The Leftovers/BoJack Horseman/The Flash

Créditos da imagem: HBO/Netflix/CW/Divulgação

Séries e TV

Lista

Séries que completam 10 anos em 2024

2014 foi ano de inícios importantes na televisão

Omelete
2 min de leitura
11.01.2024, às 17H16
ATUALIZADA EM 01.02.2024, ÀS 19H15
ATUALIZADA EM 01.02.2024, ÀS 19H15

É inegável que os últimos anos viram algumas das séries mais queridas de todos os tempos agraciarem nossas televisões. Durante esse período, contamos com um verdadeiro enxame de séries de super-herói, animações, dramas e suspenses que nos deixaram presos no sofá.

Abaixo, relembramos alguns dos grandes programas que completam seu décimo aniversário em 2024 — confira:

The Flash

Segunda série do então ainda jovem Arrowverse, The Flash apresentou Barry Allen a uma nova geração de fãs de herói. Vivido por Grant Gustin, o cientista forense que se torna o Homem Mais Rápido do Mundo teve algumas de suas melhores histórias adaptadas para as telinhas e rapidamente se tornou uma das séries mais populares entre os fãs da franquia da DC e da CW

Ao longo das temporadas, The Flash foi se desgastando, com personagens importantes sendo descaracterizados e o próprio Barry se tornando uma mera sombra do personagem dos quadrinhos. Ainda que se mantivesse como a maior audiência das séries da DC na CW, as temporadas finais perderam força, e não é exagero dizer que a nona e última temporada foi um final agridoce para um programa que, praticamente sozinho, repopularizou um dos heróis mais importantes dos gibis.

Disponível para streaming na Netflix

Star Wars: Rebels

Criada por Dave Filoni, Star Wars: Rebels é mais uma das ótimas extensões animadas da franquia. Além de acompanhar o treinamento do jovem Jedi Ezra Bridger, a série também narrou os primeiros passos da Aliança Rebelde que livrou a galáxia do comando de Palpatine. Com apreço pelas criações de George Lucas, o desenho expandiu o cânone da Saga, além de trazer alguns personagens favoritos do público, como Ahsoka, Maul e Ben Kenobi, para brincar nesse novo canto da franquia.

Dez anos depois, Rebels hoje é parte importante da expansão recente de Star Wars, afinal, grande parte dos protagonistas da animação também estrela Ahsoka, série que retoma a busca de Ahsoka (Rosario Dawson) e Sabine (Natasha Liu Bordizzo) por Ezra (Eman Esfandi), que desapareceu ao fim do desenho. Com uma segunda temporada do live-action confirmada, é seguro dizer que reencontraremos esses personagens em breve.

Disponível para streaming no Disney+

How To Get Away With Murder

Estrelada por Viola Davis, How To Get Away With Murder representou o (primeiro) auge do domínio televisivo de Shonda Rhimes. Cheia de mistérios e reviravoltas, a série passou seis temporadas mantendo o público preso à telinha até sua surpreendente conclusão, em 2020.

Enquanto o elenco principal da série tem encontrado diferentes projetos na TV, é inegável que Davis é ainda a atriz de maior destaque a sair de How To Get Away With Murder. Ela acumulou atuações de destaque em O Esquadrão Suicida, A Mulher Rei e Imperdoável. Davis ainda protagonizará Waller, nova produção do DCU comandada por James Gunn.

Disponível para streaming na Netflix

BoJack Horseman

Talvez a primeira grande animação da Netflix, BoJack Horseman partiu de uma premissa absurda para criar uma das histórias de dependência e saúde mental mais emocionantes dos últimos anos. Apesar da temática pesada, o desenho adulto também se manteve como uma comédia incrível e relacionável, merecendo os elogios e a fidelidade dos fãs.

Na esteira do sucesso de BoJack, a Netflix produziu outras ótimas animações originais, como Midnight Gospel, Big Mouth e Departamento de Conspirações.

Disponível para streaming na Netflix

True Detective

Antologia policial da HBO, True Detective pegou o mundo de surpresa quando estreou em 2014. Com Matthew McConaughey recém-oscarizado e Woody Harrelson em um papel diferente de tudo o que ele já havia feito na carreira, a série se tornou rapidamente uma das mais queridas da década, e a primeira temporada segue no imaginário popular como uma das melhores produções da emissora — o que não é pouca coisa.

Apesar de uma segunda temporada muito abaixo do esperado, True Detective completa dez anos quase em um renascimento, após um terceiro ano muito elogiado e estrelado por Mahershala Ali e um quarto prestes a estrear, protagonizado por Jodie Foster e Kali Reis.

Disponível para streaming na HBO Max. A quarta temporada estreia neste domingo (14)

Silicon Valley

Outra estreia de 2014 nas telinhas foi Silicon Valley, comédia que explorava os bastidores de uma start-up do Vale do Silício, grande berço tecnológico dos Estados Unidos no século XXI. Durante seis temporadas, a série brincou com os buracos éticos do capitalismo e as dificuldades de se trabalhar em equipe, além de retratar o mundo nerd com bom humor sem nunca entrar nos clichês problemáticos de The Big Bang Theory.

Nos últimos dez anos, as carreiras do elenco principal divergiram bastante. Kumail Nanjiani, por exemplo, explodiu na cena de comédia norte-americana, estrelando o elogiado (e autobiográfico) Doentes de Amor e Eternos, do Marvel Studios. Já Zach Woods tem alternado papéis pequenos em comédias e trabalhos de dublagem. Do outro lado do espectro temos T.J. Miller, que em 2017 foi acusado de assédio sexual e agressãoe deixou os holofotes após Deadpool 2, e Thomas Middledicth, que, embora ainda mantenha trabalhos regulares — incluindo A Liga dos Superpets —, também foi acusado de importunação sexual em 2021.

Disponível para streaming na HBO Max

The Leftovers

Chegamos à terceira série da HBO nesta lista! E não é para menos. Criada por Damon Lindelof (Watchmen), The Leftovers segue a vida de pessoas em uma pequena cidade três anos após 2% da população mundial desaparecer repentinamente. Além do mistério, o drama, carregado por Justin Theroux, Christopher Eccleston, Amy Brenneman, Liv Tyler e Carrie Coon confirmou de vez Lindelof como um dos grandes nomes da história da TV.

Embora tenha sido finalizada em 2017, The Leftovers nunca perdeu seu impacto e mantém uma fiel base de fãs, sendo lembrada com frequência em rankings e postagens saudosas no Twitter.

Disponível para streaming na HBO Max

Outlander

Inspirada na série literária de Diana Gabaldon, Outlander une romance, rebelião e viagem no tempo para criar um dos maiores sucessos de audiência da história da Starz, emissora da Lionsgate e responsável por Black Sails, Spartacus e Power. Com locações maravilhosas e um tom novelesco divertido, a série segue firme e forte.

Em 2023, a Starz transmitiu a sétima temporada de Outlander e confirmou a renovação para um oitavo e último ano. As filmagens, no entanto, foram interrompidas pelas greves sindicais que paralisaram Hollywood por mais de 100 dias e a série segue sem data para voltar às telinhas.

Disponível para streaming no Star+ e na Netflix

Gotham

Criada por Bruno Heller (The Mentalist), Gotham parecia ter tudo para dar errado. Afinal, a proposta da série era ser uma história do Batman… sem o Batman. Mas como os gibis já provaram muitas vezes, o programa mostrou o quão rica em personagens é a cidade do Homem-Morcego, reintroduzindo vilões e heróis clássicos de forma original, além de colocar a vida de James Gordon (Ben McKenzie), um dos maiores aliados do Cavaleiro das Trevas, em um microscópio como nunca havia sido feito fora das páginas.

Já finalizada, Gotham deu certo azar de ter sido lançada em pleno auge da oferta de filmes e séries de herói. Tivesse chegado à TV alguns anos antes, como Smallville, talvez a série tivesse uma fanbase maior, independente das falhas da produção.

Disponível para streaming na HBO Max

Fargo

Inspirada no clássico de 1996 dos Irmãos Coen, Fargo trouxe a acidez e estranheza dos cineastas para a TV, com todas as suas temporadas até agora recebendo diversos elogios da crítica e do público, além de ser reconhecida em diversas premiações.

A quinta temporada de Fargo teve Jon Hamm e June Temple como protagonistas e foi ao ar em 2023. Ao longo dos anos, a série contou com nomes como Carrie Coon, Joey King, Martin Freeman, Bob Odenkirk, Kirsten Dunst e Cristin Milioti.

Disponível para streaming na HBO Max

Menções honrosas

Jane The Virgin
CW/Divulgação

Não bastassem as séries citadas acima, 2014 ainda trouxe outros grandes momentos para a TV. O anime Parasyte, por exemplo, trouxe a mistura perfeita de comédia e body horror e se mantém atual até hoje.

Jane The Virgin, uma das melhores comédias-românticas televisivas (e novelas) dos Estados Unidos, também foi ao ar pela primeira vez em 2014, assim como a subestimadíssima Lovesick, lançada originalmente com o nome genial de Scrotal Recall. A produção britânica acompanha um jovem tendo que entrar em contato com todas as suas ex-amantes após descobrir que tem uma DST.

Para os whovians, 2014 também foi um ano especial, já que foi o primeiro ano de Peter Capaldi como protagonista de Doctor Who. Ok, a série não estreou há dez anos, mas o 12º Doutor se estabeleceu como o favorito de muitos fãs (inclusive eu) e sua chegada à TARDIS não poderia passar batida, não é mesmo?

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.