Stranger Things

Créditos da imagem: Netflix/Divulgação

Séries e TV

Artigo

Stranger Things 4 | Entenda o final do Volume 2

Série responde diversas perguntas nos dois últimos capítulos, mas prepara o solo para uma temporada final

Omelete
4 min de leitura
Julia Sabbaga
01.07.2022, às 10H59
ATUALIZADA EM 01.07.2022, ÀS 14H49
ATUALIZADA EM 01.07.2022, ÀS 14H49

Foram anos - e depois mais algumas semanas - de aguardo para o fim da 4ª temporada de Stranger Things, e hoje (01) a série sensação da Netflix finalmente concluiu o seu penúltimo ano, entregando respostas para alguns dos mistérios deixados pela primeira parte de episódios. Foram dois capítulos recheados de expectativas e reviravoltas, e o plano de Vecna finalmente se revelou, mesmo que tenha deixado algumas perguntas no ar. 

[Cuidado com spoilers do fim de Stranger Things 4] 

Se a dúvida deixada no fim do Volume 1 da 4ª temporada era o que exatamente se passou quando Eleven confrontou o 001 no laboratório em seu passado, agora pudemos entender que aquele momento levou Henry a um universo sombrio subterrâneo que ainda era muito diferente do Mundo Invertido que conhecemos agora. A principal revelação deste momento é que Vecna se deparou com a Sombra e se conectou com ela, criando o Devorador de Mentes. Inspirado por seu amor por seres aracnídeos (mostrado nos episódios que revelaram o passado da família Creel), Henry formou o Devorador de Mentes como o conhecemos, com suas ameaçadoras e gigantes patas. 

Desde então, portanto, Vecna, o Devorador de Mentes e os seres do Mundo Invertido (sejam eles Demodogs ou Demogorgons) funcionam como uma mente só, o que acaba contribuindo para que a estratégia dos heróis de Stranger Things funcione (pelo menos até certo ponto). Lá em Hawkins, a turma de protagonistas cria um plano para atrair Vecna e eliminá-lo, mas isso significa usar Max como isca. Quando o vilão não cai nessa, a garota começa a discursar sobre Billy, como uma maneira de atrair a criatura novamente para dentro de sua mente. 

Quando fica sabendo que seus amigos de Hawkins estão enfrentando uma ameaça desta magnitude, Eleven - que já escapou do Laboratório e das garras de Papa - entra mais uma vez em um tanque de privação sensorial e se projeta para salvar Max, navegando pelas suas memórias e confrontando mais uma vez Henry - agora em sua forma de Vecna. É lá que a criatura explica o que realmente aconteceu desde então, e que ele esteve se fortalecendo por todos estes anos, buscando abrir portais através de Hawkins para trazer o Mundo Invertido para a cidade que tanto odeia. Neste momento, o antigo Henry explica que utilizou o Devorador de Mentes no passado para atacar a cidade, mas quando isso não deu certo (porque ele foi derrotado no fim da 3ª temporada), Vecna percebeu que precisaria abrir os portais e criar o apocalipse ele mesmo. 

O confronto ameaça a vida de Eleven, mas inspirada pelo amor de Mike, a heroína consegue fragilizar Vecna o suficiente para que ele se materialize na Mansão Creel, onde Nancy, Steve e Robin o esperavam. Ao mesmo tempo em que Hopper ataca os demodogs na prisão russa, nossos heróis fazem o mesmo em Hawkins e tacam fogo em Vecna, que cai da alta janela da mansão e oferece um momento de respiro para os personagens. 

Acontece que Vecna dá uma de Michael Myers e some do local onde teria aterrissado (em um aceno bem carismático ao fim de Halloween). É neste momento também que a cidade de Indiana racha em pedaços, e Vecna parece ter avançado em seu projeto de trazer o Mundo Invertido para o plano terreno. No local, cidadãos entendem o evento como um grave terremoto, e é possível ver os habitantes de Hawkins deixando a cidade para trás - e culpando, claro, o clube de RPG por todo e qualquer dano. 

Para não parar por aí, os últimos momentos de Stranger Things 4 mostram Will sentindo a presença do Devorador de Mentes (com aquele familiar arrepio na nuca) e o Mundo Invertido realmente se apoderando de Hawkins, quando aquelas cinzas começam a cair sob a cidade. Enquanto a população admira o que entende por neve, nossos heróis percebem a ameaça, e encaram a cidade sendo tomada por fumaça e raios vermelhos: o Mundo Invertido chegou até eles. 

Se o plano de dominação de Vecna parece estar muito bem-sucedido e encaminhado, vale lembrar que a morte de Max era essencial para o seu funcionamento e, apesar do confronto ter feito o coração da garota parar por um minuto inteiro, a projeção de Eleven ao seu lado parece ter trazido Max de volta à vida. Com ossos quebrados e no que parece ser um coma, Max termina a temporada na cama de hospital - mas este não parece ser o seu fim.

Agora, se a sobrevivência de Max coloca os planos de Vecna em risco, ou se os nossos heróis de Hawkins serão capazes de salvar a cidade do futuro sombrio que a ameaça, só ficaremos sabendo na 5ª temporada de Stranger Things, ainda sem previsão de estreia. 

Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.