Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar antes do episódio final
Capítulo que encerra de vez a saga vai ao ar no dia 31 de dezembro
Começou a contagem regressiva para o adeus definitivo de Stranger Things. Após quase dez anos da estreia da série, em 2016, o episódio intitulado “O Mundo Direito” promete encerrar com chave de ouro as aventuras da turma de Hawkins no catálogo da Netflix.
Enquanto o dia 31 de dezembro não chega, o jeito é ir relembrando os acontecimentos que marcaram os dois volumes da quinta temporada do programa. Acompanhe:
Volume 1
Lançados simultaneamente em 26 de novembro, os quatro primeiros episódios de Stranger Things 5 mostraram o plano de Vecna (Jamie Campbell Bower) para sequestrar a pequena Holly Wheeler (Nell Fisher) e outras crianças de Hawkins, aprisionando-as dentro de sua própria mente e planejando usá-las como fantoches nos planos que têm de dominar o mundo.
Essa tramoia, porém, viu-se obstaculizada por ninguém menos que Max (Sadie Sink). Em coma há quase dois anos, a ruivinha também teve sua consciência retida entre as memórias do vilão, o que lhe permitiu dar um jeito de contatar Holly e avisá-la sobre o perigo que ela e os demais estavam correndo.
Relembre o volume 1 em detalhes no link abaixo:
Os planos da Dra. Kay
Após encontrar sua antiga “irmã” de laboratório, Kali/Oito (Linnea Berthelsen), na base militar da Dra. Kay (Linda Hamilton), Eleven (Millie Bobby Brown) foge do local com ela e Hopper (David Harbour).
Uma vez a sós com a ex-delinquente, a namorada de Mike (Finn Wolfhard) faz descobertas aterradoras a respeito dos militares que estão controlando Hawkins e o Mundo Invertido: eles não querem destruir o projeto iniciado pelo Dr. Brenner (Matthew Modine), mas sim retomá-lo sob seu próprio controle!
Ao contrário do que Eleven sempre acreditou, não foram drogas alucinógenas que despertaram nela, em Kali e nas outras cobaias mirins os poderes telecinéticos, mas sim a aplicação do sangue de Henry Creel – ou seja, Vecna – em suas mães durante a gestação.
Após capturar Kali, a Dra. Kay tentou repetir essa experiência, extraindo o sangue da jovem para tentar replicar os poderes de Creel em novos fetos – mas tudo o que conseguiu foi adoecer as gestantes.
É por isso que a cientista-vilã está atrás de Eleven: ciente de que a menina é a cobaia que melhor desenvolveu os poderes “herdados” de Henry, Kay conclui que o sangue da garota é o único capaz de desenvolver satisfatoriamente esse experimento.
Três contra Vecna
Enquanto isso, após o verdadeiro massacre executado pelos Demogorgons contra os soldados da base militar, as demais crianças de Hawkins são levadas para a outra dimensão e despertam na mente de Vecna – ou melhor, dentro das lembranças que ele possui de sua infância na antiga casa da família Creel.
Assim como fizera com Holly inicialmente, o vilão as convence de que as salvou do ataque de monstros perversos e de que precisa da ajuda delas para fazer o mesmo com seus pais. Já ciente das verdadeiras intenções do vilão, Holly aproveita um momento de distração dele para ir ao encontro de Max na floresta, a fim de elaborar um plano de escape.
Em certo momento, elas percebem estar sendo observadas por Derek (Jake Connelly), o que em um primeiro momento as assusta. O menino, porém, deixa claro que também está do lado delas, já que foi avisado por Mike e seus amigos sobre as reais intenções de Henry Creel.
Derek, então, combina de distrair Vecna para que Holly possa escapar da casa do vilão e se unir a Max sem despertar suspeitas.
Em busca de uma saída
Max e Holly se põem a percorrer juntas as memórias de Vecna, em busca de um portal que sirva de passagem para suas consciências escapem do cárcere mental imposto pelo antagonista.
O problema é que, em meio à jornada delas, Vecna nota as atitudes estranhas da parte de Derek e confronta o garoto. Este a princípio tenta enfrentá-lo, mas se acovarda quando o monstro ameaça matar seus pais e irmã, o que o faz acabar entregando tanto o paradeiro como os planos de Holly e Max.
Vecna, então, alcança as duas quando estão à beira de encontrar o portal que as levaria de volta à realidade. Perverso, ele se revela com sua verdadeira aparência diante de Holly e tenta estrangular Max na frente dela – mas é impedido por Will (Noah Schnapp), que volta a se infiltrar em sua mente e quebra a perna do vilão, salvando Max.
Max e Holly fogem, abrigando-se na caverna onde, por alguma razão, a consciência de Vecna não consegue alcançá-las. Will, porém, fica retido dentro da mente da criatura, o que o mantém desacordado no mundo real, preocupando sua família e amigos.
A fuga de Camazotz
Sem poder sair da caverna, a fim de manter-se a salvo de Vecna, Max e Holly decidem explorar o deserto que há por trás do local, em busca de uma alternativa para escapar de “Camazotz” – forma como a irmã de Mike batizou a prisão mental em que se encontram, numa referência a seu livro favorito, Uma Dobra no Tempo.
Nessa travessia, elas acabam encontrando a memória traumática que fez Vecna bloquear as recordações além da caverna. É ali que ambas assistem ao pequeno Henry Creel (Martell Romine) matando a pedradas, em legítima defesa, um homem perdido a quem tentou ajudar, mas que se voltou agressivamente contra ele.
Esse homem trazia consigo uma maleta, a qual Henry chega a abrir. Max e Holly, porém, não tem tempo de descobrir o conteúdo daquele recipiente, já que precisam prosseguir sua caminhada rumo ao portal que as levará para fora de Camazotz.
Elas chegam ao ponto exato onde se abre o portal que conduzirá Max de volta ao controle de sua própria mente, libertando-a do coma. Antes de ir, porém, a irmã do finado Billy (Dacre Montgomery) generosamente ajuda Holly a abrir para si uma segunda passagem de volta, garantindo que a menina também consiga retornar por uma via diferente.
O despertar de Max
Ciente de que Max pretende fugir e ajudar Holly a fazer o mesmo, Vecna invade a mente de Will para descobrir onde se encontra o corpo humano da garota. Uma vez confirmado que ela segue em tratamento no hospital de Hawkins, o vilão manda seus Demogorgons até o local para aniquilá-la.
Lucas (Caleb McLaughlin) e Robin (Maya Hawke), porém, percebem o ataque que está por vir e tentam às pressas tirar a ainda inerte Max de lá, contando para isso com a ajuda de Vickie (Ambeth McNulty), a namorada enfermeira da loirinha.
Quando eles estão prestes a serem alcançados (e dizimados) pelo Demogorgons, uma intervenção inesperada de Karen Wheeler (Cara Buono) causa uma explosão de gás diante dos monstros, matando-os carbonizados e salvando a pele de suas presas humanas.
Max, então, finalmente desperta do coma diante de Lucas e dos demais, que se emocionam profundamente ao vê-la reagir. Por conta do longo tempo desacordada, ela não consegue mover ainda os músculos dos braços e das pernas, mas fala com desenvoltura e apresenta o raciocínio totalmente claro.
O despertar de Holly
A irmãzinha de Mike, por sua vez, recupera a consciência dentro de uma espécie de colmeia de Vecna, onde se vê presa dentro do que se assemelha a um casulo – e encontra as demais crianças inconscientes, dispostas da mesma forma.
A menina consegue escapar e descobrir uma passagem que parece levá-la para longe daquele mundo aonde o vilão a transportou. Mesmo sem saber onde o tal túnel vai dar, Holly corajosamente se atira dentro dele e entra em queda livre, rumo ao Mundo Invertido, onde chega a ser vista por Dustin (Gaten Matarazzo), Steve (Joe Kerry) e Nancy (Natalia Dyer) – que se encontravam ali investigando as antigas anotações do laboratório de Brenner.
Quando está prestes a se esborrachar diante do trio, porém, ela é novamente capturada por Vecna, que a puxa de volta para sua dimensão, adormece-a outra vez e torna a aprisionar a consciência da menina em sua própria mente, junto com as demais crianças.
O Mundo Invertido e o Abismo
Nesse meio tempo, Eleven, Hopper e Kali voltam do Mundo Invertido para o plano natural, onde se reencontram com Joyce (Winona Ryder) e os outros. Eleven, então, usa um tanque de isolamento para conseguir invadir a mente de Vecna, resgatando a consciência de Will e trazendo-o de volta à realidade.
Quando Dustin, Nancy e Steve também retornam, todos se reúnem e Dustin revela descobertas impressionantes que fez no velho laboratório. O que eles conheciam como Mundo Invertido é, na realidade, uma mera ponte entre a dimensão onde vivem e o verdadeiro mundo de Vecna, que ele batiza de “Abismo”.
É de lá, e não do suposto Mundo Invertido, que vêm todas as criaturas monstruosas que eles têm enfrentado desde o início da saga, como os Demogorgons e o Devorador de Mentes. É lá que Vecna foi transportado ao ser lançado por Eleven para fora da dimensão natural – e é também para lá que o vilão levou todas as crianças que raptou de Hawkins, incluindo Holly.
Essa ponte foi aberta por Eleven no prólogo imediato da primeira temporada, durante as expedições telecinéticas que Brenner a obrigava a fazer na tentativa de recuperar Henry Creel. A única maneira, portanto, de vencer Vecna é fechando a ponte entre os dois mundos, matando o vilão e isolando para sempre o Abismo que ele controla.
A verdade de Will
O irmão de Jonathan (Charlie Heaton), por sua vez, também traz novidades a respeito dos planos de Vecna com as crianças, obtidas a partir de seu último confronto com o vilão dentro da mente coletiva.
O objetivo de Vecna é unir sua força telecinética à das 12 crianças que sequestrou, provocando uma verdadeira fusão do Abismo com o plano natural, a fim de que o vilão possa governar os dois mundos.
Will explica que todos devem se unir para evitar que essa catástrofe aconteça. Antes disso, porém, ele se vê obrigado a vencer, de uma vez por todas, o medo secreto que Vecna sempre usou para manipulá-lo. Aproveita-se, então, que todos os amigos e familiares estão presentes para revelar diante deles que é homossexual, numa sequência emocionante de desabafo, aceitação e acolhimento.
O plano suicida de Kali e Eleven
As duas ex-cobaias de laboratório de Brenner são peça fundamental no plano de impedir Vecna. Afinal, serão elas as encarregadas de encarar diretamente o vilão e aniquilá-lo com seus poderes, enquanto os demais heróis salvam as crianças e levam-nas de volta e a salvo para a dimensão natural.
Entretanto, para Kali, toda essa força-tarefa não será suficiente. A ex-delinquente afirma acreditar que, para as experiências científicas de Brenner serem encerradas de uma vez por todas, é necessário que não apenas Vecna morra, também Eleven e ela própria.
Tenta, então, convencer a “irmã” a se sacrificarem ambas pelo bem comum, deixando-se matar junto com o vilão quando a ponte que chamavam de Mundo Invertido for fechada. Será que Eleven terá de coragem de embarcar nessa verdadeira missão suicida?
Vecna e as crianças ao ataque!
Após ser novamente cooptada por Vecna, Holly desperta outra vez dentro das memórias do vilão, na antiga casa da família dele.
O antagonista convenceu as demais crianças de que a irmã de Will foi enganada por um monstro que usurpou a aparência de Max e a convenceu a traí-los. Caberia ao grupo, portanto, convencer Holly da “verdade” a fim de que ela volte a se unir à causa – do contrário, não será possível executar a missão de resgate dos familiares de todos eles.
Pressionada pelos colegas de escola, Holly tenta convencê-los sobre o real caráter de Henry Creel, chegando a apelar à colaboração de Derek para tanto. O garoto, porém, temendo as ameaças do vilão contra sua família, recusa-se a apoiar a versão da menina.
Holly, então, não vê alternativa senão tentar fugir dali, mas acaba impedida e agredida pelas outras crianças, que chegam a empurrá-la degraus abaixo pela escadaria da casa dos Creel.
As cenas finais do volume 2 mostram todas os fantoches mirins de Vecna, incluindo Holly e Derek, reunidas com o vilão na sala da residência, dando-se as mãos entre si e entrando ao mesmo tempo em transe, a fim de dar início à missão que fundirá o Abismo e o mundo natural.