Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 1ª temporada
Fase final da série chega neste mês ao catálogo da Netflix
Créditos da imagem: Netflix/Reprodução
Falta pouco para os fãs de Stranger Things começarem a conferir a temporada final da série da Netflix.
Após um hiato de mais três anos, a saga criada pelos irmãos Duffer retorna à ativa no próximo dia 26, com quatro episódios inéditos. Outros três capítulos serão disponibilizados no dia 25 de dezembro, em pleno Natal, enquanto o episódio derradeiro vem no dia 31, junto com a despedida de 2025.
Enquanto aguardamos pelas novas aventuras de Eleven (Millie Bobby Brown) e cia., nada melhor do que relembrar os eventos das temporadas anteriores da série, não é mesmo? A começar, é claro, por aquela onde tudo começou.
O sumiço de Will
A história de Stranger Things tem início em novembro de 1983, na fictícia cidade de Hawkins, quando o menino Will Byers (Noah Schnapp), de apenas 12 anos, desaparece misteriosamente ao voltar de uma partida de board game com vizinhos da mesma idade.
A falta de notícias do garoto intriga a toda a cidade, mas especialmente à sua mãe, Joyce (Winona Ryder) – uma mulher divorciada e batalhadora, que se desvive por sustentar a família –, e o irmão adolescente, Jonathan (Charlie Heaton).
Desesperada sem ter ideia de onde Will possa estar, Joyce começa a perceber estranhas manifestações na própria casa da família, que a levam a crer que seu herdeiro possa estar tentando se comunicando com ela de forma sobrenatural.
Eleven e o laboratório do Dr. Brenner
Em meio a tamanho caos, uma garota da mesma idade de Will e seus amigos começa a circular perdida pelos quatro cantos de Hawkins.
Dona de um vocabulário irrisório para a pré-adolescente que é, ela veste uma espécie de bata hospitalar e possui o número 11 tatuado em um dos braços, razão por que diz se chamar Eleven.
O mais estranho, porém, é a perseguição implacável que a criança sofre de um grupo de agentes com cara de poucos amigos – além, é claro, das inexplicáveis capacidades telecinéticas que Eleven vai manifestando pouco a pouco ante os olhos do público.
Cada vez que move um objeto unicamente com a força de seu pensamento, a menina sofre um pequeno sangramento nasal, dando a entender que o exercícios dessa habilidade representa para ela um grande desgaste físico e mental.
Aos poucos, flashbacks vão mostrando que Eleven cresceu como cobaia de laboratório do misterioso cientista Martin Brenner (Matthew Modine), junto a outras crianças criadas em condições idênticas e batizadas com números ao invés de nomes.
O objetivo de Brenner é usar os poderes de Eleven e das outras cobaias mirins para abrir um canal de comunicação com outras dimensões, sem se importar com os perigos que essas experiências possam trazer a todos ao seu redor.
O Mundo Invertido
Fugindo em desespero de Brenner e seus capangas, Eleven acaba sendo encontrada pelo trio de melhores amigos de Will: Mike Wheeler (Finn Wolfhard), Lucas Sinclair (Caleb McLaughlin) e Dustin Henderson (Gaten Matarazzo).
As crianças a acolhem e a levam clandestinamente à casa de Mike, onde Eleven dá a entender que sabe onde Will está. Com muita dificuldade, ela consegue comunicar aos demais que o amigo deles provavelmente se encontra no Mundo Invertido, espécie de projeção fantasmagórica do universo onde eles vivem.
Esta dimensão paralela é marcada por um ambiente hostil e inóspito, habitado por criaturas monstruosas como o Demogorgon, que teria arrastado o filho de Joyce para o outro plano e estaria agora perseguindo-o para devorá-lo.
A origem de Eleven
Quando Joyce Byers o procura dizendo que está se comunicando sobrenaturalmente com Will, o chefe de polícia Jim Hopper (David Harbour) acha que a mulher só pode estar enlouquecendo.
No entanto, o aparecimento de um suposto cadáver do menino desaparecido – que mais tarde revela-se falso – começa a fazê-lo acreditar que há algo de muito estranho acontecendo em torno deste caso.
Hopper então se une a Joyce para investigar a relação entre o desaparecimento do filho dela e as experiências realizadas pelo Dr. Brenner. As pistas os levam até Terry Ives (Aimee Mullins), uma mulher que se encontra em estado catatônico e é cuidada dia e noite pela irmã, Becky (Amy Seimetz).
Em conversa com o policial e a mãe de Will, Becky revela que Terry participou na juventude de uma série de experiências realizadas por Martin Brenner com drogas alucinógenas. Ela esteve grávida durante boa parte desses procedimentos e deu à luz uma menina, Jane, supostamente morta ao nascer.
Terry, porém, nunca se conformou com essa explicação e sempre acusou Brenner de haver forjado a morte da criança para se apossar dela, com fins nefastos. A filha de Terry é ninguém menos que Eleven, subtraída pelo cientista em pleno nascimento para ser usada como cobaia humana.
Triângulo amoroso teen
Enquanto Joyce, Mike e os demais correm contra o tempo para salvar Will dos perigos do Mundo Invertido, uma subtrama quase folhetinesca se desenvolve no núcleo adolescente de Stranger Things.
Jonathan Byers, filho mais velho de Joyce, interessa-se pela colega de escola Nancy Wheeler (Natalia Dyer), irmã de Will. Namorada do mauricinho Steve (Joe Keery), ela vai aos poucos se desencantando do rapaz e interessando-se pelo outro pretendente “esquisitão”.
Nesse entrecho também se destaca Barb (Shannon Purser), melhor amiga de Nancy, que tenta protegê-la da influência duvidosa de Steve – mas encontra um fim trágico ao ser atraída pelo Demogorgon para o Mundo Invertido, onde é brutalmente assassinada por ele.
A batalha final
Depois de alguns rodeios, Eleven surpreende Mike e os amigos dele com uma revelação inesperada: foi ela a responsável por, durante uma experiência mal-sucedida de Brenner, abrir a passagem para o Mundo Invertido, causando indiretamente a chegada do Demogorgon e o rapto de Will.
Enquanto a perseguição dos agentes de Brenner contra sua ex-cobaia humana se intensifica, Joyce e Hopper invadem o laboratório do vilão e entram no Mundo Invertido, onde conseguem encontrar Will e resgatá-lo – bastante debilitado, é verdade, mas ainda vivo.
Quando o Demogorgon escapa do Mundo Invertido e está prestes a aniquilar Mike, Dustin e Lucas, Eleven entra novamente em ação e usa o máximo de sua capacidade mental contra o monstro, desintegrando-se junto com ele diante de todos.
Apegado à nova amiga (ou seria mais que isso?), o irmão de Nancy chora desconsolado diante da conclusão de que Eleven sacrificou a própria vida para salvar a deles.
Pontas soltas
Após uma passagem de tempo, tudo parece ter voltado ao normal em Hawkins. Will, já plenamente recuperado, comemora o Natal em casa com Joyce e Jonathan, livre dos perigos que quase acabaram com ele poucas semanas antes.
No entanto, em certo momento, o garoto se dirige ao banheiro e tem um acesso de tosse, ao fim do qual expele uma estranha criatura, que possui aparência similar às existentes no Mundo Invertido e desaparece pelo ralo da pia. Seria a chegada uma nova ameaça a Hawkins?
- Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 3ª temporada
- Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 4ª temporada
Quase ao mesmo tempo, vemos também Hopper deixar na floresta uma caixa com a sobremesa favorita de Eleven, o que dá a entender que, talvez, a ex-cobaia do Dr. Brenner tenha sobrevivido à sua luta apoteótica contra o Demogorgon.
Esses mistérios são esclarecidos ao longo da segunda temporada de Stranger Things, que recapitularemos em momento oportuno.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários