Cena de Emilia Pérez

Créditos da imagem: Divulgação

Filmes

Notícia

BAFTA 2025 | Diretor de Emilia Pérez agradece Karla Sofía Gascón

Jacques Audiard recebeu o prêmio de melhor filme estrangeiro no evento, derrotando Ainda Estou Aqui

Omelete
3 min de leitura
16.02.2025, às 15H09.

Diretor de Emilia Pérez, o francês Jacques Audiard inclui a atriz Karla Sofía Gascón em seu discurso de agradecimento no BAFTA 2025. O filme venceu Ainda Estou Aqui e levou o prêmio de melhor filme estrangeiro do ano.

"Acima de tudo, eu gostaria de agradecer a todos os maravilhosos artistas que ajudaram a trazer este filme à vida e que estão aqui conosco hoje a noite", disse Audiard no palco do evento, segundo a Variety. "Minha querida Zoe [Saldaña], minha querida Selena [Gomez], Giorgini, Paul, Juliet, Camille, Clement, Julia e seu time, mas também você, minha querida Karla Sofía [Gascón], que eu mando um beijo. Eu estou profundamente orgulhoso do que alcançamos juntos. Vida longa a Emilia Pérez!"

O agradecimento acontece poucos dias depois de Audiard criticar Gascón pela série de publicações racistas e xenófobas nas redes sociais, que foram encontrados após a atriz criticar a campanha de Ainda Estou Aqui. Na ocasião, o diretor disse que não tinha voltado a conversar com a atriz depois do ocorrido e disse: "É como se você caísse em um buraco. Porque o que Karla Sofía disse é imperdoável".

A polêmica com o nome de Karla Sofía Gascón surgiu após a descoberta de publicações de cunho racista e xenofóbica em suas redes sociais. A maioria das publicações da atriz foi feita entre 2020 e 2021, no ápice da pandemia da COVID-19, mas tweets mais recentes também estão no meio das mensagens destacadas.

Como resultado, a Netflix, que distribui Emilia Pérez nos EUA e é responsável pela campanha ao Oscar, removeu Gascón dos materiais do filme e não pretende levar a estrela do filme para premiações.

Esta está longe de ser a primeira polêmica envolvendo Emilia Pérez. Comunidades supostamente representadas no filme rejeitaram sua abordagem e têm sido vocais contra ele. O Omelete entrevistou mexicano e pessoas trans para entender melhor. Você pode ler abaixo:

Recentemente, Gascón também  também disse que a equipe de Fernanda Torres e do filme Ainda Estou Aqui a atacavam na internet, algo que a brasileira já havia dito para seus seguidores não fazerem em um vídeo. No mesmo dia, ela negou as acusações e disse que se referia à comunidade de fãs que a atacavam.

Um musical sobre um líder de cartel mexicano trans que, após passar pela cirurgia, decide buscar redenção por seus atos criminosos, Emilia Pérez está em cartaz nos cinemas brasileiros conquistar 13 indicações ao Oscar, incluindo Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.