Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar

Créditos da imagem: Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Séries e TV

Lista

Avatar: O Último Mestre do Ar | Conheça os principais personagens do 1º ano

Remake estreia em 22 de fevereiro na Netflix

Omelete
11 min de leitura
22.01.2024, às 18H22.
Atualizada em 23.01.2024, ÀS 15H07

Falta apenas um mês para a estreia de Avatar: O Último Mestre do Ar e, ainda que a premiada animação da Nickelodeon siga no imaginário de quem cresceu nos anos 2000, não dá para negar que o público-alvo do live-action é formado principalmente por novos fãs em potencial. Tanto é que Albert Kim, showrunner da produção, já chegou a falar um pouco sobre as principais diferenças entre as duas versões, planejando um formato menos episódico e apresentando alguns personagens antes do que aconteceu lá em 2005.

E para ajudar os recém-chegados à franquia e também refrescar a memória de quem não acompanhava A Lenda de Aang religiosamente na Nick, separamos abaixo algumas informações-chave dos principais personagens da primeira temporada de O Último Mestre do Ar:

Antes de mais nada, o que é um dobrador? E quem diabos é o Avatar?

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Dobradores são aqueles que nascem com a habilidade de controlar os elementos. Em sua esmagadora maioria, os dobradores podem apenas dominar um elemento — definido basicamente por seu local de nascimento —, a exceção sendo o Avatar, capaz de dominar Água, Terra, Fogo e Ar.

Por controlar todos os elementos, o Avatar tem como missão máxima manter o equilíbrio entre as quatro nações e evitar que elas entrem em conflito. Além disso, ele também serve como ponte entre os vivos e os espíritos, sendo importante para ambos os mundos.

No universo de Avatar, o mundo é dividido em quatro diferentes nações: a Nação do Fogo, o Reino da Terra, as Tribos da Água do Sul e do Norte e os Nômades do Ar. A cada geração, o Avatar reencarna em uma região diferente, seguindo o ciclo Ar, Água, Terra e Fogo. Os dois antecessores imediatos de Aang foram Kyoshi, uma guerreira do Reino da Terra, e Roku, da Nação do Fogo. O protagonista de A Lenda de Aang eventualmente é sucedido por Korra, da Tribo da Água do Sul, em A Lenda de Korra.

Aang, o Avatar

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: 12 anos (ou 112, considerando o tempo de hibernação no iceberg)

Dobrador? Sim, inicialmente apenas de Ar. Mas, como Avatar, é seu destino dominar também a água, a terra e o fogo.

A aventura de Aang no desenho da Nickelodeon começa quando ele é descoberto pelos irmãos Katara e Sokka dentro de um iceberg próximo do Pólo Sul. Inocente, mas ciente de seu papel, o garoto com a seta na cabeça descobre que seu sumiço há 100 anos permitiu que a Nação do Fogo, liderada pelo então Senhor do Fogo Sozin, invadisse as Tribos da Água, o Reino da Terra e dizimasse os Nômades do Ar, responsáveis pela criação de Aang.

Finalmente entendendo o quanto o mundo precisa do Avatar, o garoto aceita viajar ao Pólo Norte em busca de um mestre dobrador de água que possa ensinar a ele e a Katara técnicas de dominação avançada. Durante sua viagem, Aang aprende o básico de dominação com sua nova amiga, mas passa por diversos problemas ao cruzar com o exército da Nação do Fogo, especialmente o príncipe exilado Zuko e o Almirante Zhao.

Ponte entre os mundos físico e espiritual, Aang tem a capacidade de se comunicar com diferentes espíritos, o que o permite se conectar com suas encarnações passadas e a enfrentar inimigos mais experientes e poderosos que ele.

Ao longo do primeiro ano do desenho, Aang é confrontado pelos efeitos de seu desaparecimento secular e é obrigado a amadurecer de forma extremamente rápida, uma vez que o destino das quatro nações se concentra em seus jovens ombros.

No live-action, Aang será vivido por Gordon Comier.

Katara da Tribo da Água do Sul

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: 13 anos

Dobradora? Sim, de água. Apesar de iniciante e sem nunca ter treinado de forma tradicional, suas aventuras a “obrigam” a aprender a dobrar na prática e ela rapidamente se torna uma grande mestra da água.

Katara é a última dobradora de água da Tribo do Sul. Quando ela era criança, a tribo foi invadida pela marinha do fogo, que matou todos os dobradores lá presentes. Com sua terra praticamente dizimada e sua mãe morta, a garota ainda viu seu pai e todos os homens adultos partirem para lutar contra a nação do fogo.

Por anos, Katara fez o papel de mãe para seu irmão mais velho, Sokka. Após descobrir Aang em um iceberg, a garota descobre em si a vontade de ajudar o Avatar em sua jornada para dominar os quatro elementos e começa a introduzi-lo aos conceitos básicos da dobra de água.

Assim como Aang, Katara tem na primeira temporada do desenho uma evolução drástica, indo de garota preocupada a uma guerreira absurdamente forte, capaz de derrotar até com certa facilidade dobradores com décadas de treinamento. Embora nem sempre concorde com as ações e comportamentos do Avatar, Katara se mantém fiel ao amigo/pupilo e o ajuda em seu crescimento como pessoa e como dobrador.

Kiawentiio dará vida a Katara em O Último Mestre do Ar.

Sokka da Tribo da Água do Sul

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: 15 anos

Dobrador? Não, mas como homem mais velho da Tribo após a partida de seus guerreiros, ele tenta assumir a responsabilidade de liderar seu povo — com resultados pouco promissores.

A primeira impressão de Sokka não poderia ser das piores: o garoto começa a animação original subestimando sua irmã por ser mulher e chamando-a de estranha por ser uma dobradora. Depois de conhecer Aang, no entanto, o jovem guerreiro se torna muito mais aberto e inclusive mostra repetidamente seu amor por Katara, abandonando o conforto de sua tribo para seguir com ela e o Avatar para o Pólo Norte.

Ao longo dessa primeira viagem, Sokka se depara com as guerreiras Kyoshi, mulheres que o derrotam facilmente e fazem com que ele repense suas opiniões sexistas. Ainda na primeira temporada, o garoto se mostra também um tático militar extremamente capaz e acaba se tornando um dos principais arquitetos da batalha contra a Nação do Fogo. Com a ajuda de seu icônico bumerangue, o líder não-oficial da Equipe Avatar se mostrou uma verdadeira dor de cabeça para os oficiais rivais.

O curioso é que, apesar de ser extremamente organizado e capaz em batalhas, Sokka é também o grande alívio cômico de A Lenda de Aang. Adepto dos trocadilhos e comentários jocosos, ele tenta sempre que possível levantar a moral da Equipe Avatar.

Sokka será interpretado por Ian Ousley em O Último Mestre do Ar.

Zuko, Príncipe Exilado da Nação do Fogo

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: 16 anos

Dobrador? Sim, de fogo. Apesar da pouca idade, Zuko já um dos melhores guerreiros da Nação do Fogo, muito graças ao treinamento sob a tutela de seu tio Iroh.

Zuko é o primeiro grande antagonista de A Lenda de Aang. Príncipe da Nação do Fogo, o garoto foi queimado e banido pelo próprio pai após questionar um general que planejava mandar soldados de seu próprio exército para uma batalha sem chances de vitória, apenas para distrair o pelotão inimigo. Proibido de pisar em sua terra natal novamente, o príncipe parte ao lado do tio, o general aposentado Iroh, para caçar o Avatar, que desaparecera 100 atrás.

Obstinado em capturar Aang, Zuko segue a Equipe Avatar desde o Pólo Sul, enfrentando o trio protagonista diversas vezes, chegando muito perto de ter o Avatar em suas mãos. Isso porque ele acredita que seu pai, o Senhor do Fogo Ozai, restauraria sua honra se ele eliminasse a única ameaça viva ao domínio do fogo sobre as outras nações.

À medida que a história avança, Zuko ganha mais e mais camadas e chega inclusive a resgatar Aang quando ele é capturado por Zhao. Apesar de viver em batalhas, o príncipe mostra que não é apenas um guerreiro, conquistando aos poucos o respeito de seus soldados e inimigos.

No live-action, Dallas Liu interpretará Zuko.

Iroh, o Dragão do Oeste

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: entre 50 e 60 anos

Dobrador? Sim, de fogo. Iroh é um dos dobradores de fogo mais habilidosos do mundo e suas façanhas o levaram a ganhar o apelido de Dragão do Oeste

Antes grande general da Nação do Fogo, Iroh comandou um cerco de 600 dias a Ba Sing Se, capital do Reino da Terra, mas recuou após seu filho morrer em batalha. Originalmente o herdeiro legítimo ao posto de Senhor do Fogo, ele permite que seu irmão Ozai assuma o trono, uma vez que ele não deseja mais ter papel ativo na Guerra dos 100 Anos.

Preocupado com Zuko, Iroh se voluntaria para acompanhar o príncipe em sua busca pelo Avatar. Durante este tempo, ele desenvolve uma relação extremamente próxima com o garoto, a quem ele trata como um filho e, diversas vezes, tenta aconselhá-lo a abandonar sua busca por Aang e a começar uma nova vida longe da Nação do Fogo.

Por causa de sua derrota em Ba Sing Se e de seu jeito gentil de ser — inclusive para com a Equipe Avatar —, Iroh é constantemente subestimado por seus adversários, mas derrota praticamente todos que ameaçam seu sobrinho sem grandes dificuldades.

Com grande ligação espiritual, Iroh respeita a lenda do Avatar e vive tentando mostrar a Zuko que a busca pela paz é um caminho muito mais honrado que o da guerra e destruição.

Paul Sun-Hyung Lee, de Ahsoka, viverá Iroh no remake.

Azula, Princesa da Nação do Fogo

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: 14 anos

Dobradora? Sim, de fogo. Prodígio da dobra, Azula é inicialmente bem mais poderosa que Zuko, seu irmão mais velho.

Sabe aquele vilão encantador que a gente não consegue desgostar por completo? Então, Azula é o contrário. Do primeiro momento em que a jovem princesa deu as caras nos segundos finais da primeira temporada da animação, já havia ficado claro que ela era tão cruel quanto seu pai, mas muito mais inescrupulosa.

Azula é explorada de fato na segunda temporada de A Lenda de Aang e rapidamente se transforma na maior ameaça enfrentada pela Equipe Avatar. Ao contrário de Zuko, no entanto, ela tem todo o aporte financeiro e militar da Nação do Fogo, usando de maquinários como tanques e brocas para expandir o poder de seu pai e caçar Aang e seus amigos.

Mais do que apenas capturar o Avatar, Azula tem também a grande ambição de matar o próprio irmão, a quem ela vê como um traidor. Ambiciosa, a princesa se torna cada vez mais cruel com aqueles à sua volta. Ao longo da série, ela tortura, trai, mente e mata quem for preciso para alcançar seus objetivos.

A presença de Azula na primeira temporada de O Último Mestre do Ar é, pelo menos até a estreia da série, a grande mudança do live-action em relação à animação. Com um papel maior do que teve no desenho, a trama da princesa deve ser alterada para que ela divida o antagonismo com o Almirante Zhao.

Azula será interpretada por Elizabeth Yu em O Último Mestre do Ar.

Ozai, o Senhor do Fogo

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: entre 40 e 50 anos

Dobrador? Sim, de fogo.

Irmão mais novo de Iroh, Ozai era originalmente o segundo na linha de sucessão ao trono, mas, quando seu irmão foi derrotado em Ba Sing Se, ele tentou convencer seu pai, o então Senhor do Fogo, a deserdar o general. Furioso quando ouve um não, ele trama a morte do próprio pai e sua ascensão ao trono (lê-se “golpe”) e passa a controlar a Nação do Fogo com punhos de ferro, ficando conhecido como um dos governantes mais cruéis do país durante a Guerra dos 100 Anos.

Estóico, intimidador e impiedoso, Ozai planeja usar o retorno do místico Cometa Sozin, que concede poderes ainda maiores para os dominadores de fogo, para destruir o que resta do Reino da Terra e dominar o mundo de uma vez por todas.

Daniel Dae Kim, que inclusive dublou episódios de A Lenda de Aang e A Lenda de Korra, volta à franquia para viver Ozai em O Último Mestre do Ar.

Almirante Zhao

Avatar: A Lenda de Aang/Avatar: O Último Mestre do Ar
Nickelodeon/Netflix/Divulgação

Idade: desconhecida

Dobrador? Sim,de fogo.

Um dos principais oficiais de guerra de Ozai, Zhao vê na captura de Aang e de Zuko sua chance para se tornar o maior nome do exército da Nação do Fogo. Tão impiedoso quanto seu governante, o almirante não mede esforços para alcançar seus objetivos e chega até mesmo a matar o Espírito da Lua em sua tentativa de invasão à Tribo da Água do Norte.

Inteligente e brutal, Zhao foi o principal antagonista da primeira temporada de A Lenda de Aang, uma vez que ele deu trabalho tanto para o jovem Avatar quanto para o Príncipe Exilado e seu tio. Assim como Azula, ele também teve à sua disposição todo o poderio do exército do fogo e por muito pouco não concluiu sua missão de levar Aang para Ozai, embora ele não seja tão talentoso quanto a Princesa.

Ligando apenas para honrarias, Zhao é o tipo de militar violento que a série original fez questão de criticar sempre que possível ao longo de suas três temporadas (ou sete, quando consideramos que muitas das mesmas críticas continuaram em A Lenda de Korra).

Ken Leung, de Tempo e Industry, interpretará Zhao em O Último Mestre do Ar.

Vendedor de Repolhos, o melhor personagem de Avatar

Avatar: A Lenda de Aang
Nickelodeon/Divulgação

Idade: desconhecida

Dobrador? De elementos, não. De corações, com certeza

Pobre Vendedor de Repolhos. Viajando de cidade em cidade para vender seus vegetais, o personagem tem seu estoque constantemente destruído quando cruza o caminho de Aang. O tempo, no entanto, compensou o vendedor, que se tornou um dos grandes industrialistas do mundo após os eventos de A Lenda de Aang, com sua companhia, a Corporação Repolho, se tornando uma das grandes empresas automobilísticas do Reino da Terra em A Lenda de Korra.

Narrativamente, o Vendedor de Repolhos não passa de um alívio cômico recorrente na franquia, com seu bordão “MEUS REPOLHOS!” transformando-o em dos personagens mais amados pelos fãs de Avatar. A paixão por ele é tanta que é seguro dizer que o fandom se revoltará se seu retrato no live-action não fizer jus à figuraça apresentada no desenho (sim, estou falando por mim).

A honra de interpretar o personagem em O Último Mestre do Ar é de James Sie, que dublou o Vendedor de Repolhos em A Lenda de Aang.

Avatar: O Último Mestre do Ar é uma adaptação em live-action da série de animação premiada da Nickelodeon e conta com Albert Kim (A Lenda do Cavaleiro Sem CabeçaNikita) como showrunner, produtor executivo e roteirista. A versão da Netflix da série de animação acompanha Aang, um jovem Avatar que precisa aprender a dominar os quatro elementos (Água, Terra, Fogo e Ar) para restaurar o equilíbrio em um mundo ameaçado pela terrível Nação do Fogo.

Com três temporadas iniciais (61 episódios), Avatar: A Lenda de Aang se tornou uma das animações mais adoradas da história. A série ganhou uma sequência em A Lenda de Korra, que acompanhava a Avatar que sucedeu Aang. Além do sucesso nas telas, os títulos deram origem a uma franquia que ganhou diversas sequências em livros e HQs.

Avatar: O Último Mestre do Ar estreia em 22 de fevereiro, na Netflix.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.