Foto de Watchmen

Créditos da imagem: Watchmen/YouTube/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Watchmen | Como a série da HBO pode inaugurar uma nova era dos heróis na TV

Prévia e informações do set dão pistas sobre a trama

Camila Sousa
08.01.2019
13h19

Watchmen é uma minissérie em 12 edições publicada na década de 80. Em uma época de heróis como Superman, Mulher-Maravilha, Homem-Aranha, entre outros, a graphic novel de Alan Moore tinha a proposta de mostrar o outro lado dessa moeda: como é a vida nada glamurosa de super-heróis decadentes e realistas.

A série da HBO foi anunciada em junho de 2017 e promete ser uma história inédita situada décadas após a trama dos quadrinhos. Em uma carta aberta publicada em maio de 2018, o showrunner Damon Lindelof afirmou que a ideia não é adaptar a graphic novel ou fazer um reboot, mas sim criar algo contemporâneo. “Os doze volumes originais são como o nosso Velho Testamento. Quando o Novo Testamento chegou, não apagou o que veio antes. Criação. O Jardim do Éden. Abraão e Isaque. O Dilúvio. Tudo isso aconteceu - e assim será com Watchmen. O Comediante morreu. Dan e Laurie se apaixonaram. Ozymandias salvou o mundo e o Dr. Manhattan o deixou após explodir Rorschach em pedaços no frio gélido da Antártica. Para ir direto ao ponto, Watchmen é cânone. A história será ambientada no mundo que seus criadores sofridamente construíram... mas na tradição do trabalho que o inspirou, a nova história deve ser original”.

Ou seja, Lindelof vai considerar os eventos da HQ e criar algo inédito em cima. Então qual é a explicação para a suposta máscara de Rorschach que aparece na prévia da HBO? Rorschach é um dos personagens mais icônicos da cultura pop e sua visão cínica e realista do mundo gerou admiração em muitos fãs. Assim, não será surpresa se o mesmo tiver acontecido dentro do universo de Watchmen e o personagem ter uma legião de seguidores que usam máscaras parecidas com sua, como uma homenagem.

Outro ponto interessante do teaser é a cena com Jeremy Irons afirmando “a jornada acaba de começar”. Apesar de a HBO não ter confirmado, a grande aposta é que o ator interpreta uma versão mais velha de Adrian Veidt, o Ozymandias, considerado o homem mais inteligente do mundo. Ainda é cedo para especular sobre o que o personagem está tramando, mas fotos do set mostram que ele foi declarado morto nessa realidade. Será que ele fingiu a própria morte em nome de uma causa maior?

Visualizar esta foto no Instagram.

Masks Save Lives. #WatchmenHBO

Uma publicação compartilhada por Watchmen (@watchmen) em

As figuras mais exploradas na divulgação da série até agora são os policiais mascarados de amarelo. No teaser, eles param o carro dirigido pela personagem de Frances Fisher e estão à postos em um corredor. Segundo uma sinopse prévia da série, “a trama é situada em uma realidade alternativa em que os super-heróis são tratados como bandidos”; já um post no Instagram afirma que “máscaras salvam vidas”. Com todas essas informações, a grande possibilidade é que esses policiais são treinados para combater os heróis. Caso o plano de Ozymandias (matar milhões para salvar bilhões) tenha sido descoberto, o mundo pode ter criado sua própria força de proteção, o que explica a criminalização dos super-heróis e a suposta morte de Veidt.

O que fica claro até agora é que Damon Lindelof está respeitando o material de origem e criando uma trama realmente interessante. Se no Watchmen original a grande novidade era mostrar a decadência dos heróis, explorar agora suas vidas como criminosos é um caminho natural e promissor.