Icone Chippu

Alguém disse desconto? Com o Chippu você tem ofertas imperdíveis de streamings e Gift cards! Corre!

Aproveite as ofertas da Chippu Black!

Icone Conheça Chippu Ver ofertas
Icone Fechar
Séries e TV
Lista

Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 3ª temporada

Série da Netflix estreia sua temporada final na próxima semana

Omelete
3 min de leitura
FB
21.11.2025, às 06H00.
Atualizada em 24.11.2025, ÀS 12H30
Stranger Things - terceira temporada

Créditos da imagem: Netflix/Divulgação

Falta menos de uma semana para a estreia da quinta e última temporada de Stranger Things na Netflix. Após quase uma década de devoção à obra, os fãs finalmente conhecerão o desfecho da turma de Hawkins em sua longa cruzada contra o temido Mundo Invertido.

Enquanto essa data não chega, o Omelete tem se dedicado a relembrar os principais acontecimentos das temporadas anteriores da série – e, hoje, é a vez de revisitar a terceira delas, lançada originalmente em 2019. Vamos lá?

Omelete Recomenda

 

Uma Hawkins sem o Mundo Invertido… só que não!

A paz parece reinar na cidade desde que Eleven (Millie Bobby Brown) fechou o portal para o Mundo Invertido, no final da temporada anterior.

A menina com habilidades telecinéticas agora vive como filha adotiva de Hopper (David Harbour) e desfruta de um romance-chiclete com Mike (Finn Wolfhard), numa intensidade que por vezes incomoda seu ciumento e superprotetor pai de criação.

Os demais garotos também estão vivenciando as descobertas e conflitos típicos do início da adolescência, com seus hormônios em plena ebulição. Dustin (Gaten Matarazzo), por exemplo, volta todo feliz de um acampamento de verão, após ter dado seu primeiro beijo numa garota por quem se apaixonou – e foi correspondido.

Além disso, a inauguração de um shopping center – o primeiro da história de Hawkins – torna o local mais agitado do que nunca, sobretudo para sua população jovem. Isso inclui Steve (Joe Kerry), que consegue um emprego na sorveteria local.

Tudo parece ir de vento em popa, até que Will (Noah Schnapp) – sempre ele – começa a sentir estranhas premonições do Mundo Invertido, como se alguma ameaça vinda daquela inóspita dimensão paralela estivesse a ponto de se (re)aproximar…

Billy e a volta do Devorador de Mentes

Eleven cometeu um erro crucial ao trancar o portal aberto por Martin Brenner (Matthew Modine). Ao fazer isso, ela deixou do lado de fora da passagem o temível Devorador de Mentes do lado de fora – enfraquecido como nunca, mas ainda vivo.

Pouco a pouco, o mostro foi utilizando restos mortais de roedores para começar a construir um novo corpo físico, já que não tem mais Will como hospedeiro para atuar na dimensão terreno. Com o tempo, porém, essa matéria-prima deixa de ser suficiente, obrigando-o a ir atrás de outras ferramentas, humanas, para dar a continuidade a seus planos.

Sua primeira cobaia nesse projeto é Billy (Dacre Montgomery), o meio-irmão marrento de Max (Sadie Sink), que foi introduzido na segunda temporada, sem grande destaque. Ele cai nas rédeas da criatura maligna de forma fortuita, passando a ter seu corpo e mente controlados por ela.

Seguindo as ordens de seu mentor, Billy sequestra a própria colega de trabalho, Heather (Francesca Reale), e a leva até ele, que também passa a ser controlada pelo vilão.

Por acaso, Eleven acaba flagrando telepaticamente o sequestro de Heather, enquanto está fazendo uma demonstração de seus poderes psíquicos para Max. Apavoradas, as duas meninas vão até a casa dos pais de Heather para alertá-los sobre o que está havendo – mas, ao chegar lá, encontram o casal conversando amigavelmente tanto com a filha quanto com o próprio Billy.

Convencidas de que a visão de Eleven sobre o rapaz não passou de um engano, as duas meninas vão embora. Assim que elas se despedem, porém, Heather e Billy atacam os pais da moça e os levam até o Devorador, que também os transforma em seus escravos.

Aos poucos, cada uma das pessoas dominadas pela entidade vão atraindo outros “discípulos”, o que só faz aumentar cada vez mais essa sinistra corrente do mal.

 

A ameaça russa

Steve, Robin e Dustin - Stranger Things
Netflix/Divulgação

Ainda apaixonado por Suzie (Gabriela Pizzolo), sua namoradinha do acampamento de verão, Dustin tenta construir um comunicador de longa distância para poder conversar com ela, que mora em outra cidade distante de Hawkins.

Em meio a essa empreitada, porém, o garoto fica assombrando ao interceptar uma indecifrável troca de mensagens em russo. Sem entender como uma comunicação do tipo pode estar ocorrendo nas proximidades de sua terra natal, o menino relata o acontecido a Steve, de quem se aproximara no ano anterior.

Com a ajuda da bela e sagaz Robin Buckley (Maya Hawke), colega de trabalho de Steve na sorveteria, eles descobrem que a tal mensagem se refere a um carregamento que está para chegar ao recém-inaugurado shopping da cidade.

Acompanhados também por Erica Sinclair (Priah Ferguson) – a enfezada, porém intrépida, irmã caçula de Lucas (Caleb McLaughlin) –, o grupo decide investigar as dependências do centro comercial e acaba fazendo uma descoberta aterradora: ele nada mais é do que uma fachada para a base científica russa que está funcionando bem abaixo de si.

Explica-se: a midiatização das experiências com o Mundo Invertido em Hawkins acabou chegando até o governo soviético, que está agora tentando reabrir o portal descoberto dois anos antes na cidade, a fim de usar as criaturas daquele universo paralelo como armas de guerra.

Foi essa nova intervenção científica, inclusive, a responsável por ajudar o Devorador de Mentes a retomar a conexão com o mundo de onde o veio, o que o torna significativamente mais poderoso no plano natural.

Hopper e Joyce: nasce uma paixão

Hopper e Joyce - Stranger Things
Netflix/Divulgação

Essas mesmas experiências que Dustin e seus novos amigos acabaram de descobrir têm provocado outros efeitos secundários em Hawkins, como a formação de um intenso campo magnético ao redor da cidade.

Joyce Byers (Winona Ryder) se dá conta disso quando, de uma hora para a outra, todos os ímãs de sua casa simplesmente deixam de funcionar! Já calejada com respeito ao Mundo Invertido e seus riscos, ela pede ajuda a Hopper para investigar a origem desse fenômeno.

Temendo que o antigo laboratório de Brenner tenha sido reaberto, eles dão um jeito de invadir o local, confirmando que ele segue fechado e desativado. Quando estão prestes a sair, porém, são atacados por um homem misterioso, Grigori (Andrey Ivchenko), que Hopper reconhece ter visto anteriormente ao lado do prefeito da cidade.

Os dois então se unem a Murray (Brett Gelman), o investigador particular que elucidou a morte de Barb (Shannon Puser) no ano anterior, para entender o que há por trás desses estranhos eventos.

Essa proximidade inesperada e algo forçada, ao mesmo tempo que enseja algumas rusgas e embates entre Hopper e Joyce, também faz nascer uma forte atração entre os dois, que vão parecendo cada vez mais próximos de iniciar um romance.

 

Eleven: o alvo do Devorador

Eleven, Mike e os outros não demoram a concluir que Billy está, de fato, possuído pelo Devorador, e tentam sem sucesso tirá-lo do corpo do rapaz da mesma forma que fizeram no passado com Will.

Mas a investida é vã e, após algumas tentativas frustradas de acabar com Eleven usando o rapaz, o Devorador convoca uma espécie de reunião geral de seu séquito de seguidores. Lá, cada um deles – à exceção de Billy – tem o corpo derretido pela entidade, que absorve seus restos mortais (tal qual fizera antes com os ratos) para transformar-se em uma criatura gigantesca.

Fica claro então o real objetivo do vilão do Mundo Invertido: acabar com Eleven, ciente de que a jovem, com seus poderes psíquicos, é a única com força o suficiente para derrotá-lo.

Um enfrentamento acontece entre o monstro (agora mais imponente e medonho que nunca) e a namorada de Mike. Ela sai quase ilesa do embate, mas tem a perna arranhada pelo Devorador, o que a faz perder seus poderes – se temporariamente ou em definitivo, é cedo para saber.

O embate final

Presa no shopping center vazio por Billy e seu mentor do Mundo Invertido, Eleven se vê encurralada, obrigada a encarar o vilão pela primeira vez como uma humana comum, sem qualquer habilidade sobrenatural – o que por pouco não significa seu fim.

No último momento, porém, Eleven consegue usar o resquício de suas habilidades para se comunicar com a consciência de Billy, afastando-o temporariamente do controle mental do Devorador.

Isso faz com que o rapaz consiga se voltar contra o vilão, optando por sacrificar a própria vida para salvar de Eleven. Essa ousadia, porém, custa caro a ele, que é atacado pela criatura e morre heroicamente nos braços da irmã postiça, Max.

 

A morte do Devorador – e de Hopper

Presos na base russa sob o shopping, Robin e Steve são resgatados por Joyce, Murray e Hopper. O trio descobre que uma máquina está sendo construída ali para reabrir definitivamente o portal para o Mundo Invertido, e pará-la é a única forma de derrotar de vez o Devorador de Mentes.

Após enfrentar muitos capangas dos cientistas soviéticos, eles chegam até o local onde o artefato funciona a pleno vapor. Lá, prester a desligar tudo, Hopper é novamente atacado por Grigory, e o embate entre os dois termina diante da máquina em funcionamento.

Joyce tenta esperar o chefe de polícia estar a salvo para cumprir missão, mas logo percebe que não há tempo para isso. Hopper a olha com ar sereno e complacente, como que dando-lhe autorização para fazer o que sabe que tem de fazer – e Joyce, compreendendo a mensagem, aperta o botão.

Uma grande explosão é provocada pelo desligamento repentino da máquina, desintegrando violentamente todos que estavam a seu redor naquele momento, inclusive Hopper. Com isso, o portal para o Mundo Invertido volta a se fechar, o que mata definitivamente o Devorador de Mentes, bem como a ameaça que ele representa para Hawkins e seu povo.

Três meses depois…

A aparente morte de Hopper representa um duro golpe para todos os que estimavam o policial – principalmente para Joyce, que começava a se apaixonar por ele, e para Eleven, que agora se vê órfã pela segunda vez.

Como numa espécie de tributo à memória do homem que esteve a ponto de amar, Joyce decide adotar a menina, levando-a consigo e com seus filhos, Will e Jonathan (Charlie Heaton), para começar uma nova vida em outra cidade, longe de Hawkins.

A despedida deles é dolorosa, especialmente para o apaixonado Mike – que, não obstante, concorda em seguir com o relacionamento à distância, vendo-se pessoalmente sempre que possível.

Steve, já esquecido de sua antiga paixão por Nancy (Natalia Dyer), até ensaiou começar um novo romance com Robin, com quem viveu grandes aventuras naquele ano – mas se conforma em ser apenas amigo da moça depois que ela se revela lésbica para ele.

E, assim, mais uma temporada de Stranger Things termina.

Webstories

Hopper morreu mesmo?

Antes, porém, do encerramento completo, uma cena pós-créditos nos leva ao centro das operações pelo Mundo Invertido no coração da Rússia, mais especificamente dentro de uma prisão soviética.

Vemos, então, como um detento da unidade é oferecido pelos guardas como alimento para um Demogorgon! Isso deixa claro que os russos, antes do fechamento do portal, conseguiram se apropriar da criatura originária da outra dimensão – e a estão alimentando para usá-la como arma contra seus inimigos políticos.

Os soldados deixam escapar ainda a referência a um certeiro “prisioneiro americano”, dando a entender que Hopper pode não ter morrido na explosão, mas sobrevivido de alguma maneira e sido transformado em prisioneiro dos vilões.

Esses mistérios são devidamente elucidadas na quarta temporada de Stranger Things, que recapitularemos na sequência.

Comentários (0)

Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.

Sucesso

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.