who Reincarnated into a Total Fantasy Knockout (Crunchyroll)

Se na temporada passada tínhamos o isekai da gorila rosa como o mais inusitado da leva, dessa vez o posto de isekai mais diferentão vai para Life With an Ordinary Guy Who Reincarnated Into a Total Fantasy Knockout (ou Isekai Bishoujo Juniku Ojisan to Fantasy Bishoujo Juniku Ojisan To no original). Dessa vez temos dois rapazes mandados para outro mundo, mas ao caírem na outra realidade um deles se transforma em uma garota belíssima.

Ao contrário de vários isekais baseados em light novels, o material original da vez veio de um mangá online criado por Yuu Tsurusaki e com desenhos de Shin Ikezawa, publicado desde o final de 2019. Chama a atenção que a produção do anime é do estúdio OLM, que recentemente deixou todos boquiabertos com a qualidade de Odd Taxi e Komi Can't Communicate.

Life with an Ordinary Guy Who Reincarnated into a Total Fantasy Knockout está disponível na Crunchyroll, com legenda em português.