Star Wars: Visions

Créditos da imagem: Disney+/Divulgação

Mangás e Animes

Lista

Star Wars: Visions | Obras japonesas para quem gostou dos curtas

Episódios antológicos tem semelhanças com alguns animes

Pedro Henrique Ribeiro
23.09.2021
18h10
Atualizada em
23.09.2021
20h58
Atualizada em 23.09.2021 às 20h58

A série de curtas animados Star Wars: Visions estreou na última quarta-feira (22), no Disney+. Ao todo, foram nove animações feitas por diferentes estúdios japoneses. Além da estética, os episódios contam com elementos muito presentes em vários animes e mangás.

E se você gostou dos episódios e quer mergulhar em histórias mais longas, separamos algumas boas recomendações de obras japonesas. As dicas se baseiam em algumas características dos episódios de Visions, que vão desde estética até enredo. Confira a lista abaixo:

1 - O duelo

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

No primeiro curta da série, produzido pelo estúdio Kamikaze Douga, um nômade com um passado obscuro defende uma pequena aldeia por onde estava de passagem. Após o ataque de cruéis invasores, ele revela sua verdadeira identidade.

Quem gostou desse episódio, também pode se interessar por Afro Samurai. A obra de Takashi Okazaki ganhou um anime com cinco episódios em 2007. Na versão em inglês do anime, Afro é dublado pelo ator Samuel L. Jackson. Se você não curtir o anime, o criador da obra também trabalhou na produção de Batman Ninja, outra opção interessante.

2 - Balada em Tatooine

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

O segundo curta da série é um dos mais divertidos e emocionantes. Na história, uma banda de rock precisa salvar um de seus integrantes das garras de Boba Fett e Jabba, o Hutt. Esse curta foi criado pelo Studio Colorido, que já trabalhou em episódios de My Hero Academia e o filme Burn The Witch - que por si só já são ótimas recomendações.

Entretanto, apesar da estética bem diferente, a principal recomendação para quem gostou desse episódio é o longa animado Interstella 5555. Esse anime tem uma característica muito peculiar: foi produzido com o álbum do grupo Daft Punk e tem uma energia bem parecida com a de "Balada em Tatooine". A produção ficou por conta de Leiji Matsumoto, Kazuhisa Takenouchi, Daisuke Nishio, Hirotoshi Rissen.

3 - Os Gêmeos

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

Esse terceiro curta é carregado de elementos visuais e sonoros que remetem à trilogia original de Star Wars. Na trama, dois gêmeos nascidos do lado negro da força lutam em um Destroier Imperial para defender suas convicções.

Existem muitos gêmeos nos animes, bem como tramas parecidas com a do terceiro curta, mas três merecem destaque pela fama e qualidade que alcançaram. O primeiro da lista também é Shaman King, que recebeu um remake recentemente. Na trama, também existem dois irmãos com convicções opostas. A segunda dica é Ao no Exorcist, um anime que mostra o que acontece quando os filhos do capiroto resolvem seguir caminhos diferentes do que é esperado. A última opção é o anime baseado no famoso jogo Devil May Cry, que foi lançado em 2007 com 12 episódios. A história também vai ganhar uma versão da Netflix.

4 - A Noiva Aldeã

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

Nesse curta, uma Jedi em fuga experimenta os costumes de uma aldeia ameaçada pela ambição de um tenebroso vilão. A animação é do estúdio Kinema Citrus, do anime Tate no Yuusha no Nariagari.

Um anime com uma trama parecida é Golden Kamuy, de Satoru Noda, que conta com guerras e envolve o povo Ainu, um povo indígena japonês que convivia com ursos. Falando em urso, o estúdio também trabalhou no anime Kuma Miko Specials, um especial de dois episódios da série que conta de Machi, uma jovem que vive com seu urso guardião falante.

5 - O Nono Jedi

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

A filha de um criador de sabres de luz é perseguida por inimigos do lado sombrio após perder o pai durante um ataque. Ela então recorre à ordem Jedi na esperança de conseguir ajuda. O estúdio responsável, Production I.G, participou do longa animado Fantasma do Futuro, de 1995.

Quem gostou desse curta talvez se interesse por Blade, A Lâmina do Imortal. Na trama do anime, uma garotinha órfã também recorre a um espadachim imortal, mas em busca de vingança. Após se juntar ao guerreiro, a jovem começa a aprender com ele. Apesar do estilo diferente, a premissa é semelhante.

6 - T0-B1

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

O sexto episódio da série de curtas é uma franca homenagem ao autor de Astro BoyOsamu Tezuka. A trama mostra um dróide que tem o tamanho de uma criança e sonha em se tornar um Jedi. Ele então descobre uma perigosa verdade sobre seu criador.

Com mangás lançados a partir dos anos 1950, a história já ganhou diversas adaptações animadas. A mais recente, de 2016, está disponível na Netflix.

7 - O Ancião

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

No sétimo curta, acompanhamos um experiente mestre Jedi que viaja acompanhado de seu aprendiz Padawan. Quando sente uma presença sombria, o mestre vai com seu aluno perseguir a ameaça. Esse curta é um dos mais emocionantes da série e foi criado pelo estúdio Trigger.

Uma obra recomendada para quem curtiu esse episódio é o mangá Vagabond. A história ilustrada por Takehiko Inoue é baseada no romance Musashi, de Eiji Yoshikawa.

8 - Lop e Ocho

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

No penúltimo episódio, uma família fica dividida quando uma tropa do Império invade seu planeta natal. Esse curta chama atenção por ser protagonizado por uma garota não-humana. Além dele, apenas o episódio seis foi diferente, trazendo à luz a história dos dróides.

Quem gostou da protagonista Lop pode se interessar pelo anime Beastars. A trama faz parte de um subgênero de animes conhecido como furry, que é protagonizado por animais com características humanas. O estúdio desse curta é responsável por episódios de Golden Kamuy, recomendado acima.

9 - AKAKIRI

Star Wars: Visions
Disney+/Divulgação

O último curta conta a história de um Jedi que reencontra um amor proibido para ajudar a defender seu reino de uma poderosa Sith. Alguns detalhes desse episódio lembram a jornada de Anakin Skywalker para se tornar Darth Vader.

Esse curta foi desenvolvido pelo estúdio Science Saru, responsável por episódios de Devilman: Crybaby e pelo longa animado Lu Over the Wall. Ambas as produções são indicações para quem curtiu AKAKIRI.

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.