Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 4ª temporada
Série da Netflix estreia sua temporada final na próxima semana
Nossa recapitulação de Stranger Things chega hoje à sua parte final. Depois de relembrarmos os principais acontecimentos das três primeiras temporadas da série, vamos nos voltar agora à fase lançada em 2022, que faz a ponte direta para a aventura que começaremos a conferir a partir de hoje (26) no catálogo da Netflix.
Nesses episódios, pela primeira vez os Irmãos Duffer levaram os protagonistas (ou parte deles) para fora de Hawkins, construindo assim uma narrativa mais dinâmica e com a ação mais segmentada, embora não menos intensa e perfeitamente interligada. Acompanhe.
Eleven e os Byers: uma nova vida na Califórnia
Oito meses se passaram desde a derrota completa do Devorador de Mentes no shopping center da cidade. Estamos agora em 1986, onde vemos Joyce Byers (Winona Ryder) levando uma rotina mais pacata em outro estado, ao lado dos rebentos, Will (Noah Schnapp) e Jonathan (Charlie Heaton), e da nova filha adotiva, Eleven (Millie Bobby Brown) – cuja criação foi assumida por ela após a suposta morte de Hopper (David Harbour) no fim da fase anterior.
Dos quatro membros dessa nova família, Eleven é a que mais tem sofrido com a mudança de ares. Além de estar milhares de quilômetros longe do namorado, Mike (Finn Wolfhard), ela ainda não se conformou com a perda de seus poderes telecinéticos após o ataque do Devorador. Para piorar, ainda tem que lidar com o bullying constante de seus novos colegas de escola – especialmente da arrogante Angela (Elodie Grace Orkin), a “queen bee” do colégio.
Matriarca do clã, Joyce luta para manter a todos de pé, financeira e moralmente – ao mesmo tempo em que tenta se conformar com a perda de Hopper, com quem ensaiou um romance no ano anterior.
Uma fagulha de esperança, entretanto, surge de repente quando a mãe de Will recebe um pacote vindo da Rússia. Ao abri-lo, ela encontra uma boneca de porcelana, que traz oculta dentro de si uma importante mensagem escondida: o ex-chefe de polícia de Hawkins está vivo!
Como Hopper sobreviveu?
De fato, o pai adotivo de Eleven conseguiu escapar ileso da explosão provocada pelo desligamento da máquina montada pelos russos, que tentava reabrir o portal para o Mundo Invertido na base científica construída sob o shopping center.
Quando as chamas tomaram conta de seu entorno, Hopper se atirou da plataforma de operação da máquina e caiu sem sentidos no andar inferior do laboratório, evitando assim ser atingido pelo fogo e a radiação.
Ao acordar, acabou aprisionado pelos soldados soviéticos e levado a uma prisão em Kamchatka, na Rússia. É lá que ele tem vivido todos esses meses, obrigado a cumprir uma rotina exaustiva de trabalhos braçais ao lado de outros prisioneiros.
Sem se conformar com esse destino, porém, o policial subornou um dos guardas para enviar uma mensagem a Joyce, avisando-a sobre sua sobrevivência.
Após descobrir a nota oculta na boneca, a mãe de Will vai atrás de Murray (Brett Gelman) e os dois fazem uma ligação internacional por o número de telefone afixado à nota, sendo atendidos por uma voz masculina com sotaque russo – o aliado que Hopper comprou na prisão.
O interlocutor confirma estar ajudando o americano e promete soltá-lo em troca de um resgate de US$ 40 mil, que deve ser pago em espécie a um contato seu no Alaska. Mais do que depressa, Joyce e Murray dão um jeito de conseguir a quantia e, sem pensar duas vezes, embarcam num voo para o outro lado do mundo ao resgate de Hopper.
Uma nova ameaça do Mundo Invertido
Enquanto isso, em Hawkins, Mike e Dustin (Gaten Matarazzo) se unem a um novo clube de RPG na escola, liderado pelo excêntrico Eddie Manson (Joseph Quinn), aluno do ensino médio que nada mais é do que a perfeita combinação entre os estereótipos de nerd e roqueiro.
As atividades de Eddie, entretanto, não se restringem aos jogos de tabuleiro. Ele ganha a vida fornecendo drogas a alguns alunos da escola – e essa fama chega aos ouvidos da patricinha Chrissy Cunningham (Grace Van Dien), que o procura para conseguir algumas dessas substâncias.
Eddie, então, leva-a ao trailer onde vive para lhe entregar a “encomenda” de forma discreta. O problema é que, enquanto ele vai buscar o que prometeu, Chrissy começa a ter visões com uma criatura desfigurada, que caminha ameaçadoramente até ela.
Enquanto alucina, a jovem entra em uma espécie de transe epilético, que se intensifica até ela começar a revirar os olhos e a levitar, diante de um Eddie assustadíssimo. O que já era apavorante se torna aterrador quando os membros de Chrissy começam a se quebrar com violência, num show infernal de horrores.
Sem entender o que está acontecendo, o traficante foge esbaforido da própria casa, enquanto sua “cliente” morre da forma mais horrível que alguém poderia imaginar.
É apenas o começo de uma nova – e extremamente perigosa – investida do Mundo Invertido contra Hawkins e seus moradores.
Vecna
Como foi a última pessoa a ser visto com Chrissy, Eddie se torna o principal suspeito de tê-la assassinado. Movida pelo preconceito contra a paixão de Eddie por jogos de RPG, a população de Hawkins dá crédito a uma teoria de que o rapaz a teria matado como parte de um sacrifício satânico.
O público sabe, porém, que o verdadeiro assassino é a bisonha criatura que acaba de surgir do Mundo Invertido, chamada Vecna. Ao longo dos episódios, o vilão faz outras duas vítimas de forma idêntica, capturando sua atenção através de alucinações e matando-as em meio a um transe convulsivo.
O mais bizarro, porém, é que os locais onde as vítimas de Vecna foram abatidas vão se tornando palcos da abertura de novos portais para o Mundo Invertido – o que não passa despercebido aos olhos dos amigos de Eleven que ficaram na cidade.
A sempre intrépida Nancy (Natalia Dyer) decide ir a fundo na investigação desses novos fenômenos. Unindo-se à não menos sagaz Robin (Maya Hawke), ela descobre a existência de Victor Creel (Robert Englund), cidadão local que está há décadas em um manicômio judiciário, acusado de assassinar a própria família – de forma idêntica à que morreram Chrissy e os demais.
A volta de Martin Brenner
Cansada das investidas de Angela contra ela, Eleven ataca violentamente sua algoz, que sai desse embate com o nariz quebrado. A revanche, entretanto, custa caro à namorada de Mike, que acaba nas mãos do Juizado de Menores e sentenciada à internação em um reformatório.
Quando está sendo levada para lá, porém, Eleven é surpreendida no meio da estrada pelo reaparecimento de Sam Owens (Paul Reiser) – o cientista que assumira o laboratório de Hawkins na segunda temporada.
Após livrar a adolescente dos agentes judiciais, ele conta a ela que um novo perigo, mais mortal que todos os outros, está tomando conta de Hawkins, e que somente Eleven pode livrá-la da destruição que se enuncia.
Para isso, porém, ela precisa recuperar seus poderes – e Owens afirma ter a solução para isso. Eleven então aceita acompanhá-lo a uma base científica no meio do deserto, onde se depara com ninguém menos que Martin Brenner (Matthew Modine) – o homem que a fez de cobaia de laboratório desde seu nascimento, a quem todos acreditavam morto desde o fim da primeira temporada de Stranger Things.
O ponto fraco de Vecna
As coisas em Hawkins ficam ainda mais tensas depois que Max (Sadie Sink) começa a apresentar os mesmos sintomas que Chrissy e as outras vítimas de Vecna manifestaram antes de serem brutalmente executados pelo vilão.
Enquanto isso, Nancy e Robin conseguem acesso a Victor Creel na prisão. O detento afirma com convicção não ter sido o autor da chacina contra a própria família – assassinada de fato, segundo ele, por uma entidade sobrenatural.
O próprio Victor só teria sobrevivido porque, casualmente, uma de suas canções favoritas estava tocando no momento exato do massacre, o que de alguma forma impediu que ele entrasse no mesmo transe mortal que ceifou sua esposa e filhos.
Nancy e Robin avisam os amigos sobre esse antídoto – a música – aos poderes de Vecna, no exato momento em que Max está entrando no mesmo transe com que o vilão do Mundo Invertido pretende matá-la.
Mais do que depressa, a trupe coloca em execução diante de Max a canção favorita dela – "Running Up That Hill", de Kate Bush –, o que a tira do transe e evita que a ruivinha seja assassinada por Vecna (ao menos, por agora).
A verdade sobre o vilão
Passado o susto de descobrir que Brenner forjara a própria morte, Eleven é convencida por ele e Owens a submeter-se a uma espécie de treinamento intensivo, através do qual, eles garantem, ela terá seus poderes de volta.
A namorada de Mike então se imerge em um tanque especializado de isolamento sensorial, onde é direcionada por Brenner e Owens a acessar memórias bloqueadas de seus primeiros anos como cobaia humana no laboratório clandestino de Hawkins.
Em meio a essas lembranças que Eleven está desenterrando da própria mente, destaca-se a presença de um enfermeiro, Peter (Jamie Campbell Bower), que agia como uma espécie de monitor sobre as demais cobaias mirins.
Ele vai se aproximando da pequena Eleven e ganhando a confiança dela, sobretudo após mostrar uma tatuagem idêntica à dela, com o número “Um” impresso no braço – indicando que teria sido a primeira criança a ser usada como “rato de laboratório” por Brenner.
Peter e Eleven organizam um plano de fuga – e, com a desculpa de poder colaborar melhor com essa operação, Peter convence Eleven a usar os poderes telecinéticos dela para remover um chip que Brenner implantou na nuca do enfermeiro, os quais bloqueias as habilidades que ele desenvolveu em seus tempos de cobaia.
A garotinha o faz, mas, a partir daí, tudo sai do controle: dono de forças psíquicas quase tão poderosas quanto as de Eleven, Peter comete um verdadeiro massacre dentro do laboratório, matando vários funcionários e também algumas das cobaias mirins, num verdadeiro banho de sangue!
Eleven, é claro, não apoia essa atitude radical e rompe sua aliança com Peter/Um. Os dois entram em um combate telecinético, e Eleven leva a melhor, usando tão profundamente suas forças contra o ex-cúmplice que literalmente o envia para outra dimensão – ou seja, o Mundo Invertido.
A travessia é tão violenta que praticamente destrói Peter fisicamente, conferindo-lhe a aparência desfigurada que hoje ele possui, como Vecna.
Prodígio do mal
E as revelações não param por aí: antes de chegar às mãos de Brenner para ser a cobaia número Um, Peter era ninguém menos que Henry Creel, o filho de Victor Creel que supostamente morrera no massacre de década atrás, assassinado pelo próprio pai junto com a mãe e a irmã.
Fora na verdade Henry, e não Victor, quem cometera o massacre contra a própria família, usando as habilidades telecinéticas que descobriu ainda na infância. Os dons sobrenaturais do garoto chamaram a atenção de Brenner, levando-o a forjar a morte do garoto e culpar Victor pelo crime, a fim de se apossar da criança e usá-la para dar início às experiências com humanos de que, posteriormente, Eleven faria parte.
Após vários anos preso no Mundo Invertido, Henry/Vecna agora quer retornar definitivamente ao plano natural. Foi ele quem construiu o Devorador de Mentes e, nos anos anteriores, usou-o como marionete para executar parte de seu plano de regresso.
Tendo, porém, fracassado em usar o monstro contra Eleven, Vecna agora descobriu no assassinato de pessoas por telecinese uma ferramenta para abrir novos portais em Hawkins. Três já foram abertos, faltando apenas um para que o vilão possa invadir de vez a Terra – e é esse quarto portal que ele planeja construir através do assassinato de Max.
A morte (real) de Brenner e a fuga de Eleven
Eleven volta dessa jornada de autoimersão com seus poderes plenamente recuperados. Quase em seguida, porém, um caos tem início na base de Brenner e Owens, quando agentes do governo invadem o local dispostos a eliminar Eleven – a quem culpam pelos desastres gerados pelo Mundo Invertido em Hawkins.
Brenner dá um jeito de escapar com sua antiga cobaia mirim, mas acaba baleado durante a fuga por um sniper de helicóptero. Ele morre (de verdade, desta vez) nos braços da ex-pupila, que não se comove com a situação do vilão e se recusa a perdoá-lo por tê-la usado a vida toda como um mero experimento científico.
Enquanto tenta se esconder de seus algozes pelo deserto, Eleven é encontrada por Mike, Will e Jonathan – que estão de carro à sua procura. O trio, então, leva-a de volta à civilização e improvisa um novo tanque de isolamento sensorial, para que Eleven evoque suas habilidades e entre na mente de Max, a fim de protegê-la de mais um ataque de Vecna.
Hopper e Joyce, juntos outra vez
Depois de uma série de peripécias entre o Alaska e a Rússia, Joyce e Murray conseguem invadir o complexo prisional de Kamchatka, onde Hopper está preso. Para isso, eles contam com a ajuda dos atrapalhados Dmitri (Tom Wlaschiha) e Yuri (Nikola Duricko).
Não é fácil chegar até o ex-chefe de polícia, mas eles conseguem fazê-lo no momento em que Hopper, junto com outros detentos, está para ser servido de alimento ao Demogorgon que os soviéticos trouxeram do Mundo Invertido no fim da temporada anterior.
Novos confrontos são necessários – tanto entre humanos quanto com as criaturas da outra dimensão. Ao fim de tudo isso, porém, Joyce, Hopper e Murray conseguem escapar dos agentes soviéticos e deixar o complexo prisional, prontos para voltar aos Estados Unidos e expor a todos em Hawkins a boa nova de que o policial continua vivo.
O triunfo de Vecna
Disposta a derrotar Vecna de uma vez por todas e impedi-lo de matar Max, a turma de Hawkins organiza uma verdadeira força-tarefa contra o vilão.
Enquanto Lucas (Caleb McLaughlin) e sua irmã Erica (Priah Ferguson) ajudam Max a se proteger dele no plano natural, Nancy, Robin, Steve (Joe Kerry), Dustin e Eddie invadem o Mundo Invertido para tentar enfraquecê-lo, atacando as criaturas que ele tem como aliados.
Lá, porém, são atacados pelos bichos. Tentando impedir que Vecna e seu séquito façam mais vítimas fatais, Eddie se sacrifica pelos amigos, deixando-se atacar pelos monstros e sendo mortalmente ferido por eles. O rapaz morre nos braços de Dustin, com quem fizera amizade.
Enquanto isso, um violento embate ocorre entre Eleven e Vecna pela vida de Max. A ruivinha novamente entra em transe, e está a ponto de morrer da mesma forma que Chrissy e os outros, quando Eleven consegue se sobrepor à ação de Vecna e impedi-lo de dar o golpe final contra sua amiga.
No entanto, Max sai tão ferida deste novo ataque que acaba morrendo naturalmente, em virtude dos danos físicos que o vilão lhe causou. Eleven então novamente intervém, usando os poderes que readquiriu e aperfeiçoou junto a Brenner e Owens para ressuscitar a garota.
Embora ela consiga salvar a vida de Max, o breve momento por que a menina esteve morta é suficiente para gerar a abertura do quarto portal de que Vecna precisava. Agora, o vilão tem tudo o que era necessário para escapar do Mundo Invertido, invadindo e controlando o plano natural.
Hawkins – e o mundo – à mercê de Vecna
Com tantos portais abertos na cidade, as autoridades entendem que ela não é mais segura, e ordenam sua evacuação. Midiaticamente, um terremoto é usado como pretexto para justificar essa operação.
Os moradores da cidade se organizam em abrigos, com a ajuda da intendência local e dos municípios vizinhos. É nesse contexto que Hopper retorna, trazido por Joyce e Murray, e protagoniza um comovente reencontro com Eleven, aliviada por estar novamente ao lado do único pai de verdade que conheceu.
Embora tenha sobrevivido ao ataque derradeiro de Vecna, Max ficou seriamente debilitada por essas últimas investidas dele, o que a deixou em estado de coma. Para dessabor de todos – e principalmente de Lucas, seu namorado –, não se sabe quando (e se) ela despertará algum dia desse estado.
Os momentos finais da temporada mostram os protagonistas observando, ao longe, manifestações do Mundo Invertido começando a tomar conta de Hawkins, enquanto Will sente que, apesar de enfraquecido após seu último embate contra Eleven, Vecna permanece vivo e pronto a atacar novamente.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários