O ouriço Shadow, antagonista recorrente de Sonic

Créditos da imagem: Sega/Divulgação

Filmes

Notícia

Sonic 2: O Filme | Quem é Shadow, provável futuro vilão da franquia nas telonas

Personagem pode funcionar como curinga para o futuro do "SonicVerso"

Omelete
3 min de leitura
Eduardo Pereira
09.04.2022, às 09H00
ATUALIZADA EM 13.04.2022, ÀS 15H57
ATUALIZADA EM 13.04.2022, ÀS 15H57

[O texto abaixo traz spoilers de Sonic 2: O Filme]

Ao final de Sonic 2: O Filme, o ouriço velocista (voz de Ben Schwartz), o guerreiro equidna Knuckles (Idris Elba) e a raposa voadora Tails (Colleen O'Shaughnessey) constroem uma aliança voltada à proteção da mágica "Esmeralda Mestra". Com Robotnik (Jim Carrey) vencido e desaparecido, a paz parece ter voltado a reinar em Green Hill, mas uma antiga instalação do governo dos EUA guarda um segredo: o "Projeto Shadow"; um ouriço preto superpoderoso que tem tudo para arrumar confusão no futuro da franquia.

Criado em 2001 para o game Sonic Adventure 2, Shadow foi pensado para ser a contraparte sombria do personagem-título; um híbrido de ouriço com uma raça alienígena maligna chamada Black Arms ("braços pretos", em tradução livre) que foi desenvolvido para ser "a forma de vida suprema". Criado em laboratório pelo avô do vilão Ivo Robotnik, o Dr. Gerald Robotnik,  Shadow nasceu de um intuito nobre: ser a chave para o desenvolvimento de curas para doenças mortais irreversíveis, como a que atingia a neta de Gerald, Maria. Considerado uma ameaça à humanidade, o ouriço acabou preso pelo governo americano por 50 anos.

Ao menos nos jogos, sua libertação foi fruto de mais planos de Ivo Robotnik para vencer Sonic. Dono de um humor sério, ácido e ancorado em uma individualidade bélica, Shadow é superpoderoso; capaz de igualar Sonic em velocidade, superá-lo em força e ainda se teletransportar. Suas batalhas com o velocista são sempre épicas e complexas, mas ainda assim ele não é um personagem mau. Fruto de muito sofrimento e isolamento, Shadow costuma ter sua raiva nata instrumentalizada para dar dor de cabeça a Sonic e sua turma, mas volta e meia acaba colaborando com o personagem.

Em 2005, o game solo Shadow the Hedgehog permitiu ao jogador que controlasse o personagem, enquadrado como um anti-herói que usava motos e armas de fogo contra as criaturas malignas do clã dos Black Arms. Na trama, além de unir forças com Sonic, era possível desvendar mais da origem do personagem. Entre outras informações inéditas, foi exposto o uso do DNA de Black Doom, o líder dos Black Arms, para dar ao ouriço preto todo o seu poder.

Como tudo isso será adaptado para as telonas permanece um mistério, mas o envolvimento de Shadow com o Universo Cinematográfico de Sonic que começa a se formar nas telonas (carinhosamente apelidado de "SonicVerso") é uma boa jogada uma vez que o retorno de Jim Carrey como Robotnik é incerto. O ator afirmou que pretende se aposentar após o segundo filme, logo, trazer um novo antagonista e abrir precedente para a introdução de antepassados do vilão original (como seu avô e sua irmã), aumentam as opções narrativas da franquia, daqui para frente. Isso sem falar que, mais cedo ou mais tarde, Shadow pode se aliar aos heróis.

Dirigido por Jeff Fowler, Sonic 2 chegou aos cinemas em 7 de abril de 2022, um dia antes da estreia mundial. Recentemente, a franquia ainda garantiu um novo filme e uma série derivada.

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no Youtube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Conteúdo Patrocinado

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.