Velozes e Furiosos 9 | Retorno de Han abre portas para volta de Gal Gadot

Filmes

Artigo

Velozes e Furiosos 9 | Retorno de Han abre portas para volta de Gal Gadot

Primeira prévia do longa revelou que personagem de Sung Kang está vivo

Julia Sabbaga
01.02.2020
18h07

A revelação de que Han (Sung Kang) está vivo, feita no primeiro trailer de Velozes & Furiosos 9, deixou diversos fãs da franquia animados, principalmente os que defendiam que o personagem merecia justiça. Mas a notícia vem associada a um outro questionamento, que não pode deixar de ser feito: será que Gisele, personagem de Gal Gadot, pode retornar também?

O personagem de Kang, introduzido no terceiro longa, Desafio em Tóquio, morre em uma colisão no ápice do mesmo filme. Han voltou nos próximos filmes, no entanto, porque os longas 4, 5 e 6 acabaram servindo como prelúdio. Ao fim do sexto filme, a linha do tempo da franquia se re-estabelece, e é revelado que a morte de Han não teria sido acidental, e sim uma obra de Deckard Shaw, personagem de Jason Statham. Quando Shaw passa a se aliar com a equipe de Dom (Vin Diesel) no 7º filme, fãs do personagem de Kang se revoltaram com a amizade feita com seu assassino. 

A campanha de "Justiça para Han" certamente foi um dos fatores que incentivou o retorno, mas o motivo principal foi a volta do diretor Justin Lin no comando do nono filme. Responsável pela direção do 3º ao 6º longa, Lin iniciou e encerrou a jornada de Han, e já explicou que trouxe o personagem de volta para explorar e resolver questões dos filmes dirigidos por James Wan e F. Gary Gray

Um dos motivos que fez de Han um personagem tão querido foi sua carismática relação com Gisele. Introduzida no quarto filme, a personagem também tem um fim trágico em Velozes & Furiosos 6, quando se joga de um avião em decolagem para salvar Han durante a batalha final, e é dada como morta. Mas o retorno de Han no nono filme veio para provar que nada é final em Velozes & Furiosos.

Vale lembrar que Letty, icônica personagem de Michelle Rodriguez, foi dada como morta e até ganhou um funeral em Velozes & Furiosos 4. Como se isso não bastasse para especular que Gisele ainda pode estar viva, Owen Shaw, personagem de Luke Evans, também foi lançado do avião na mesma batalha, e apesar de entrar em coma, sobreviveu a queda. 

As chances de sobrevivência de Gisele, na realidade, estão nas mãos do estúdio, responsável por lançar a carreira cinematográfica da atriz que viria a ser a Mulher-Maravilha. Velozes & Furiosos 4 foi o primeiro longa da carreira de Gadot e, 11 anos depois, será certamente mais difícil escalá-la. Em 2018, a israelense entrou na lista das 10 atrizes mais bem pagas de Hollywood e, em 2020, lançará Mulher-Maravilha 1984. Para agradar os fãs e reunir Han com seu interesse amoroso, a franquia precisaria fazer um investimento pesado. 

Ver Gal Gadot em Velozes & Furiosos 9 talvez seja difícil, mas pode ser que o retorno de Gisele dependa da performance do filme na bilheteria, já que o 10º longa já foi garantido e contará com Justin Lin na direção. Com um destino que pode ter sido fatal, mas também pode ser revertido, o retorno de Gadot pode depender apenas de orçamento. 

Enquanto nada é anunciado, fãs podem celebrar o retorno de Han, e começar a campanha pela volta de Gisele. 

Com direção de Justin Lin, que comandou a franquia do terceiro ao sexto filme, o longa terá Vin DieselJohn CenaCharlize TheronMichelle RodriguezJordana Brewster, Tyrese Gibson, Ludacris e Helen Mirren.

Velozes & Furiosos 9 tem estreia marcada para 22 de maio.