Campanha dos colecionadores de mídia física pedindo lançamento em blu-ray de Chernobyl, da HBO

Créditos da imagem: Blog do Jotacê/Divulgação

Séries e TV

Notícia

Chernobyl | Colecionadores fazem campanha por lançamento da série em Blu-ray

Minissérie da HBO ganhou versões em mídia física em outros países, mas ainda não no Brasil

Arthur Eloi
26.06.2020
12h50

Os colecionadores de mídia física começaram uma campanha pedindo que Chernobyl, premiada minissérie da HBO, seja lançada em Blu-ray no Brasil.

A campanha é encabeçada pelo Blog do Jotacê, mas conta até com o apoio da distribuidora Solutions 2 Go, que no Instagram pediu ao público que suba a tag #ChernobylNoBrasil para demonstrar que há interesse no lançamento. Além das redes sociais, há também uma petição online.

Um lançamento em mídia física de Chernobyl não é nenhum absurdo, visto que outros países já ganham versões em DVD e Blu-ray - inclusive em steelbook.

Ainda que o lançamento de mídia física seja uma batalha constante para os colecionadores, o público anda tendo vitórias frequentes com mais e mais edições sendo lançadas no mercado brasileiro. Dentre as minisséries da HBO, Watchmen - outro sucesso da emissora - recentemente foi lançada no mercado nacional em Blu-ray e DVD, repletos de extras.

Chernobyl mostra os sacrifícios de mulheres e homens para salvar a Europa de um desastre inimaginável e expõe o custo das mentiras. Filmada na Lituânia, a produção comoveu espectadores ao redor do mundo ao narrar os momentos antes e depois da tragédia, que liberou material radioativo pela Bielorrússia, Rússia e Ucrânia, chegando à Escandinávia e ao oeste da Europa.

A minissérie da HBO é protagonizada por Jared Harris, Stellan Skarsgård e Emily Watson. Harris interpreta Valery Legasov, um físico nuclear soviético. Ele foi um dos primeiros a compreender a dimensão do desastre. Skarsgård faz o papel do vice-primeiro-ministro soviético Boris Shcherbina, designado pelo Kremlin para liderar a comissão do governo em Chernobyl logo após o acidente. Watson interpreta Ulana Khomyuk, a física nuclear encarregada de descobrir as razões por trás da tragédia.

Chernobyl foi produzida pela Sister Pictures e pela The Mighty Mint, em uma coprodução da HBO e da Sky. Com criação e produção executiva de Craig Mazin (O Caçador e a Rainha do Gelo), e direção de Johan Renck (Breaking Bad). Carolyn Strauss (Game of Thrones) e Jane Featherstone (Broadchurch) são produtoras executivas. Johan Renck e Chris Fry (Humans) são coprodutores executivos, e Sanne Wohlenberg (Black Mirror) é a produtora.

Chernobyl está disponível na HBO e no HBO Go.