Edward Berger no press room do Oscar 2023

Créditos da imagem: Michael Yada / ©A.M.P.A.S./Divulgação

Oscar

Notícia

Diretor de Nada de Novo no Front prefere ganhar da Argentina no futebol

Filme do alemão Edward Berger disputava com Argentina 1985 o Oscar de Melhor Filme Internacional

Omelete
2 min de leitura
13.03.2023, às 22H26.
Atualizada em 14.03.2023, ÀS 12H18

Escolher entre vencer a Argentina no Oscar ou no campo de futebol é fácil para o diretor alemão Edward Berger. Mesmo tendo acabado de receber uma estatueta dourada por Nada de Novo no Front, eleito o Melhor Filme Internacional, ele foi categórico na entrevista coletiva, na noite de domingo (12): “é melhor ganhar da Argentina na Copa do Mundo”.

A declaração foi dada entre risos, já que o próprio cineasta admitiu que isso não é lá muito comum para a seleção alemã. Mas, para além da paixão pelo esporte, Berger revelou que nunca encarou a disputa pelo Oscar como uma rivalidade.

“Estar na mesma sala que o Santiago [Mitre, diretor de Argentina, 1985], assistir a seu filme e vê-lo falar sobre ele não parecia competitivo. Fico muito mais pilhado em uma partida de futebol. Talvez soe sentimental, mas eu sentia algo bastante fraternal. Estávamos sentados lá e sabíamos que tínhamos feito o nosso melhor. No final, está nas mãos dos Deuses decidir quem ganha o que. E eu conheço o Santiago, adoro seu filme”, disse, sem antes voltar à rivalidade futebolística. “Estou ansioso para a próxima partida entre Argentina e Alemanha. Espero que a Alemanha leve essa!”.

Nada de Novo no Front levou a melhor na disputa de Melhor Filme Internacional, derrotando não só Argentina, 1985, como também Close (Bélgica), EO (Polônia) e The Quiet Girl (Irlanda). Anteriormente, a equipe do filme já havia falado sobre os desafios de recriar a Primeira Guerra Mundial para o longa. 

O maior premiado do Oscar 2023 foi Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que venceu em 7 categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção (Daniel Kwan & Daniel Scheinert) e Melhor Atriz (Michelle Yeoh). Atrás, vieram o alemão Nada de Novo no Front, com 4 vitórias, e A Baleia, com 2 – entre elas, a de Melhor Ator para Brendan Fraser.

A noite teve apresentação de Jimmy Kimmel, que fez piadas com a falta de representatividade entre os indicados e com o infame tapa de Will Smith em Chris Rock no ano passado.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.