Vin Diesel como Dominic Toretto no cartaz de Velozes & Furiosos 9

Créditos da imagem: Divulgação/Universal

Filmes

Lista

5 filmes para assistir enquanto espera por Velozes & Furiosos 9

Novo capítulo da franquia foi adiado para 2021 por conta da pandemia de coronavírus

Gabriel Avila
13.03.2020
20h00
Atualizada em
24.03.2020
14h49
Atualizada em 24.03.2020 às 14h49

Dentre as várias produções prejudicadas pela pandemia do coronavírus, uma das mais sentidas pelos fãs é Velozes & Furiosos 9. Após a divulgação de um trailer que revela o retorno de Han (Sung Kang) e apresenta John Cena como irmão de Dominic Toretto (Vin Diesel), o novo capítulo da franquia se tornou um dos lançamentos mais aguardados de 2020, mas só chegará aos cinemas no próximo ano.

Levando em consideração que os fãs já planejam maratonas dos oito Velozes & Furiosos e seus derivados, reunimos abaixo 5 filmes para amenizar o tempo de espera até o lançamento, marcado para 2 de abril de 2021.

Caçadores de Emoção

Velozes & Furiosos passou a abraçar cada vez mais o absurdo a cada novo filme. Porém, muito antes de atravessar prédios com os carros, a franquia começou como um longa sobre a missão do policial Brian O'Conner (Paul Walker) em se infiltrar e prender a gangue comandada por Dominic Toretto (Vin Diesel). Não demorou muito para que a trama do filme chamasse a atenção para a similaridade com Caçadores de Emoção, filme de ação protagonizado por Keanu Reeves e Patrick Swayze. Lançado em 1991, dez anos antes do primeiro Velozes, o filme de Kathryn Bigelow conta a história do policial Johnny Utah, que investiga roubos realizados por criminosos vestindo máscaras de ex-presidentes dos EUA. Durante sua investigação, ele acaba entrando em contato com um grupo de surfistas viciados em adrenalina liderado por Bodhi (Swayze). Para a surpresa de Utah, seus novos amigos são os responsáveis pelos crimes que investiga, colocando em cheque seu foco na missão.

Caçadores de Emoção é uma oportunidade tanto de conhecer a grande inspiração por trás de Velozes & Furiosos, quanto de assistir a um jovem Keanu Reeves protagonizando cenas de ação memoráveis que incluem perseguições, saltos de paraquedas, surf e uma porradaria franca com membros dos Red Hot Chilli Peppers.

Onde assistir? Disponível em streaming na Netflix

Mad Max: Estrada da Fúria

Outra franquia querida pelos fãs por sua ação frenética somada a insanas perseguições de carro é Mad Max. Criada por George Miller no fim da década de 1970, a quadrilogia levou Mel Gibson ao estrelato e se tornou referência em distopias com um legado que influenciou outros filmes (Fuga de Nova York), animações (Rick & Morty), games (Fallout) e mangás (Hokuto no Ken).

Em 2015, 30 anos após o último longa estrelado por Gibson, chegou aos cinemas Mad Max: Estrada da Fúria. Mistura de sequência e reboot, a produção colocou Tom Hardy como Max Rockatansky em uma jornada para escapar das mãos dos capangas do maléfico Immortan Joe (Hugh Keays-Byrne). Em sua jornada ele conhece a Imperatriz Furiosa (Charlize Theron) e um grupo de mulheres buscando sua liberdade. Ao longo de suas duas horas, o longa promove sequências intermináveis de ação de tirar o fôlego que tornaram o filme famoso a ponto de vencer 6 Oscars na edição de 2015.

Onde assistir? Disponível em streaming no Looke e para comprar/alugar no iTunes, Google Play, Microsoft Store e Looke

60 Segundos

Quando o primeiro Velozes & Furiosos chegou aos cinemas, a temática de crimes envolvendo carros não são era exatamente uma novidade nos cinemas. Em 2000 chegava aos cinemas 60 Segundos, filme que acompanha Randall Raines (Nicolas Cage), um ladrão de carros conhecido por levar apenas 1 minuto para roubar um carro. Após anos aposentado, ele aceita a tarefa de roubar 50 carros em uma noite para salvar a vida de seu irmão Kip (Giovanni Ribisi).

Com um elenco que inclui Angelina Jolie, o longa superou a bilheteria de Missão: Impossível 2 em sua semana de estreia. Focado no amor de Raines por carros, a produção é cheia de corridas, explosões e aproveita como poucos o carisma de Nicholas Cage. Considerando que uma das principais cenas do longa envolve passar com um carro por uma ponte suspensa, essa é uma boa pedida para aqueles que esperam as novas acrobacias de Toretto e companhia.

Onde assistir? Disponível para comprar/alugar no iTunes, Google Play e Microsoft Store

Baby Driver - Em Ritmo de Fuga

Conhecido por seu estilo único que mescla comédia e ação, o diretor Edgar Wright lançou em 2017 um dos mais ambiciosos projetos de sua carreira. Baby Driver (ou Em Ritmo de Fuga no Brasil) conta a história de Baby (Ansel Elgort), um motorista prodígio que ganha a vida dirigindo o carro em roubos organizados pela quadrilha de Doc (Kevin Spacey). Por conta de uma condição especial, o garoto cronometra a duração exata dos crimes com canções.

O que inicialmente parece uma mania de seu protagonista é incorporado pela produção como parte fundamental de sua narrativa. As canções conduzem a trama de diferentes formas, que vão desde modificar cenários, fazer comentários sobre o estado de espírito dos personagens e principalmente ditar o ritmo das incríveis cenas de ação. Considerando que nomes de peso como Queen e Focus dão as caras no longa, o longa é altamente indicado para quem quer altas doses de adrenalina.

Onde assistir? Disponível em streaming no Telecine Play, comprar/alugar no iTunes, Google Play e Microsoft Store

Triplo X

O início dos anos 2000 foi uma época fundamental para a carreira de Vin Diesel. Fechando a década anterior com uma participação no premiado O Resgate do Soldado Ryan, o astro passou a alçar vôos maiores em franquias que o tinham como grande protagonista. Além de criar a família Toretto no primeiro Velozes, ele estrelou A Batalha de Riddick, Operação Babá e finalmente Triplo X.

No longa, Diesel vive Xander Cage, um aposentado praticante de esportes extremos que é convocado por uma agência secreta para realizar missões de espionagem perigosas demais até mesmo seus agentes. Com direção de Rob Cohen, do primeiro Velozes, o longa é uma grande sátira de filmes de espionagem que leva a sério apenas a ação explosiva repleta de acrobacias impressionantes. Considerando que a franquia ao todo conta com três filmes, é uma boa forma de matar as saudades de Toretto enquanto Velozes 9 não chega.

Onde assistir? Disponível em streaming no Amazon Prime Video, comprar/alugar no iTunes e Google Play