Watchmen | Veja as referências do novo trailer da série à HQ original

San Diego Comic Con

Lista

Watchmen | Veja as referências do novo trailer da série à HQ original

Produção da HBO estreia em outubro

20.07.2019, às 18H06.
Atualizada em 01.10.2019, ÀS 18H18

A série de Watchmen pela HBO teve seu primeiro trailer completo divulgado durante a San Diego Comic-Con 2019, e ele está cheio de referências à HQ. A produção se passa após o quadrinho de Alan Moore e Dave Gibbons, mas leva em conta todos os eventos da obra original. De acordo com o showrunner Damon Lindelof, os quadrinhos são o "velho testamento" do seriado, e o novo trailer deixa claro que muitos dos elementos vão repercutir na produção. Confira abaixo as homenagens reveladas na prévia:

Justiça Encapuzada

Reprodução/HBO/YouTube;

O novo trailer abre com uma referência tirada direto dos quadrinhos. Nos primeiros segundos são mostradas imagens do herói Justiça Encapuzada impedindo um assalto a um mercadinho. O herói é um membro dos Minutemen, a primeira equipe de super-heróis surgida nos EUA durante a década de 1940. A HQ revela poucos detalhes a seu respeito, descrevendo-o apenas como o primeiro vigilante mascarado a andar pelas ruas. O grande destaque de Justiça Encapuzada na história original ocorre durante os dias finais da equipe, quando o herói impede que o Comediante abuse sexualmente de Espectral. Sua participação no trailer é o primeiro indicativo de uma série de TV - a respeito dos Minutemen.

Feijão Enlatado

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

A cena de ação do Justiça Encapuzada é assistida por um Looking Glass, um vigilante mascarado que aparentemente está comendo feijão enlatado. Embora sutil, essa é uma referência a Rorschach, que na primeira edição da HQ invade a casa do Coruja e se alimenta de feijões da mesma forma - sem retirar sua máscara.

Uma série dos Minutemen?

Reprodução/HBO/YouTube;

Durante o trailer são mostrados vários materiais promocionais de “American Hero Story - Minutemen”, dando a entender que a jornada da equipe de vigilantes mascarados virou uma produção televisiva. Em um taxi, é possível ler também o slogan “Comedy Begets Tragedy” (comédia gera tragédia em tradução livre), fazendo referência ao Comediante, que se tornou rejeitado por seus companheiros de time após a tentativa de estupro da heroína Espectral.

Adrian Veidt está morto (?)

Reprodução/HBO/YouTube;

Um jornal da cidade de Tulsa indica que Adrian Veidt foi oficialmente declarado morto. Esse é o nome civil de Ozymandias, antigo herói que é responsável por toda a conspiração que causou a morte de milhões na HQ original. Tendo em vista que a série se passa no futuro, é possível que o Diário de Rorschach - enviado para um jornal na conclusão do quadrinho - tenha vindo a público e denunciado a participação de Veidt, colocando-o em perigo. Entretanto, é quase certo que o ator Jeremy Irons interprete o personagem na série, portanto sua morte seria apenas para despistar possíveis retaliações.

… E nós responderemos: "não"

Reprodução/HBO/YouTube;

O porta-voz de um grupo vestindo máscaras similares a de Rorschach aparece fazendo um discurso e cita uma das mais conhecidas falas do herói. Na HQ original, o vigilante afirma que um dia, toda a imundicie da cidade iria levantar seus braços em direção aos céus e gritar “salve-nos” enquanto ele por sua vez olharia para baixo e apenas sussurraria: “não”. Essa citação, que abre o quadrinho, foi escrita nos diários de Rorschach, que ao serem divulgados podem acabar se tornando grande fonte de inspiração para esse grupo que havia sido mostrado no primeiro trailer.

O Relógio do Juízo Final

Reprodução/HBO/YouTube;

O trailer mostra a icônica imagem de um relógio mostrando que está prestes a dar meia-noite. Criado no mundo real para indicar quão próximo a humanidade está perto de seu fim, o Relógio do Apocalipse foi incorporado por Alan Moore na HQ por ilustrar o cenário armamentista criado pela Guerra Fria durante os anos 1980. A presença desse relógio não é aleatória, já que ele aparece poucos momentos antes dos vigilantes vestidos como Rorschach invadir a casa da personagem de Regina King e aparentemente assassinar seu marido. Se na obra original o relógio é uma representação de que o mundo pode acabar, na série ele é um símbolo do fim da paz da personagem, que inspirada pelo luto se torna uma vigilante.

Smile

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

Um dos grandes símbolos de Watchmen, o icônico bottom de smile do Comediante não apareceu no trailer, mas uma referência a ele é feita durante uma cena em que a personagem de Regina King quebra ovos e forma um sorriso com as gemas. A referência reproduz até mesmo o sangue do Comediante que respingou no canto esquerdo do Bottom quando o herói foi assassinado.

Espectral

Reprodução/HBO/YouTube;

Durante o funeral - provavelmente do marido da personagem de Regina King - uma agente do FBI se apresenta como Laurie Blake. Esse não é um nome qualquer, já que nas HQs originais é revelado que a heroína ‎Laurie Juspeczyk, que atende pelo codinome de Espectral, é filha biológica de Eddie Blake, o Comediante. Além de confirmar o primeiro personagem do quadrinho na série, a aparição levanta uma série de dúvidas, pois no fim da obra original Laurie e seu marido Dan Dreiberg, o Coruja, assumem outras identidades e passam a viver no anonimato. A heroína aposentada poderia aproveitar sua carreira como combatente do crime para assumir um papel na luta contra os novos vigilantes e para isso utilizar o sobrenome de seu pai, um importante homem do presidente Nixon durante a década de 1980.

Contos do Cargueiro Negro

Reprodução/HBO/YouTube;

A história principal de Watchmen é intercalada com os Contos do Cargueiro Negro, uma HQ lida por um dos personagens que acompanha um marinheiro que tentava voltar para casa quando seu barco é atacado pelo amaldiçoado Cargueiro Negro, uma embarcação cheia de piratas. Essa trama acontece paralelamente aos conflitos dos heróis e seu maior símbolo é a bandeira utilizada no Cargueiro, que pode ser vista no trailer hasteada em uma espécie de foice.

Nave do Coruja

Reprodução/HBO/YouTube;

Outro elemento da história original que pode ser visto no trailer é a nave utilizada pelo herói Coruja. Apelidada de Archie (em homenagem à coruja do mago Merlin), a embarcação é no trailer sobrevoando um conflito entre vigilantes e policiais, onde seu lança-chamas é ativado.

O Monstro Alienígena

Reprodução/HBO/YouTube;Reprodução/DC Comics

A grande diferença entre a HQ de Alan Moore e o filme de Zack Snyder está em seu final. Enquanto o longa mostra que o plano de Ozymandias consiste na explosão de uma bomba atômica, o quadrinho tem um elaborado plano que envolve em um falso monstro alienígena que é teletransportado para Nova York, causando toda a morte e destruição arquitetada pelo herói aposentado. No trailer, um desenho da criatura é mostrado durante um julgamento, indicando que Adrian Veidt irá responder por seus atos antes de forjar sua morte.

Doutor Manhattan celebrado como herói

Reprodução/HBO/YouTube;

Diversos momentos do trailer se dedicam a mostrar celebrações em torno do Doutor Manhattan. Descrito como uma espécie de deus graças a seus poderes, o herói tem a opinião pública jogada contra si após ser incriminado e responsabilizado pela morte de diversas pessoas à sua volta. Porém, a prévia mostra que nos dias atuais seu prestígio parece ter voltado, já que há festividades com bonecos e atrações ligadas à sua figura, indicando que a revelação dos planos de Ozymandias acarretaram em sua absolvição perante ao povo.

Retorno de Manhattan

Reprodução/HBO/YouTube;

Após a conclusão do quadrinho, o Doutor Manhattan se despede de Ozymandias e desaparece sem indicar paradeiro. Após quase três décadas, é possível que o herói tenha feito seu retorno, pois o trailer mostra imagens suas - aparentemente em Marte - e depois indica sua volta à Terra, onde pega uma máscara azul que estava no chão de uma rua onde aparentemente acontecia uma celebração em seu nome.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.