San Diego Comic Con

Lista

It: Capítulo Dois | O que aprendemos com o novo trailer

Sequência chega aos cinemas em setembro

Mariana Canhisares
18.07.2019
14h30
Atualizada em
20.07.2019
11h22
Atualizada em 20.07.2019 às 11h22

A Warner Bros. revelou o trailer final de It: Capítulo 2 nesta quinta-feira (18), dando novas pistas de como será a revanche do Clube dos Perdedores contra o Pennywise. Confira tudo o que aprendemos com o novo trailer:

Mike lembra de tudo

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

A primeira prévia já havia apresentado Mike como o guia do grupo nessa nova investida contra o Palhaço Assassino. Agora, o próprio personagem conta um pouco sobre sua experiência nos últimos 27 anos em Derry. "Algo acontece quando você deixa essa cidade. Quanto mais longe, mais nebuloso fica. Eu nunca saí. Eu lembro de tudo", afirma para os velhos amigos.

Como no livro, Mike deve ser o responsável por reunir o Clube dos Perdedores novamente - provavelmente, naquela cena no restaurante em que Beverly propõe um brinde - e apresenta um novo plano contra o vilão.

Pennywise afrontoso

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

O primeiro trailer praticamente escondeu o Pennywise de Bill Skarsgård, revelando apenas sua intenção de se vingar dos Perdedores. Esta prévia, porém, dá mais detalhes de como o palhaço vai revidar. "Por 27 anos, eu sonhei com vocês. Ansiava por vocês. Senti saudades de vocês". A mensagem supostamente fofa revela que o vilão não apenas quer matá-los, como quer vê-los sofrer ainda mais.

Nos quase três minutos de vídeo, Pennywise atinge seus inimigos, agora adultos, das mais variadas formas. Em um parque de diversões, ele obriga Bill a vê-lo aterrorizar - e, convenhamos, provavelmente matar - uma criança, sem que o personagem de James McAvoy possa fazer nada. Além disso, aparecem ainda referências aos traumas que ele causou ao grupo durante a infância, como a geladeira de onde ele saiu se contorcendo, as três portas com opções assustadoras e o “retorno” de Georgie e sua capa amarela.

Loucura de Henry

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

De todos os personagens apresentados no primeiro filme, Henry Bowers foi o que mais sentiu a influência de Pennywise. Ele não apenas importunou o Clube dos Perdedores, como assassinou o próprio pai. Ausente da prévia anterior, o personagem agora aparece no que parece ser uma instituição psiquiátrica, rindo diante da aparição do icônico balão do Palhaço Assassino.

No livro, após os eventos daquele verão assustador, Henry é condenado pelas misteriosas mortes, inclusive a de seu pai, mas uma análise do seu estado mental o considera incapaz de passar por um julgamento. Logo, ele vai parar em um manicômio.

Novamente, sem Stanley

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

[CUIDADO: SPOILER DO LIVRO NESTE ITEM]

Assim como no primeiro trailer, não há sinal do Stanley adulto, nem em Derry, nem em lugar nenhum. Este pode ser um aceno do diretor Andy Muschietti de que vá ser fiel à obra original neste sentido.

No livro, Stanley cresceu e se tornou um homem bem-sucedido. Casado, ele levava uma vida tranquila e queria muito ter um filho, mas ele e a esposa não entendiam por que não conseguiam. Tudo parecia bem até receber a ligação de Mike. Quando o amigo de infância diz que o Pennywise voltou, as memórias voltam e ele se sente um menino assustado novamente. Sem conseguir lidar com o medo, Stanley se suicida. Com o seu sangue, ele escreve na parede do banheiro “IT”.

Explicação mais mundana da origem de Pennywise?

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

Na história de Stephen King, a origem de Pennywise é cósmica. Mas os dois trailers lançados da sequência, assim como o próprio It: A Coisa, podem sugerir que Muschietti tentará tornar essa parte da trama mais palpável com uma versão mais mundana. Em vez de explicar a complexa mitologia do personagem de Skarsgård, talvez o foco da sequência seja realmente mostrar sua relação com Derry e, por que não, explorar seu lado “mais humano” - se é que isso é possível. Por isso, não é de se estranhar que mais uma vez ele apareça com a maquiagem gasta de palhaço. Agora, é verdade, com a adição de sangue escorrendo pelo rosto.

A morte de Adrian Mellon

It: Capítulo 2/Warner Bros/Reprodução

Após a icônica morte de Georgie, o livro de Stephen King se envereda a narrar o estranho assassinato de Adrian Mellon em 1984, um pequeno caso que também serve para introduzir o leitor ao Pennywise. Ao que tudo indica, It: Capítulo 2 levará esse trecho para os cinemas, mas agora em 2019.

No original, três jovens homofóbicos agridem Adrian e seu namorado depois de um festival de Derry e jogam a vítima de uma ponte direto para o rio. Como o trailer mostra, o personagem tenta se salvar, nadando até a margem. Porém, Pennywise o espera do outro lado. Mesmo que os relatos dos suspeitos e da testemunha até falem em um palhaço na cena do crime, a polícia os desconsidera completamente.

Talvez a cena seja uma maneira de Muschietti explorar essa influência de Pennywise sobre Derry, capaz de tornar tanto as pessoas céticas, como fazê-las ignorar fatos que estão diante dos seus olhos.