HQ/Livros

Artigo

HQs censuradas e Harry Potter banido: o que está acontecendo na cultura pop?

Entenda a polêmica sobre o quadrinho Vingadores: A Cruzada das Crianças

06.09.2019, às 16H09.

Uma HQ publicada em 2010 se tornou o centro de uma polêmica envolvendo a Bienal do Livro do Rio de Janeiro e o prefeito da cidade, Marcelo CrivellaVingadores: A Cruzada das Crianças é escrita por Allan Heinberg e tem como personagens centrais o casal abertamente homossexual Wiccano Hulkling, que aparece abraçado e dividindo a mesma cama em algumas páginas. Após alguns visitantes divulgarem fotos do quadrinho na Bienal e o vereador Alexandre Isquierdo (DEM) fazer um grande discurso de repúdio à Câmara Municipal do Rio, Crivella determinou o "recolhimento" da edição, que só poderia ser apresentada lacrada com um plástico preto e um aviso de conteúdo. 

Com a ameaça de censura por parte da prefeitura, a Bienal abriu as portas hoje (6) e, em menos de 40 minutos, as edições de A Cruzada das Crianças esgotaram nas lojas. Segundo a assessoria do evento, nenhuma cópia do quadrinho foi lacrada, já que tal procedimento só é feito quando há conteúdo pornográfico, o que não é o caso. O evento também se manifestou reafirmando o compromisso com a pluralidade e divulgando uma agenda com painéis voltados ao público LGBTQA+.

Ainda assim, fiscais da prefeitura foram até a Bienal e iniciaram uma "fiscalização", procurando conteúdos "eróticos" e "homossexuais". De acordo com a editora Galera Record, que se manifestou oficialmente em suas redes sociais, a Secretaria de Ordem Pública do Rio de Janeiro exigiu que todos os livros com conteúdos LGBTQA+ fossem lacrados e sinalizados. Uma notificação divulgada no evento diz que tais histórias "induzem a erro o leitor e seus responsáveis, faltando com o dever de lealdade a quem tem o livre direito de expressão e, neste sentido, de opção sobre suas leituras ou a de seus filhos, de modo que, além do lacre, deverão advertir do respectivo conteúdo". No vídeo acima, explicamos qual é a história mostrada em Vingadores: A Cruzada das Crianças e toda a polêmica envolvendo o caso.

Harry Potter banido

Outra questão envolvedo a cultura pop aconteceu no Tennessee, EUA. Uma escola católica do local baniu a saga de livros escrita por J.K. Rowling, afirmando que as magias escritas são reais e "podem invocar espíritos malignos". A decisão foi do reverendo Dan Reehill, que afirmou em e-mail aos pais: "Esses livros apresentam magia como boa e também ruim, o que não é verdade, mas sim uma enganação".

Confome afirmamos neste artigo, publicado originalmente em 2017, não há comportamento do lado dos mocinhos, ou mesmo dos anti-heróis, que corrobore o ódio que muitos destilam atualmente. O preconceito, em todas as suas formas, não tem espaço na cultura pop. Não é, como muitos insistem em afirmar, uma questão de opinião. Promover o ódio e desprezar diferenças é uma atitude que está, e sempre estará, do lado dos vilões.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.