7 filmes cult para ver grátis durante a quarentena

Filmes

Lista

7 filmes cult para ver grátis durante a quarentena

Aproveite o tempo para ver alguns clássicos do cinema sem gastar nada

Arthur Eloi
20.03.2020
18h54
Atualizada em
24.03.2020
14h40
Atualizada em 24.03.2020 às 14h40

Durante a pandemia de coronavírus, ficar em casa é a recomendação. Pelo lado positivo, esse tempo pode enfim ser usado para ir atrás dos clássicos cults que sempre falamos vamos assistir (mas nunca, de fato, assistimos). Melhor ainda, muitas obras que marcaram o cinema já foram disponibilizadas de graça na internet. Para acabar com as desculpas, listamos abaixo alguns dos melhores filmes cult para ver grátis na quarentena.

Stalker (1979)

Clássico de Andrei Tarkovsky pode ser facilmente encontrado no Youtube, disponibilizado oficialmente pelo estúdio Mosfilm em alta definição. Baseado em Piquenique na Estrada, sci-fi dos Irmãos Strugatsky, o filme mostra a jornada de um grupo através da Zona, uma área radioativa, isolada e misteriosa. É uma das mais renomadas e influentes obras do cinema soviético.

Vá e Veja (1985)

Outra obra gratuita da Mosfilm, disponibilizada em 1080p direto no Youtube, é o filme de guerra Vá e Veja. Ambientado na Segunda Guerra Mundial, a trama acompanha um garoto que se junta ao Exército Vermelho para lutar contra os nazistas, apenas para descobrir na pele os horrores do combate.

Metropolis (1927)

Obra definitiva de Fritz Lang, Metropolis é um filme tão influente e referenciado na cultura pop - especialmente ficção científica - que parece até familiar ao enfim ser assistido. É uma história de amor entre classes em um cenário futurista, o que lhe dá um toque bastante moderno apesar de ter sido lançado há quase 100 anos.

A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

Histórias de zumbi podem soar um pouco saturadas nos dias de hoje, mas o primeiro filme de George Romero, pai do gênero, continua bastante impactante. Um filme independente que se tornou um enorme sucesso, A Noite dos Mortos-Vivos é potente e cheio de camadas, ao ponto que novos significados e interpretações são descobertas a cada nova sessão. Infelizmente (ou felizmente para nós) um erro burocrático fez com o filme tenha sido lançado direto no domínio público, por isso ele está disponível direto no Youtube.

Nosferatu (1922)

Outro clássico do Expressionismo Alemão, Nosferatu é uma reimaginação de Drácula, conto de Bram Stoker. Assim como o filme da Universal Pictures, essa versão ajudou a definir muito da imagem do vampiro monstruoso na cultura pop, e continua despertando calafrios até os dias de hoje.

Franz Kafka’s It’s A Wonderful Life (1993)

Peter Capaldi se consagrou como ator pela sua presença em séries britânicas, como Doctor Who e The Thick of It. Mas durante a década de 1990, se aventurou pelo ramo da direção. Nesse cômico curta-metragem, o autor Franz Kafka (aqui vivido por Richard E. Grant) tenta pensar em como escrever a abertura de A Metamorfose, seu mais renomado conto sobre um homem que se vê transformado em um inseto gigante. O problema é que ele é constante perturbado e interrompido. Capaldi, inclusive, chegou a vencer um Oscar de Melhor Curta pelo trabalho.

À Meia Noite Levarei Sua Alma (1964)

O Zé do Caixão ficou conhecido por sua figura marcante e presença constante na televisão, mas suas obras são igualmente fortes. A estreia do personagem de José Mojica Marins em 1964 é um triunfo do cinema barato e apelativo, mas com texto tão subversivo que segura o impacto até os dias de hoje. Muitas das obras do Zé do Caixão, incluindo À Meia Noite Levarei Sua Alma, estão disponíveis no SPCine Play, streaming brasileiro que está grátis até meados de abril, em razão da quarentena. O filme, inclusive, chegou a integrar nossa lista de 31 Filmes Essenciais de Terror.