Exterminador do Futuro, Bourne e mais: os filmes que inspiraram Viúva Negra

Créditos da imagem: Fox/Orion/Marvel Studios

Filmes

Lista

Exterminador do Futuro, Bourne e mais: os filmes que inspiraram Viúva Negra

Durante a visita ao set do longa, equipe revelou ao Omelete as obras que serviram como referência

Julia Sabbaga
05.07.2021
10h00

A personagem de Natasha Romanoff já é conhecida nos cinemas desde sua estreia no MCU em Homem de Ferro 2, mas mais de uma década depois, em 2021, ela finalmente ganhará seu filme solo. Utilizando sua origem soviética e sua peculiaridade como espiã entre os Vingadores, o Marvel Studios procura uma produção única, mais baseada em filmes de espionagem e ação do que o tradicional clima de filmes de herói.

Durante a visita ao set, o Omelete conversou com diversos membros da equipe, que revelaram as maiores inspirações para criar a atmosfera de Viúva Negra. Confira abaixo os filmes que foram mencionados:

Capitão América: Soldado Invernal

A primeira referência, mencionada por grande parte da equipe de Viúva Negra, é Capitão América: Soldado Invernal. Segundo o produtor Brian Chapek, o foco foi criar um filme de espionagem que caminhasse ao redor do mundo, e que ao mesmo tempo que se baseia nos filmes de ação deste gênero, crie algo novo. “Soldado Invernal é provavelmente o mais próximo em termos de tom, mas nós quisemos deixar nossa própria marca no gênero de thriller de espionagem, e fazer algo que nunca fizemos antes”. 

A trilogia Bourne

O componente de ação, e principalmente as cenas de luta de Viúva Negra, tiveram como referência os filmes protagonizados por Matt Damon, a trilogia Bourne. A inspiração foi mencionada pelo coordenador de dublês Rob Inch, quando foi questionado se o filme se pareceria com a franquia de James Bond: “Eu diria que é muito mais Bourne. É muito mais sombrio e cínico”. 

O Exterminador do Futuro

A franquia de O Exterminador do Futuro também foi citada diversas vezes durante a visita ao set, tanto como inspiração para Natasha quanto para a resistência do vilão do longa. O roteirista do longa, Eric Pearson, usou o antagonista de O Exterminador do Futuro 2: O Julgamento Final para explicar um dos vilões de Viúva Negra: “O Treinador é totalmente músculo, ele tem uma faceta bem T-1000, no sentido de que ele só vai continuar te atacando”. Ainda, Natasha foi comparada à heroína de Sarah Connor tanto pelo roteirista quanto pelo produtor.

Alien, o Oitavo Passageiro

Assim como O Exterminador do Futuro, Alien, o Oitavo Passageiro foi mencionado como referência pela sua protagonista e heroína feminina, com Natasha sendo comparada com Ripley, personagem de Sigourney Weaver no filme de 1979 diversas vezes. Chapek descreveu: “Nós olhamos para personagens como Sarah Connor e Ripley como nossas maiores fontes de inspiração”, e o roteirista explicou: “Sarah e Ripley são minhas favoritas da história. Se Natasha puder entrar na mesma lista que elas, ficarei extremamente feliz”.  

O Fugitivo

O longa de ação com Harrison Ford, de 1993, O Fugitivo, também foi citado pelo produtor, que comparou o clima de Viúva Negra com a solidão do protagonista, explicando o isolamento da personagem: “O filme terá Natasha em fuga, bem no estilo de O Fugitivo, no sentido de que ela não tem nenhum recurso, ela não tem os Vingadores, e ela está sendo caçada de diversos lados”.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.