Séries e TV

Notícia

The Last of Us | Entenda diferenças entre jogo e 6º episódio do 2º ano

Episódio tem retorno de Joel em flashbacks emocionantes

Omelete
12 min de leitura
19.05.2025, às 12H09.

Está disponível na Max mais um episódio de The Last of Use nós aproveitamos para listar as principais semelhanças e diferenças entre o sexto capítulo da segunda temporada e o game da Naughy Dog. Vem com a gente!

O episódio deste domingo é bem importante porque traz diversos flashbacks, nos quais o público enfim entende como a relação entre o Joel e a Ellie se deteriorou nos cinco anos que se passaram entre as duas temporadas. No jogo, esses flashbacks são picotados entre as sequências de gameplay da Ellie em Seattle, que vão ajudando o jogador a montar aos pouquinhos esse quebra cabeças. Como na série o público já sabe o motivo de Abby ter ido à Jackson desde o começo, os criadores decidiram concentrar tudo em um único episódio, que tem várias cenas do jogo, mas também traz diversos segmentos inéditos.

Sexto episódio abre com cena inédita do passado de Joel

O episódio segue uma tradição da segunda temporada, de sempre abrir seus capítulos com um momento inédito da franquia. Aqui, vemos um pouco do passado de Joel Miller. Vemos o personagem ainda adolescente, defendendo o irmão ao confrontar seu pai violento, assumindo a responsabilidade por uma compra de drogas que o Tommy fez e deu errado, resultando numa briga entre o Joel e o traficante. O Joel faz isso porque seu pai é agressivo e agride os dois irmãos, mas o resultado desse confronto não foi como ele esperava: os dois acabam bebendo cerveja juntos, e o pai do Joel compartilha momentos traumáticos da infância dele, deixando uma mensagem importante: “eu fui um pouco melhor que meu pai. Quando for sua vez, espero que você seja um pouco melhor que eu”.

Depois da abertura, a série volta para apenas dois meses após o final da primeira temporada, quando Joel e Ellie ainda estão se aclimatando em Jackson. Joel está preparando várias surpresas para o aniversário de 15 anos da Ellie, incluindo um bolo e um violão, mas tudo isso vai por água abaixo quando o Tommy chega com uma Ellie totalmente dopada de analgésicos após queimar o próprio braço com uma solda. Ela fez isso pra esconder a marca da mordida dela, e aqui tem uma diferença pequena em relação ao jogo. Na série, ela faz tudo isso e depois cobre a cicatriz com uma tatuagem. No jogo, ela já vai direto na tatuagem para esconder a marca da mordida - também veremos essa cena no episódio, mais à frente.

Cena do violão recriada na série

Em seguida, temos o momento em que o Joel dá o violão de presente para Ellie, recriando uma das cenas mais famosas do jogo, em que ele toca “Future Days” pela primeira vez e promete que vai ensinar violão para ela. No jogo, o momento em que isso acontece é um pouquinho diferente. Poucas semanas depois que Joel e Ellie se mudam pra Jackson, o Joel conta tudo o que aconteceu em sua jornada com a menina para o Tommy, incluindo o fato de ele ter mentido para ela sobre uma possibilidade de cura e o destino dos Vagalumes. No mesmo dia, depois de confessar tudo pro Tommy, o Joel vai até a garagem onde a Ellie mora e dá o violão pra ela. Essas cenas são as primeiras de The Last of Us: Part II, e depois delas, temos o salto temporal que é visto no primeiro episódio da segunda temporada.

A visita ao museu

Logo na sequência, o episódio faz um salto temporal para o aniversário de 16 anos de Ellie, adaptando uma das cenas mais bonitas e emocionantes de The Last of Us: Part II: a visita de Joel e Ellie ao Museu de História e Ciência Natural de Wyoming, que não fica muito longe de Jackson. Vemos ela subindo na estátua de tiranossauro rex e vivendo o sonho de experimentar ali, com a transmissão de rádio do lançamento da Apollo 11, um gostinho de estar no espaço. Essa cena é lindíssima no jogo e é adaptada com maestria pela série, aproveitando os mesmos enquadramentos do rosto da Ellie e os efeitos sonoros e de iluminação dando asas a imaginação dela. Vale ressaltar que um dos maiores sonhos da Ellie é ser astronauta. No jogo toda essa sequência do museu tem várias interações legais entre os dois, mas os momentos mais importantes estão bem adaptados aqui. No final, a Ellie é lembrada da sua desconfiança com o Joel na conversa que eles têm no final da primeira temporada ao ver alguns vagalumes pairando na floresta. No jogo, isso também acontece, mas de uma maneira muito menos sutil: Joel e Ellie veem em uma das paredes do museu uma pichação do logo da organização.

Flashbacks inéditos sobre a vida de Ellie em Jackson

O episódio faz mais um salto temporal, indo para o aniversário de 17 anos da protagonista. Como sempre, o Joel chega em casa com um bolo preparado. Ao entrar no quarto da Ellie, o Joel é surpreendido de várias maneiras: ele pega a Ellie com sua namorada, a Cat, que estava fazendo uma tatuagem no braço da Ellie, no mesmo local da mordida. As duas também estavam fumando maconha enquanto a Ellie era tatuada. A briga que os dois tem motiva a Ellie a se mudar da casa do Joel para a garagem nos fundos do terreno, o que é uma diferença interessante em relação ao jogo, onde a Ellie já mora na garagem desde o momento em que eles chegam em Jackson.

No fim, o Joel pergunta pra Ellie por que ela gosta tanto de fazer desenhos de mariposas, e ela responde que gosta por que leu sobre o significado delas em sonhos, dizendo que significam mudanças. Só que o Joel vai até a Gale, a terapeuta de Jackson, e pergunta sobre o real significado de mariposas em sonhos. Mariposas simbolizam a morte, algo que marcou Ellie desde o seu nascimento e tem acompanhado sua vida desde então, com as perdas da sua mãe, da Riley, da Tess, da Marlene, do Henry e do Sam, e de tantos outros. Vale notar que a Cat também existe no jogo, e em versões preliminares ela aparecia e teria até algumas conversas com a Ellie na cena da festa, que seria 100% jogável, mas tudo isso acabou ficando de fora da versão final. No entanto, no universo do jogo de The Last of Us, a Cat também existe e é ela quem faz a tatuagem no braço da Ellie.

A relação de Joel e Ellie em ruínas

Logo em seguida, temos mais um salto temporal de duas semanas, com Ellie já vivendo na garagem, que está arrumadinha. A partir daqui, vemos a relação entre os dois começar a se deteriorar com base na desconfiança sobre o que realmente aconteceu no hospital de Salt Lake City no final da primeira temporada. A maneira como isso é adaptado na série é bem diferente, com a exclusão, por exemplo, dos momentos em que Tommy ensina Ellie a usar um rifle de precisão. Em seguida, os dois se encontram com Joel, que sai pra fazer uma patrulha com a Ellie. Eles acabam indo parar em um hotel que tinha mais infectados do que eles esperavam, mas a dupla dá conta do perigo. No final, eles encontram o cadáver de dois adolescentes que fugiram de Jackson para encontrar os Vagalumes e “ajudar a salvar o mundo”. Isso faz a Ellie confrontar o Joel mais uma vez sobre os eventos do hospital, e mais uma vez o Joel insiste na mentira de que havia outras pessoas imunes e que não havia como desenvolver uma cura.

Essa patrulha do Joel e da Ellie também acontece na série, mas a maneira como ela acontece e o desfecho são bem diferentes, apesar de servirem ao mesmo propósito de fazer a Ellie descobrir a verdade sobre o Joel. A Ellie claramente já não se sente mais tão confortável ao redor do Joel, mesmo ele insistindo que eles deviam passar mais tempo juntos. Um pedido de socorro faz os dois se desviarem da patrulha para ajudar um grupo em apuros. Ao chegarem no local, eles descobrem que o Eugene foi mordido por um infectado e, de acordo com as regras de Jackson, precisa ser morto no ato. Eugene argumenta que ainda tem tempo antes de perder a consciência e pede para ser levado de volta para Jackson, para se despedir de sua esposa Gale.

Ellie faz com ele o teste de levantar a mão e contar até dez, e toma o lado de Eugene, concordando que ele merece ser levado de volta para se despedir. Joel reluta, mas promete para os dois que eles vão voltar juntos para Jackson. Ele pede para que ela vá buscar os cavalos enquanto ele fica com o Eugene. Nesse meio tempo, Joel leva Eugene para a beira de um lago e acaba atirando nele, negando seu desejo de se despedir de Gale, e também fazendo exatamente o contrário do que ele havia prometido para a Ellie. Quando eles chegam a Jackson, Joel começa a mentir sobre as circunstâncias da morte do Eugene, mas a Ellie interrompe e conta a verdade. Uma Gale furiosa dá um tapa no rosto de Joel e se afasta, arrasada por não ter tido a oportunidade de se despedir do marido. Embora o assunto do hospital não tenha sido citado, a conclusão aqui é óbvia: Ellie sabe que Joel é capaz de mentir para ela e quebrar promessas.

No jogo, a maneira como Ellie descobre a verdade é muito mais direta e explícita. Depois de Joel sustentar sua versão da história de que havia outras pessoas imunes, Ellie sai escondida de Jackson rumo ao hospital em Salt Lake City. Nessa sequência jogável, ela descobre várias cartas de Vagalumes tentando entender o que vão fazer após a dissolução do grupo. Por fim, ela descobre uma gravação da Mel, a aluna do Jerry, que conta a verdade: a garota era imune, mas mesmo que eles a encontrassem, ou encontrassem qualquer outra pessoa imune, não faria diferença, já que o Joel matou a única pessoa capaz de desenvolver essa cura: o pai da Abby. Enquanto ela está escutando a gravação repetidas vezes, Joel aparece a cavalo e começa a brigar com Ellie por que ela fugiu na calada da noite. Ali, Ellie confronta Joel mais uma vez e faz um ultimato: se ele contar a verdade, não importa o que seja, ela vai voltar a Jackson. Se ele mentir, ela vai embora e o relacionamento dos dois acaba. Joel, então, finalmente confessa ter matado todos os Vagalumes do hospital, incluindo o pai da Abby, pois o desenvolvimento de uma cura custaria a vida da Ellie e ele não estava disposto a perdê-la. Ellie avisa a Joel que vai voltar para Jackson, mas o relacionamento entre os dois estava acabado.

O jogo não adapta uma cena do hospital e faz mais um salto temporal, desta vez de nove meses, para a festa de ano novo em que Ellie e Dina se beijam pela primeira vez. A gente vê dessa vez tudo o que acontece da perspectiva do Joel: a dança, o beijo, o Seth reclamando, e a Ellie falando que não precisa da ajuda dele. O Joel vai embora pra casa e fica tocando violão na varanda, até que a Ellie chega, como vimos no primeiro episódio. Lembra que falamos que acabaríamos voltando pra essa cena por que ela é muito importante? Bom, agora é hora de entender por quê.

Joel e Ellie conversam

As diferenças entre o jogo e a série aqui se devem ao posicionamento delas na história, já que no jogo essa conversa é uma das últimas cenas - é a última pecinha do quebra cabeças que ajuda a entender o motivo de Ellie estar tão empenhada em se vingar da morte do Joel, mesmo após o relacionamento dos dois piorar tanto ao longo dos anos. No jogo, a Ellie vai até a casa do Joel e eles começam jogando conversa fora, ele pergunta da Dina, ela pergunta o que ele tá bebendo e ele diz que é café - um café que custou muito caro em uma troca com viajantes de passagem. A partir daí, vamos para o assunto principal. O Joel fala pra ela que, se tivesse uma segunda chance no hospital em Salt Lake City, ele faria tudo igual e salvaria a vida da Ellie. A partir daí, a Ellie diz que não sabe se vai conseguir perdoá-lo pelo que ele fez, mas ela gostaria de tentar. Essa é a última conversa que os dois têm antes do Joel ser assassinado pela Abby.

A série acaba adaptando a conversa do jogo inteira, mas adiciona também o momento em que o Joel confessa a verdade pra Ellie. A conversa começa da mesma forma, com eles falando sobre Seth, sobre Dina, sobre café, e em seguida a vamos para o dia fatídico no hospital em Salt Lake City. Ellie confronta Joel sobre a mentira que ele contou pra Gale, e lembra que ele tinha a mesma expressão de quando eles estavam voltando pra Jackson e ela pediu a ele pra contar a verdade sobre os Vagalumes.

A Ellie também diz que provavelmente já sabia da verdade o tempo todo, mas ainda dá uma última chance para o Joel se explicar, assim como acontece no jogo. O Joel então reluta muito, e em vez de falar, ele simplesmente começa a responder, balançando a cabeça, às perguntas da Ellie. A Ellie tem uma reação de decepção, choque e tristeza similar ao que vemos no jogo, e Joel diz a ela que vai pagar o preço por suas escolhas, já que sabe que Ellie vai se afastar dele. Em seguida, ele repete a mesma frase do jogo: se tivesse uma segunda chance, faria tudo de novo, e protegeria a Ellie mais uma vez. Só que aqui tem uma diferença fundamental: a Ellie retruca dizendo que ele faria tudo de novo “porque é egoísta”. Joel então responde que faria tudo de novo “porque ama Ellie, de maneiras que ela não consegue compreender”. Ele então repete a frase do próprio pai: “Talvez você não entenda, mas se esse dia chegar, e você tiver um filho, espero que você seja um pouco melhor do que eu”, o que se liga imediatamente com o presente da série, com a Dina grávida e todo mundo lá em Seattle.

Em seguida, a Ellie tem a mesma resposta do jogo, de que não sabe se vai conseguir perdoá-lo, mas gostaria de tentar. A câmera então corta de volta para uma noite chuvosa em Seattle, com Ellie diante do teatro, após ter torturado a Nora.

Falta apenas um episódio para o fim da segunda temporada de The Last of Us, com exibição confirmada para o próximo domingo, 25 de maio.

Comentários ()

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Login

Criar conta

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Meus dados

O campo Nome Completo é obrigatório

O campo CPF é obrigatório

O campo E-mail é obrigatório

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

As senhas devem ser iguais

Redefinir senha

Crie uma nova senha

O campo Senha é obrigatório

  • Possuir no mínimo de 8 caracteres

  • Possuir ao menos uma letra maiúscula

  • Possuir ao menos uma letra minúscula

  • Possuir ao menos um número

  • Possuir ao menos um caractere especial (ex: @, #, $)

As senhas devem ser iguais

Esqueci minha senha

Digite o e-mail associado à sua conta no Omelete e enviaremos um link para redefinir sua senha.

As senhas devem ser iguais

Confirme seu e-mail

Insira o código enviado para o e-mail cadastrado para verificar seu e-mail.

a

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.