Séries e TV

Lista

Sex Education: tudo que você precisa lembrar antes da 3ª temporada

Como estão Otis e Maeve, além do relacionamento de Jean e a licença do diretor da escola - lembra disso?

Julia Sabbaga
13.09.2021
18h01
Atualizada em
16.09.2021
14h23
Atualizada em 16.09.2021 às 14h23

A terceira temporada de Sex Education está finalmente chegando na Netflix - com lançamento marcado para o dia 17 - mas por mais fiéis que os fãs possam ser, não é todo mundo que lembra o que aconteceu há quase dois anos. Por isso, reunimos abaixo os acontecimentos mais importantes da 2ª temporada de Sex Education para refrescar sua memória antes da estreia do 3º ano.

 

Confira tudo que você precisa lembrar antes da estreia:

Um ano difícil para Maeve

Comecemos nosso recap pela heroína favorita de muitos. Durante a temporada, Maeve retornou à Moordale com ajuda da professora Sands, conheceu um novo amigo, Isaac, ajudou Aimee, e entrou para a equipe dos Quiz Heads. 

Mas falando mais especificamente, nossa Maeve não teve um segundo ano fácil em Moordale, com o retorno inesperado de sua mãe e a dificuldade de lidar com seus sentimentos por Otis enquanto seu parceiro da clínica iniciou um relacionamento com Ola. Inicialmente, sua mãe Erin aparece em sua porta com sua irmã, pedindo ajuda e fugindo de um marido abusivo. E apesar de Maeve achar que ela ia para o trabalho todo o dia, através de Isaac ele descobre que Erin retornava para casa e se drogava, o que leva Maeve a reportar sua mãe para as autoridades. 

Como está a clínica de sexo?

A temporada começa sem clínica de sexo, já que Maeve havia sido expulsa de Moordale, mas uma epidemia de clamídia leva a escola ao desespero e Otis e Maeve concordam em reiniciar a empreitada. Na segunda temporada, no entanto, as coisas foram diferentes: o Sr. Groff, diretor da escola, chamou Jean para lidar com o problema da DST, e por algum tempo os estudantes da escola puderam pedir ajuda para um dos dois Milburns, filho ou mãe. 

Lá para o fim da temporada, no entanto, Jean descobre a clínica de sexo e fica enfurecida com seu filho. Os problemas entre Otis e Maeve - dos quais falaremos logo mais - também complicam a existência da terapia alternativa. 

Eric, Rahim e Adam

Adam foi outro que teve um ano turbulento. Depois de ser expulso da escola militar, o filho do diretor de Moordale retornou à cidade para trabalhar na farmácia e passa o 2º ano tentando se tornar uma pessoa melhor, com ajuda de Ola. Enquanto ela se descobre pansexual, ele percebe ser bissexual

Eric, por outro lado, teve que fazer decisões amorosas. Ele começou a temporada iniciando um relacionamento com um intercambista francês, Rahim, mas passou momentos secretos com Adam, incluindo uma noite em um terreno baldio onde os dois libertaram toda sua raiva quebrando e destruindo objetos descartados. Eric, no entanto, corta suas relações com Adam porque o garoto não consegue segurar sua mão em público.

Em um dos momentos mais românticos do segundo ano, Adam interrompe a adaptação bizarra de Romeu e Julieta que está em exibição na escola para demonstrar seu carinho por Eric, propondo publicamente: "você pegaria na minha mão?". Depois dessa, Eric e Adam terminam a temporada juntos. 

O trauma de Aimee

Aimee passa por uma experiência de abuso sexual na 2ª temporada de Sex Education, e por grande parte dos episódios lida com o trauma. Depois que um indivíduo se masturba e ejacula nela no transporte público, Aimee mostra resistência em reportar o caso, mas Maeve leva a amiga para a delegacia, onde ela faz uma acusação formal. 

O B.O não ajuda na recuperação, e Aimee passa a temporada sem conseguir entrar no ônibus, sem conseguir se deixar ser tocada por seu namorado Steve e acaba afastando as pessoas mais próximas. É apenas durante uma detenção junto com outras garotas que Aimee fala sobre o assunto, e todas compartilham experiências de abuso, assédio ou desconforto por causa do sexo oposto. 

Depois disso, as alunas de Moordale se unem para encontrar Aimee no ponto de ônibus e entregam uma das cenas mais lindas da 2ª temporada, encorajando a garota a conseguir usar o transporte público novamente. 

A amizade de Jackson e Viv

A amizade entre Jackson e Viv, construída durante a 2ª temporada, é uma das melhores de Moordale. O ex-namorado de Maeve, pressionado a ir bem nas competições de natação, não aguenta a pressão e se machuca de propósito, tendo que tirar um tempo fora dos esportes e se concentrando nos estudos - o que nos leva à Viv, sua nova tutora. Os dois começam uma relação turbulenta que aos poucos se transforma em amizade. 

Integrante da equipe dos Quiz Heads - da qual Maeve também faz parte - Viv ajuda Jackson também a se preparar para o musical da escola, em que foi escalado como Romeu. Em troca, Viv pede que o atleta o ajude a conquistar Dex, outro integrante dos Quiz Heads. 

Lá para o fim da temporada, Jackson tenta se machucar de novo ao sofrer um ataque de ansiedade durante a festa de Otis. Viv acaba levando o problema para as mães de Jackson, que fica bravo mas eventualmente compreende a preocupação da nova amiga. 

Ola, Ruby e a virgindade de Otis

Otis começa a temporada em um relacionamento com Ola, mas nada acontece de modo tranquilo em Sex Education. Primeiro, o casal tem o problema de seus pais, Jean e Jakob, que também estão namorando. Depois, Otis acaba não conseguindo performar sexualmente porque não tira Maeve da cabeça. Eventualmente, Ola proíbe seu namorado de ver Maeve, o que Otis consente, mas eventualmente a garota se descobre pansexual e atraída por Lily, e termina com ele

Otis - que neste momento também está brigado com Eric por seu envolvimento polêmico com Adam - decide dar uma festa em sua casa para mostrar que ele está muito bem, obrigado, mas o jovem se embriaga e faz um discurso vergonhoso e ofensivo tanto para Ola quanto para Maeve. Na manhã seguinte, ele acorda ao lado de Ruby, descobrindo ter perdido sua virgindade com a líder dos "Intocáveis".

Quando os dois decidem comprar a pílula do dia seguinte e evitar outras possíveis consequências da noite, Otis e Ruby têm um momento emotivo, em que Ruby diz que "poucos garotos são como ele". 

O relacionamento de Lily e Ola

Inesperadamente, o casal mais bem-resolvido da 2ª temporada de Sex Education talvez seja Lily e Ola. Inicialmente amigas, já que Lily é quem introduz Ola ao ambiente de Moordale, as duas começam a sentir uma tensão sexual enquanto Ola ainda está em um relacionamento com Otis. 

Eventualmente Ola percebe ter sentimentos por Lily, e ela beija a garota que inicialmente não corresponde os sentimentos. Depois de um tempo evitando Ola, Lily percebe que tem sentimentos por ela também, e as duas iniciam um relacionamento

Jean, Jakob e uma gravidez

Tudo isso e nem falamos direito da real rainha de Sex Education: Jean. A mãe de Otis teve altos e baixos na segunda temporada, mas o que é mais importante de lembrar é que a psicóloga se tornou uma orientadora sexual em Moordale, ajudando alunos - e pais de alunos - a confrontar e entender diversos problemas. 

Já em sua vida pessoal, Jean passa o começo da temporada em um relacionamento com Jakob, o pai de Ola, o que causa bastante desconforto entre o casal de jovens. Eventualmente cansada de manter um relacionamento - algo que não fazia há anos - Jean começa a vacilar e afastar Jakob, que também não lida muito bem com a situação e instala uma fatídica prateleira de panelas na cozinha de Jean que inicia uma DR.

Durante a temporada Jean também tem um reencontro com o pai de Otis, Remy, e um beijo entre os dois causa o término com Jakob. Mais tarde, Jean tenta reatar com o encanador, mas ele diz que ela não está pronta para um relacionamento. Jean termina a temporada descobrindo estar grávida

O diário de Jean, a Sra. Groff e a licença do Sr. Groff

Agora, para a maior turbulência do ano, Sex Education teve um momento bem Meninas Malvadas, quando os segredos sexuais de diversos alunos foram compartilhados com a escola inteira. O responsável por isso foi ninguém menos que o Sr. Groff, diretor da escola, que o fez em um momento de raiva ao descobrir que Jean ajudou sua esposa, Maureen, a buscar a felicidade e deixá-lo para trás. 

Toda a segunda temporada mostra um desenvolvimento bem triste do Sr. Groff, que acaba interrompendo o musical de fim de ano, chamando a apresentação de "sujeira absurda". Por isso, e por estar morando na escola desde que a Sra. Groff expulsou-o de casa, a supervisora da escola obriga o diretor a tirar um período de licença

E como estão as coisas entre Maeve e Otis?

Depois de tudo isso, hora de lembrar o grande acontecimento da temporada: aquela mensagem de Otis. Vamos lá. 

Enquanto Otis começa a temporada namorando Ola, Maeve tem que lidar com a sua mãe, seus estudos e a equipe competitiva enquanto esconde seus sentimentos pelo amigo. Mas quando Aimee incentiva Maeve a se expressar, a garota decide se abrir e diz que gosta de Otis, mas ele não aceita nada bem. Além de dizer que gostaria de não saber disso ele ainda ofende Maeve enquanto está embriagado na festa, chamando sua parceira de clínica de "garota mais egoísta que ele já conheceu". 

Durante a temporada, Maeve também inicia uma relação próxima com Isaac, seu novo vizinho, expulso da casa de seus pais adotivos e por isso também vive no acampamento de trailer. Naturalmente, Isaac desenvolve sentimentos por Maeve durante a temporada. 

Arrependido de seu discurso na festa e depois de acompanhar a competição dos Quiz Heads absolutamente apaixonado por Maeve, Otis decide ir atrás da sua antiga paixão e deixa uma mensagem de voz para Maeve dizendo que a ama. Isaac, no entanto, que está com o celular da vizinha, deleta a mensagem antes que ela ouça e ainda dispensa Otis quando ele vai até sua casa. 

"Você ter me dito que tinha sentimentos por mim era tudo que eu queria ouvir e eu estava tão envolvido em querer fazer a coisa certa que eu esqueci o que a coisa certa é. É você. Sempre foi você. Eu te amo, Maeve", dizia a mensagem deletada por Isaac. 

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.