Lauren Cohan como Maggie na 10ª temporada de The Walking Dead

Créditos da imagem: The Walking Dead/AMC/Divulgação

Séries e TV

Artigo

The Walking Dead | Episódio extra mostra como a produção contornou a pandemia

Capítulo focado na volta de Maggie dá gostinho do que esperar da Parte 3 da décima temporada

03.03.2021, às 13H09.

Num mundo normal, The Walking Dead estaria transmitindo a segunda metade de sua temporada final, prestes a se despedir da televisão. No mundo atual, porém, a série precisou dar um jeito de se manter no ar após ter sua produção afetada pela Covid-19. Quando a pandemia começou, em março de 2020, o seriado sequer conseguiu finalizar os efeitos especiais da conclusão da décima temporada. Com a equipe se adaptando ao trabalho remoto, o capítulo só foi lançado mais tarde no ano, como um especial.

Para não deixar a peteca cair no começo de 2021, a produção bolou um plano: exibir seis episódios extras, para garantir mais tempo de desenvolvimento para a temporada final. Com “Home Sweet Home”, é possível entender as decisões criativas necessárias para garantir que a série ainda consiga mostrar algo.

[Cuidado! Spoilers do S10E17 de The Walking Dead abaixo]

Quando a showrunner Angela Kang anunciou a leva adicional de capítulos, ainda não havia formas seguras de retornar aos sets de filmagem. É importante ter isso em mente, pois significa que os episódios inéditos são, na verdade, montados a partir do que a produção já tinha gravado da época do décimo ano. Pelo fato de o material ser usado de forma diferente do que inicialmente planejado, a série muda levemente de ritmo e formato.

Em vez de combinar diversos núcleos por semana, cada capítulo será focado em uma subtrama. A primeira, mostrada em “Home Sweet Home”, é o retorno de Maggie (Lauren Cohan). A personagem havia saído na nona temporada, em razão de complicações salariais nos bastidores e para a atriz estrelar a série Whiskey Cavalier, cancelada após uma temporada em 2019. Sua volta ao programa é muito bem-vinda, tanto pela sobrevivente ser uma das favoritas dos fãs, quanto pelo enorme potencial narrativo oferecido por suas questões mal resolvidas com Negan (Jeffrey Dean Morgan).

O vilão conquistou os desprezo de Maggie - e dos espectadores - quando, na abertura da sétima temporada, esmagou o crânio de Glenn (Steven Yeun). Porém, muita coisa mudou de lá para cá, e o personagem passou por um excelente arco de crescimento, tornando-se um aliado relutante das comunidades. Isso, é claro, não apaga o trauma da sobrevivente, e o capítulo explora muito bem a sensação de choque e desgosto em Maggie ao ver Negan solto da prisão, trabalhando ao lado de seus colegas. A trama também explica o que ela fez durante todos esses anos, como a líder de um novo grupo e mãe de Hershel. O garoto, por sinal, aparece brevemente, mas é um dos destaques do capítulo, por sua fofura e semelhança absurda com Glenn, em estilo e carisma. No fim das contas, é um retorno com muito a ser desdobrado na temporada final.

O que vale ser discutido não é exatamente o que está sendo contado nos episódios extras, mas sim o formato. É visível que a produção deu seu melhor para criar algo com o pouco que tinha nas mãos. Assim, o capítulo é editado de forma muito mais dinâmica que o normal, para esconder a ausência de material que normalmente compõe uma dose semanal do programa. O resultado não é ruim, mas deve causar um estranhamento inicial nos fãs de longa data.

Seja como for, The Walking Dead parece ter um mínimo de conteúdo para não deixar o início do ano passar em branco. No fim das contas, o foco maior em arcos e personagens pode acabar enriquecendo a narrativa da temporada final, mesmo que a abordagem tenha surgido da necessidade de contornar a pandemia.

The Walking Dead é transmitida todo domingo, às 23h30, pelo Star Channel (antigo Fox Channel).

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.