John Krasinski e Jenna Fischer em The Office

Créditos da imagem: The Office/NBC/Reprodução

Séries e TV

Notícia

The Office | Livro revela que Jim e Pam se separariam no último ano

John Krasinski era a favor da separação

Pablo Raphael
26.03.2020
17h07
Atualizada em
26.03.2020
17h49
Atualizada em 26.03.2020 às 17h49

Um dos casais mais icônicos da história da TV, Jim (John Krasinski) e Pam (Jenna Fischer) de The Office, quase foi desfeito no nono e último ano da série. É o que conta o livro The Office: The Untold Story of the Greatest Sitcom of the 2000s, de Andy Greene (via Collider).

Juntos desde a 3ª temporada de The Office, Jim e Pam chegaram ao último ano vivendo momentos difíceis na relação: o vendedor aceitou um emprego em Pittsburgh e Pam teve que cuidar do bebê deles sozinha. As coisas teriam sido ainda mais estressantes para o casal: o criador da série, Greg Daniels, queria separar de vez os personagens no meio da temporada. John Krasinski apoiava a ideia:

"Meu argumento era que nós já fizemos tanta coisa com Jim e Pam, e agora, casados e com filhos, havia uma certa calmaria, acho, sobre o que poderiam querer fazer... para mim era como 'esse relacionamento perfeito pode passar por uma separação e continuar o mesmo?', o que, claro, não pode. E eu disse para Greg, 'seria muito interessante ver como uma separação afetaria duas pessoas que se conhecem tão bem'", diz o ator no livro de Andy Greene.

Segundo o roteirista Brent Forrester, a ideia era que o casal se separasse na metade da temporada e, no episódio final, voltassem e reorganizassem a relação. Outro roteirista da série, Warren Lieberstein, aponta que a ideia não era "universalmente aceita" e que o plano estava circulando entre os escritores desde a quinta temporada da série. Foi até sugerido que Pam e Brian tivessem um pequeno caso.

A reação dos fãs ao interesse romântico de Brian por Pam foi negativa e isso fez com que a ideia da separação fosse engavetada e o time precisou reescrever toda a narrativa do meio da temporada em diante. O próprio Krasinski mudou de opinião e pediu que o casal se entendesse o mais rápido possível. "O último ano é para os ultra-fãs do show. Eles são os únicos que ainda estão assisitindo, certo? Isso é para eles. Jim e Pam se separando é doloroso demais para segurar até a reunião final. Nós temos que colocar os dois juntos de novo imediatamente", pediu o ator ao roteirista Brent Forrest, na época.

O livro conta que as mudanças no roteiro foram tão apressadas que episódios já gravados precisaram ser reeditados para não mostrarem sinais de que Pam e Jim estariam separados.

Lançada em 2005, a versão americana de The Office mostra o cotidiano divertido de uma empresa localizada em Scranton, Pensilvânia. As 9 temporadas da série, estreladas por Steve CarellRainn Wilson e John Krasinski, estão disponíveis na Amazon Prime Video.