Watchmen | Veja as referências do novo trailer da série à HQ original

San Diego Comic Con

Lista

Watchmen | Veja as referências do novo trailer da série à HQ original

Produção da HBO estreia em outubro

Gabriel Avila
20.07.2019
18h06
Atualizada em
01.10.2019
18h18
Atualizada em 01.10.2019 às 18h18

A série de Watchmen pela HBO teve seu primeiro trailer completo divulgado durante a San Diego Comic-Con 2019, e ele está cheio de referências à HQ. A produção se passa após o quadrinho de Alan Moore e Dave Gibbons, mas leva em conta todos os eventos da obra original. De acordo com o showrunner Damon Lindelof, os quadrinhos são o "velho testamento" do seriado, e o novo trailer deixa claro que muitos dos elementos vão repercutir na produção. Confira abaixo as homenagens reveladas na prévia:

Justiça Encapuzada

Reprodução/HBO/YouTube;

O novo trailer abre com uma referência tirada direto dos quadrinhos. Nos primeiros segundos são mostradas imagens do herói Justiça Encapuzada impedindo um assalto a um mercadinho. O herói é um membro dos Minutemen, a primeira equipe de super-heróis surgida nos EUA durante a década de 1940. A HQ revela poucos detalhes a seu respeito, descrevendo-o apenas como o primeiro vigilante mascarado a andar pelas ruas. O grande destaque de Justiça Encapuzada na história original ocorre durante os dias finais da equipe, quando o herói impede que o Comediante abuse sexualmente de Espectral. Sua participação no trailer é o primeiro indicativo de uma série de TV - a respeito dos Minutemen.

Feijão Enlatado

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

A cena de ação do Justiça Encapuzada é assistida por um Looking Glass, um vigilante mascarado que aparentemente está comendo feijão enlatado. Embora sutil, essa é uma referência a Rorschach, que na primeira edição da HQ invade a casa do Coruja e se alimenta de feijões da mesma forma - sem retirar sua máscara.

Uma série dos Minutemen?

Reprodução/HBO/YouTube;

Durante o trailer são mostrados vários materiais promocionais de “American Hero Story - Minutemen”, dando a entender que a jornada da equipe de vigilantes mascarados virou uma produção televisiva. Em um taxi, é possível ler também o slogan “Comedy Begets Tragedy” (comédia gera tragédia em tradução livre), fazendo referência ao Comediante, que se tornou rejeitado por seus companheiros de time após a tentativa de estupro da heroína Espectral.

Adrian Veidt está morto (?)

Reprodução/HBO/YouTube;

Um jornal da cidade de Tulsa indica que Adrian Veidt foi oficialmente declarado morto. Esse é o nome civil de Ozymandias, antigo herói que é responsável por toda a conspiração que causou a morte de milhões na HQ original. Tendo em vista que a série se passa no futuro, é possível que o Diário de Rorschach - enviado para um jornal na conclusão do quadrinho - tenha vindo a público e denunciado a participação de Veidt, colocando-o em perigo. Entretanto, é quase certo que o ator Jeremy Irons interprete o personagem na série, portanto sua morte seria apenas para despistar possíveis retaliações.

… E nós responderemos: "não"

Reprodução/HBO/YouTube;

O porta-voz de um grupo vestindo máscaras similares a de Rorschach aparece fazendo um discurso e cita uma das mais conhecidas falas do herói. Na HQ original, o vigilante afirma que um dia, toda a imundicie da cidade iria levantar seus braços em direção aos céus e gritar “salve-nos” enquanto ele por sua vez olharia para baixo e apenas sussurraria: “não”. Essa citação, que abre o quadrinho, foi escrita nos diários de Rorschach, que ao serem divulgados podem acabar se tornando grande fonte de inspiração para esse grupo que havia sido mostrado no primeiro trailer.

O Relógio do Juízo Final

Reprodução/HBO/YouTube;

O trailer mostra a icônica imagem de um relógio mostrando que está prestes a dar meia-noite. Criado no mundo real para indicar quão próximo a humanidade está perto de seu fim, o Relógio do Apocalipse foi incorporado por Alan Moore na HQ por ilustrar o cenário armamentista criado pela Guerra Fria durante os anos 1980. A presença desse relógio não é aleatória, já que ele aparece poucos momentos antes dos vigilantes vestidos como Rorschach invadir a casa da personagem de Regina King e aparentemente assassinar seu marido. Se na obra original o relógio é uma representação de que o mundo pode acabar, na série ele é um símbolo do fim da paz da personagem, que inspirada pelo luto se torna uma vigilante.

Smile

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

Um dos grandes símbolos de Watchmen, o icônico bottom de smile do Comediante não apareceu no trailer, mas uma referência a ele é feita durante uma cena em que a personagem de Regina King quebra ovos e forma um sorriso com as gemas. A referência reproduz até mesmo o sangue do Comediante que respingou no canto esquerdo do Bottom quando o herói foi assassinado.

Espectral

Reprodução/HBO/YouTube;

Durante o funeral - provavelmente do marido da personagem de Regina King - uma agente do FBI se apresenta como Laurie Blake. Esse não é um nome qualquer, já que nas HQs originais é revelado que a heroína ‎Laurie Juspeczyk, que atende pelo codinome de Espectral, é filha biológica de Eddie Blake, o Comediante. Além de confirmar o primeiro personagem do quadrinho na série, a aparição levanta uma série de dúvidas, pois no fim da obra original Laurie e seu marido Dan Dreiberg, o Coruja, assumem outras identidades e passam a viver no anonimato. A heroína aposentada poderia aproveitar sua carreira como combatente do crime para assumir um papel na luta contra os novos vigilantes e para isso utilizar o sobrenome de seu pai, um importante homem do presidente Nixon durante a década de 1980.

Contos do Cargueiro Negro

Reprodução/HBO/YouTube;

A história principal de Watchmen é intercalada com os Contos do Cargueiro Negro, uma HQ lida por um dos personagens que acompanha um marinheiro que tentava voltar para casa quando seu barco é atacado pelo amaldiçoado Cargueiro Negro, uma embarcação cheia de piratas. Essa trama acontece paralelamente aos conflitos dos heróis e seu maior símbolo é a bandeira utilizada no Cargueiro, que pode ser vista no trailer hasteada em uma espécie de foice.

Nave do Coruja

Reprodução/HBO/YouTube;

Outro elemento da história original que pode ser visto no trailer é a nave utilizada pelo herói Coruja. Apelidada de Archie (em homenagem à coruja do mago Merlin), a embarcação é no trailer sobrevoando um conflito entre vigilantes e policiais, onde seu lança-chamas é ativado.

O Monstro Alienígena

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

A grande diferença entre a HQ de Alan Moore e o filme de Zack Snyder está em seu final. Enquanto o longa mostra que o plano de Ozymandias consiste na explosão de uma bomba atômica, o quadrinho tem um elaborado plano que envolve em um falso monstro alienígena que é teletransportado para Nova York, causando toda a morte e destruição arquitetada pelo herói aposentado. No trailer, um desenho da criatura é mostrado durante um julgamento, indicando que Adrian Veidt irá responder por seus atos antes de forjar sua morte.

Doutor Manhattan celebrado como herói

Reprodução/HBO/YouTube;

Diversos momentos do trailer se dedicam a mostrar celebrações em torno do Doutor Manhattan. Descrito como uma espécie de deus graças a seus poderes, o herói tem a opinião pública jogada contra si após ser incriminado e responsabilizado pela morte de diversas pessoas à sua volta. Porém, a prévia mostra que nos dias atuais seu prestígio parece ter voltado, já que há festividades com bonecos e atrações ligadas à sua figura, indicando que a revelação dos planos de Ozymandias acarretaram em sua absolvição perante ao povo.

Retorno de Manhattan

Reprodução/HBO/YouTube;

Após a conclusão do quadrinho, o Doutor Manhattan se despede de Ozymandias e desaparece sem indicar paradeiro. Após quase três décadas, é possível que o herói tenha feito seu retorno, pois o trailer mostra imagens suas - aparentemente em Marte - e depois indica sua volta à Terra, onde pega uma máscara azul que estava no chão de uma rua onde aparentemente acontecia uma celebração em seu nome.