Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 2ª temporada
Série da Netflix estreia sua temporada final no últimos dias de novembro
Começou a contagem regressiva para a estreia da quinta temporada de Stranger Things na Netflix. Após uma espera de mais de três anos, a série retorna no próximo dia 26 à plataforma de streaming, com a primeira parte dos 8 episódios que encerrarão de vez a saga de ficção científica.
Faltando menos de duas semanas para esse retorno acontecer, o Omelete está promovendo a recapitulação dos principais acontecimentos da série até agora. Relembramos ontem (14) a temporada inicial, e hoje (15) prosseguimos com a segunda, cujo enredo se inicia cerca de um ano após o resgate de Will (Noah Schnapp) do Mundo Invertido.
Hawkins: novos e velhos moradores
A família Byers seguiu a vida naturalmente – sobretudo a mãe, Joyce (Winona Ryder), que iniciou até um novo relacionamento amoroso, com o bonachão Bob (Sean Astin). Will também continua em constante contato com os amigos de sempre, Dustin (Gaten Matarazzo), Lucas (Caleb McLaughlin) e Mike (Finn Wolfhard) – “time” que se torna ainda mais numeroso com a chegada de uma nova companheira, a ousada Max (Sadie Sink).
Ela acaba de se mudar para Hawkins ao lado da mãe, do padrasto e do filho deste, Billy (Dacre Montgomery), um adolescente agressivo e metido a valentão que mantém uma relação bastante hostil com a irmã postiça.
Embora pareça ter superado toda a experiência traumática do ano anterior, a verdade é que Will ainda é atormentado por visões constantes do Mundo Invertido, como se aquela dimensão inóspita que visitou, de alguma forma, ainda vivesse dentro dele.
O que aconteceu com Eleven?
As cenas finais da primeira temporada deixaram em aberto o destino da personagem de Millie Bobby Brown. Desaparecida após destruir o Demogorgon, ela foi dada como morta, mas, na realidade, sobreviveu a essa batalha quase suicida e acabou resgatada por Hopper (David Harbour), que a mantém escondida em uma cabana isolada, para que Eleven não caia nas mãos do governo.
Os dois passam a desenvolver uma relação típica de pai e filha, ora afetiva, ora conflitiva – como se encontrassem um no outro a compensação pela herdeira que Hopper perdeu e pela figura paterna que o Dr. Brenner (Matthew Modine) nunca foi de fato para Eleven.
A principal desavença entre eles nasce do desejo de Eleven de voltar a Hawkins, coisa que o chefe de polícia não permite pela própria segurança da menina. É no meio de um desses rompantes que a ex-cobaia mirim decide fugir do esconderijo onde o “pai postiço” a mantém, a fim de partir em busca de resposta sobre a própria origem.
O Devorador de Mentes
Com o desenrolar dos capítulos, entende-se que as visões que Will vem tendo do Mundo Invertido desde o ano anterior devem-se ao fato de ele estar possuído pelo Devorador de Mentes, uma espécie de entidade que parece ter planos de dominar Hawkins.
Além de controlar parcialmente a mente e o corpo de Will, o Devorador se aproveita do portal que Eleven havia aberto entre os dois mundos para se espalhar pela área subterrânea de Hawkins, no que parece ser uma tentativa de paulatinamente ir tomando a cidade de dentro para fora.
O antigo laboratório de Brenner é agora controlado por outro cientista, Sam Owens (Paul Reiser), que nota o que está acontecendo e busca incessantemente fechar o portal, ao mesmo em que tenta se livrar da “praga” que está crescendo sob a cidade. E o mais bizarro: toda vez que Owens e sua equipe tentam incinerar os tentáculos do Devorador, Will reage convulsivamente, como que sentindo em si próprio a dor causada por esses ataques ao parasita dentro dele.
Outra habilidade do Devorador é ter a seus serviços os “Democães”, criaturas parecidas com o Demogorgon do ano anterior, porém quadrúpedes e mais animalescas, trazidas do Mundo Invertido pelo vilão para colaborar em seus planos.
Um desses seres é o animal expelido por Will no final da temporada anterior. A estranha criatura reaparece na casa de Dustin, que o adota e cuida dele como um mascote, batizando-o de Dart.
O problema é que o “bichinho” não demora a crescer e tornar-se perigosamente violento, chegando a matar o gato de estimação da família do garoto. Isso obriga Dustin a se voltar contra Dart, tentando de todas as formas destruí-lo antes que faça mal a mais alguém.
Para isso, ele conta com a inesperada ajuda de Steve (Joe Keery), o ex-cunhado de Mike na primeira temporada, com quem forma uma aliança improvável pelo bem de Hawkins e seus moradores.
A parceria entre os dois é proveitosa e divertida – especialmente para o público –, mas não consegue impedir que algumas vítimas fatais sejam feitas. Uma delas é Bob, o namorado de Joyce, que acaba morto nas garras dos Democães.
Em busca de mim
Seguindo pistas de seu passado, descobertas por ela na casa de Hopper antes de fugir, Eleven chega até sua mãe biológica, Terry Ives (Aimee Mullins), que fora encontrada pelo policial e por Joyce Byers ao longo da temporada anterior.
A personagem segue catatônica – resultado do trauma de ter tido a própria filha tomada por Brenner logo após o nascimento – e incapaz de qualquer interação social. Mesmo assim, Eleven consegue se comunicar com a mãe através de seus poderes psíquicos, que usa para entrar na mente de Terry e, inclusive, ter acesso às memórias ali enterradas.
Uma dessas lembranças mostra Eleven ainda criança, brincando no laboratório de Brenner com outra criança usada como cobaia humana – a qual, assim como ela, tinha o número “oito” tatuado em seu braço.
Tal incidente faz nascer dentro de Eleven uma imensa curiosidade acerca dessa espécie de “irmã” que acaba de descobrir – e a quem está decidida a encontrar a qualquer custo.
A gangue de Chicago
Mais uma vez, a pequena paranormal faz uso dos dons que Brenner desenvolveu nela para se comunicar telepaticamente com a Oito, que responde a esses chamados e diz a Eleven onde encontrá-la.
Seguindo tais coordenadas, a menina dirige-se à cidade Chicago, onde fica pela primeira vez cara a cara com Kali (Linnea Berthelsen), como Oito se faz chamar agora. Kali também possui o dom de mover objetos com o poder da mente, os quais com o tempo aprimorou e fez evoluir para outra habilidade: a de causar alucinações nos demais.
A jovem vive agora com uma gangue de delinquentes punks, ajudando-os a cometer crimes para sobreviver – e recebendo em troca a ajuda deles para se vingar dos capangas que fizeram experiências com ela nos laboratórios de Hawkins.
Enxergando em Eleven uma espécie de familiar seu, Kali convida-a a se unir à gangue. A protegida de Hopper a princípio aceita, mas depois, ao se dar conta dos métodos violentos que a “irmã” e dos amigos dela empregam em seus fins, repensa essa decisão e decide voltar a Hawkins para ajudar Mike e os demais amigos a lutar contra os perigos do Mundo Invertido.
Essa despedida entre Eleven e Kali marca o adeus definitivo desta na série – a menos, é claro, que os irmãos Duffer decidam inesperadamente “ressuscitá-la” na temporada que está por estrear. Pouco provável, mas não impossível.
Nancy, a delatora
Em paralelo a tudo isso, Nancy (Natalia Dyer) e Jonathan (Charlie Heaton), respectivos irmãos de Mike e de Will, buscam fazer justiça por Barb (Shannon Puser), a amiga brutalmente morta pelo monstro do Mundo Invertido no ano anterior – e que sequer pôde ter a verdade sobre seu falecimento revelado à própria família, uma vez que os eventos em questão, por segurança, foram encobertos da opinião pública.
Investigando as atividades no antigo laboratório de Brenner, agora sob a gestão de Owens, o casal de adolescentes acaba capturado pelo próprio cientista – que, ao invés de tentar algo contra eles, expõe todos os seus esforços para fechar o portal para o Mundo Invertido, como também os perigos que a permanência dessa passagem representa.
- Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 3ª temporada
- Stranger Things | Tudo o que você precisa lembrar da 4ª temporada
O que Owens não se dá conta, porém, é que Nancy gravou toda a conversa e a levaria junto com Jonathan até Murray Bauman (Brett Gelman), investigador particular contratado pelos pais de Barb para descobrir a verdade sobre a morte da filha.
O exorcismo de Will
Com o irmão de Jonathan sob o controle cada vez maior do Devorador de Mentes, Joyce, Hopper e os demais decidem submeter o garoto a uma espécie de sessão exorcista, a fim de acabar de vez com o elo entre o menino e a entidade.
O processo, embora doloroso, é quase simples: eles submetem Will e a criatura a altas temperaturas, situação que causa um incômodo insuportável ao parasita. Após muito se debater dentro do corpo do menino, o Devorador não vê opção senão abandonar o hospedeiro, tornando bem-sucedida a missão dos heróis.
É neste momento que, após meses desaparecida, Eleven reaparece e usa as técnicas de controle psíquico aprendidas com Kali para fechar definitivamente o portal para o Mundo Invertido. É o fim (aparentemente) da ameaça que vinha assolando Hawkins há mais de um ano.
Eleven e Mike, o happy ending
Conforme prometido a Nancy e Jonathan, Bauman torna públicos todos os eventos envolvendo o Mundo Invertido, o que culmina no enclausuramento do laboratório clandestino de Brenner e o fim das experiências praticadas tanto por ele quanto por Owens.
O investigador acaba ajudando também em outro detalhe: a liberdade de Eleven. Ele providencia uma falsa certidão de nascimento para a menina, como se fosse, de fato, filha biológica de Hopper. Isso que permite que, dali em diante, ela possa seguir sua vida normalmente, ao lado de todos os amigos que havia feito no ano anterior.
O mais feliz com essa novidade é Mike, que se empolga não apenas por saber que Eleven está viva, mas também por poder ter sua história de amor com ela finalmente retomada. As cenas finais da temporada mostra o casalzinho teen beijando-se apaixonadamente no baile de formatura da escola, embalados pelo clássico romântico “Every Breath You Take”, da banda The Police.
Excluir comentário
Confirmar a exclusão do comentário?
Comentários (0)
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários