vingadores

Créditos da imagem: Marvel Studios/Divulgação

Filmes

Lista

A linha do tempo do MCU

Organizamos os eventos do Universo Cinematográfico da Marvel em ordem cronológica

Natália Bridi
22.04.2019
20h06
Atualizada em
23.04.2019
02h06
Atualizada em 23.04.2019 às 02h06

A linha do tempo do Universo Cinematográfico da Marvel se tornou um pouco nebulosa depois que o estúdio deixou de atualizar a sua cronologia oficial ainda na Fase 1. Algumas datas não batem e outras são questionáveis. A cronologia divulgada no livro Marvel Studios: The First 10 Years ainda não explica, por exemplo, os oito anos que se passaram entre o fim da Batalha de Nova York do primeiro Vingadores e os eventos de Homem-Aranha: De Volta ao Lar, situando oficialmente o primeiro filme em 2012 e a aventura solo do amigão da vizinhança em 2016. 

Ainda assim, mesmo sem seguir essas datas à risca, é possível organizar a história de forma coerente. A seguir, listamos os principais acontecimentos ao longo dos 21 filmes do MCU, incluindo os eventos de Vingadores: Guerra Infinita, Homem-Formiga e a Vespa e Capitã Marvel, para preparar você para a estreia de Vingadores: Ultimato.

No Princípio

Joias do Infinito
Marvel Studios/Divulgação

No princípio de tudo estão as singularidades, também conhecidas como as Joias do Infinito. Cada Uma das seis Joias existentes representa um aspecto da existência: Poder, Alma, Tempo, Realidade, Mente e Espaço.

Joia do Poder

Joia do Poder
Marvel Studios/Divulgação

A Joia do Poder, depois de ser usada para conquistar civilizações, foi depositada em uma esfera, a Orbe, e guardada no cofre do templo de Morag. Esse planeta acabou coberto por seus oceanos e só se torna acessível a cada 300 anos.

Joia da Alma

Joia da Alma
Marvel Studios/Reprodução

A Joia da Alma é depositada no Planeta Volmir. Para obtê-la é preciso um sacrifício.

Joia do Tempo

Joia do Tempo
Marvel Studios/Reprodução

Agamotto se torna o primeiro Mago Supremo ao fundar a ordem dos Mestres das Artes Místicas para proteger a Terra. Na sua jornada por conhecimento, ele encontra a Joia do Tempo e cria o Olho de Agamotto.

Joia da Mente

Joia da Mente
Marvel Studios/Reprodução

A Joia da Mente é armazenada em um cetro e tem a capacidade de controlar mentes e expandir o potencial de quem é afetado por ela.

Joia da Realidade

Joia da Realidade
Marvel Studios/Reprodução

A Joia da Realidade, que se manifesta na forma de Éter, aparece como parte dos planos de Malekith, o líder dos Elfos Negros, durante o alinhamento dos nove mundos. Bor, pai de Odin, vence o exército de Malekith e ordena que o Éter, seja enterrado em um local profundo, já que não pode ser destruído.

Joia do Espaço

Joia do Espaço Tesseract
Marvel Studios/Divulgação

O Tesseract, ou Cubo Cósmico, que guarda a Joia do Espaço, está em poder dos Asgardianos. O artefato é deixado por Odin na Terra, na região da Noruega, por volta de 1409.

Vibranium

Vibranium
Marvel Studios/Reprodução

Milênios depois da criação das Joias do Infinito, cai na Terra, na região que seria conhecida como África, um meteorito formado de um metal especial, o vibranium, afetando todas as formas de vida ao seu redor. O local passaria a ser conhecido como Wakanda e abrigaria cinco tribos, que viviam em constante guerra até que o guerreiro Bashenga teve uma visão que o levou a Erva em Formato de Coração. A ingestão da planta lhe deu superforça, velocidade e instintos, fazendo dele o primeiro Pantera Negra.

1942 - Caveira Vermelha encontra o Tesseract

Caveira Vermelha
Marvel Studios/Reprodução

O oficial nazista e líder da HYDRA Johann Schmidt, que passou a ser conhecido como Caveira Vermelha depois de injetar a si mesmo com o soro do supersoldado, passou anos em busca do Tesseract, obcecado em explorar cientificamente a “joia do tesouro de Odin”. Ele encontra o artefato em 9 de março de 1942 e inicia a fabricação de armas especiais que foram desenvolvidas pelo cientista suíço Arnim Zola.

1943 - Steve Rogers conhece Abraham Erskine

Steve Rogers magro
Marvel Studios/Reprodução

Em 14 de junho de 1943, depois de ter sido rejeitado quatro vezes pelo exército por problemas de sáude, Steve Rogers conhece Abraham Erskine e é aceito pelo exército dos Estados Unidos como parte do projeto Renascimento. Rogers e outros voluntários passam a ser treinados pela agente Peggy Carter e o coronel Chester Phillips. Nesse treinamento, Rogers é o escolhido para se tornar o primeiro supersoldado do mundo.

1943 - Steve Rogers se torna o Capitão América

Steve Rogers forte
Marvel Studios/Reprodução

No dia 22 de junho de 1943, graças a uma combinação do soro criado por Erskine e os raios Vita desenvolvidos pelo magnata da tecnologia Howard Stark, Steve Rogers deixa de ser um garoto franzido e se transforma no Capitão América.

1945 - "Morte" de Bucky Barnes

Bucky Barnes e Capitão América
Marvel Studios/Reprodução

Em 1º de fevereiro de 1945, durante uma missão para capturar Arnim Zola, Bucky Barnes, o velho amigo e parceiro do Capitão América na luta contra HYDRA, cai de um trem e é dado como morto.

1945 - Capitão América se sacrifica

Steve Rogers
Marvel Studios/Reprodução

Graças às informações dadas por Zola, Capitão América invade a base de operações da HYDRA e persegue Caveira Vermelha até o seu avião. Durante a luta, o vilão é transportado pelo poder do Tesseract para o planeta Volmir, tornando-se o guardião da Joia da Alma. Já Steve Rogers é obrigado a se sacrificar, derrubando o avião no Ártico para evitar uma tragédia.

1945/1946 - Fundação da SHIELD e da HYDRA

Peggy Carter e Howard Stark
Marvel Studios/Reprodução

Com o fim da Segunda Guerra Mundial, Peggy Carter e Howard Stark fundam a SHIELD, enquanto seu agora colaborador, Arnim Zola, mantém a HYDRA infiltrada na instituição.

1950/1960 - Bucky Barnes é transformado no Soldado Invernal

Soldado Invernal
Marvel Studios/Reprodução

Zola é responsável por transformar Bucky Barnes no Soldado Invernal, um assassino com a força de um supersoldado e um braço metálico.

1973 - Howard Stark deixa mensagem para Tony Stark

Howard Stark
Marvel Studios/Reprodução

Na década de 70, Howard Stark deixa na planta da Stark Expo a base para criação de um novo elemento fruto dos seus experimentos com o Tesseract, que ficou em poder da SHIELD.

1987 - Vespa desaparece no Reino Quântico

Vespa original
Marvel Studios/Reprodução

Em 1987, durante uma missão da SHIELD, os cientistas e agentes Hank Pym, o Homem-Formiga, e Janet Van Dyne, a Vespa, precisam desarmar uma bomba soviética. A missão é um sucesso, mas Vespa desaparece, deixando Hank Pym sozinho para criar Hope, a filha do casal.

1988 - Peter Quill deixa a Terra

Peter Quill criança
Marvel Studios/Reprodução

Em 1988, depois da morte da mãe, Peter Quill é abduzido da Terra pelos Saqueadores, que foram contratados pelo celestial Ego. Sabendo das intenções maléficas do pai do garoto, Yondu, o líder do Saqueadores, decide manter o terráqueo por perto, tornando-o parte da gangue.

1989 - Hank Pym deixa a SHIELD

Hank Pym novo
Marvel Studios/Reprodução

Em 1989, Hank Pym deixa a SHIELD depois que a agência tenta usar a sua criação, as partículas Pym, como arma.

1989 - Carol Danvers desaparece

Carol Danvers piloto
Marvel Studios/Reprodução

A oficial da força aérea Carol "Avenger" Danvers é dada como morta depois de um teste com uma aeronave experimental. Na verdade, ela se encontrava no meio de uma guerra intergaláctica, com o ataque ao caça que pilotava revelando que a sua mentora, a cientista Wendy Lawson, era na verdada uma alienígena Kree chamada Mar-Vell. Para defender o trabalho de Lawson - um motor alimentado pela energia do Tesseract - Danvers se sacrifica e acaba tendo seu DNA modificado pela Joia do Espaço na explosão. Yon-Rogg, o oficial Kree que atacara Mar-Vell, percebe a transformação de piloto e a leva para Hala, a capital do Império Kree, onde a humana passa por uma transfusão de sangue completa e tem sua memória apagada. Carol Danvers passa a acreditar que é uma Kree chamada Vers e que a culpa da perda das suas memórias é de um ataque da raça Skrull. 

1991 - Howard e Maria Stark são assassinados

Morte Howard Stark
Marvel Studios/Reprodução

Em 16 de dezembro de 1991, Howard e Maria Stark são assassinados pelo Soldado Invernal a mando da HYDRA. O objeto  era obter amostras de um novo soro do supersoldado.

1992 - Obadiah Stane se torna CEO das Indústrias Stark

Obadiah Stane
Marvel Studios/Reprodução

O assassinato de Howard e Maria Stark é orquestrado para parecer um acidente e Obadiah Stane se torna o CEO interino nas Indústrias Stark até que o agora órfão Tony Stark chegue à maioridade.

1992 - T'Chaka mata N'Jobu

N'Jobu
Marvel Studios/Reprodução

Em 1992, depois de descobrir que um ato de traição levou Ulysses Klaue a invadir e roubar grandes quantidades de vibranium de Wakanda, o rei e Pantera Negra T'Chaka viaja para Oakland, na Califórnia, para confrontar seu irmão N'Jobu. T'Chaka se nega a ouvir os motivos do príncipe e no confronto acaba o matando. O rei volta para Wakanda, mas deixa nos Estados Unidos seu sobrinho Erik.

1995 - Carol Danvers se torna a Capitã Marvel

Capitã Marvel
Marvel Studios/Reprodução

Ainda acreditando ser a oficial da Starforce Vers, Carol Danvers é capturada pelo Skrull Talos e tem suas memórias invadidas. A investigação dos Skrull leva Danvers de volta à Terra, onde acaba descobrindo a verdade sobre o seu passado com a ajuda do agente da SHIELD Nick Fury, da sua antiga amiga Maria Rambeau (mãe de Mônica Rambeau) e da alienígena Flerken chamada Goose (que tem a aparência de um gato terráqueo, mas é capaz de armazenar uma Joia do Infinito no seu estômago e devorar inimigos). Danvers se liberta das amarras impostas pelos Kree e passa a usar todo o potencial dos seus poderes, salvando a Terra de um ataque comandado pelo extremista Kree Ronan, o Acusador. Para reparar os danos causados pelos Kree, Carol Danvers deixa a Terra novamente e parte em busca de um novo lar para os Skrull. Antes, ela deixa com Fury um pager modificado para que ele possa entrar em contato em caso de emergência. 

1995 - Nick Fury cria a Iniciativa Vingadores

Carol Danvers e Nick Fury
Marvel Studios/Reprodução

Já sem um dos olhos por conta de um arranhão de Goose, e inspirado por suas aventuras ao lado de Carol Danvers, o oficial da SHIELD Nick Fury decide criar uma iniciativa dentro da agência para proteger a Terra de ameaças fora do comum (como uma invasão alienígena). Inicialmente a proposta se chamaria Protetores, mas ao ver uma antiga imagem da piloto e seu apelido "Avenger" (Vingadora em tradução livre), ele decide prestar uma homenagem, criando assim a Iniciativa Vingadores. 

2004 - Bruce Banner entra para o Projeto Aprimoramento

Bruce Banner
Marvel Studios/Reprodução

Em abril de 2004, o cientista Bruce Banner se junta ao Projeto de Aprimoramento liderado pelo General Thaddeus Ross, pai da sua namorada Betty Ross. Banner trabalha em busca de uma forma de proteger soldados da radioatividade, sem saber que essa é na verdade uma tentativa de recriar o Projeto Renascimento, que resultou na criação do Capitão América.

2005 - Bruce Banner se torna o Hulk

Hulk
Marvel Studios/Reprodução

No ano seguinte, prestes a perder o financiamento do seu trabalho, Bruce Banner resolve testar em si mesmo a sua pesquisa, mas a combinação da Radiação Gama com o novo soro do supersoldado resulta na sua transformação em um monstro verde e gigantesco que passa a ser conhecido como Hulk.

2010 - Tony Stark é sequestrado e cria a Mark I

Tony Stark Mark I
Marvel Studios/Reprodução

Tony Stark é sequestrado no Afeganistão pelo grupo terrorista Dez Anéis, sendo salvo por seu companheiro de cela, o médico Ho Yinsen, que coloca um eletroímã no seu peito para impedir que estilhaços de bomba atinjam seu coração. Para escapar, o playboy/milionário inventa um mini reator Ark e cria a Mark I.

2010 - Tony Stark se torna o Homem de Ferro

Homem de Ferro
Marvel Studios/Reprodução

Meses depois, Stark aperfeiçoa a armadura até o modelo Mark III, derrota Obadiah Stane (que havia encomendado o seu sequestro) e revela ao mundo que é Homem de Ferro.

2010 - Nick Fury apresenta a Iniciativa Vingadores para Tony stark

Nick Fury Homem de Ferro
Marvel Studios/Reprodução

Logo depois, Stark recebe a visita de Nick Fury, que lhe fala sobre a "Iniciativa Vingadores".

2011 - Natasha Romanoff se infiltra nas Indústrias Stark

Viúva Negra
Marvel Studios/Reprodução

No ano seguinte,  Fury ordena que a agente Natasha Romanoff se infiltre nas indústrias Stark para avaliar e monitorar o Homem de Ferro. Enquanto isso, Tony Stark sente os efeitos da intoxicação de paládio, o elemento que alimenta o reator no seu peito. Ele encontra a solução ao sintetizar a base para um novo elemento que foi deixada por seu pai.

2011 - Thor é banido de Asgard por Odin

Thor
Marvel Studios/Reprodução

No mesmo período, a coroação de Thor como Rei de Asgard é interrompida por um ataque a sala do tesouro de Odin. Desobedecendo o pai, Thor invade Jotunheim e luta contra os Gigantes de Gelo, iniciando uma crise nos Nove Reinos. Como punição, Thor é banido para a Terra e só poderá reaver seu martelo quando se provar digno.

2011 - Phil Coulson e Clint Barton vão para o Novo México

Phil Coulson Thor
Marvel Studios/Reprodução

O agente Phil Coulson, que também estava monitorando Tony Stark, recebe a missão de investigar um abalo atmosférico no Novo México. O agente Clint Barton, o Gavião Arqueiro, também é designado para a missão.

2011 - Loki descobre sua verdadeira origem

Loki
Marvel Studios/Reprodução

Enquanto isso, Loki, irmão de Thor, descobre que é filho de Laufey, o rei dos Gigantes de Gelo e se revolta contra Odin, que cai em um sono profundo. Ele envia o Destroyer para matar Thor na Terra enquanto arquiteta um plano para se vingar de Laufey e garantir seu lugar no trono.

2011 - Loki encontra Thanos

Loki
Marvel Studios/Reprodução

De volta a Asgard, depois de se provar digno, Thor é obrigado a destruir a ponte Bifrost para evitar o genocídio dos Gigantes de Gelo. No confronto, Loki cai em um buraco negro e vai parar em um santuário Chitauri, onde arquiteta um plano de invasão da Terra com a ajuda de Thanos, que deseja conquistar a Joia do Espaço.

2011 - Homem de Ferro se torna consultor da SHIELD

Homem de Ferro Nick Fury
Marvel Studios/Reprodução

Stark e Fury voltam a falar sobre os Vingadores, mas depois da avaliação o Homem de Ferro é deixado apenas como consultor da iniciativa.

2011 - Bruce Banner derrota Abominação em Nova York

Hulk
Marvel Studios/Reprodução

Ao mesmo tempo, na Terra, Bruce Banner se transforma no Hulk para parar Abominação, outro monstro criado na tentativa de reviver o programa do Supersoldado. Os dois lutam no bairro do Harlem em Nova York e Banner desaparece depois de vencer a briga.

2011 - Tony Stark encontra General Ross

Tony Stark General Ross
Marvel Studios/Reprodução

Tony Stark, agora consultor da SHIELD, encontra o General Ross em um bar e fala sobre o time que está montando.

2011/2012 - Steve Rogers é resgatado pela SHIELD

Steve Rogers
Marvel Studios/Reprodução

O antigo avião do Caveira Vermelha é encontrado no Ártico. Uma equipe da SHIELD é chamada e descobre no local o corpo congelado de Steve Rogers. Alguns dias se passam e ele desperta em Nova York, em um prédio da SHIELD, quase 70 anos depois do seu sacrifício.

2012 - Loki invade a base da SHIELD

Loki
Marvel Studios/Reprodução

Meses depois, Loki consegue ativar o Tesseract do Santuário e invade a base da SHIELD em que o cientista Erik Selvig pesquisava o artefato. Usando o cetro dado por Thanos, ele domina Selvig e o Gavião Arqueiro e inicia o seu plano de conquista da Terra.

2012 - Iniciativa Vingadores é ativada

Vingadores
Marvel Studios/Reprodução

Enquanto isso, Nick Fury declara estado de Guerra e ativa a iniciativa Vingadores. Capitão América, Bruce Banner, Viúva Negra e Homem de Ferro são convocados e Thor, que procurava por Loki, se junta à missão.

2012 - Homem de Ferro salva Nova York

Homem de Ferro
Marvel Studios/Reprodução

Usando a energia da Torre Stark, Selvig usa o Tesseract para criar um portal no espaço, abrindo caminho para a invasão do exército Chitauri em Nova York. Os Vingadores unem forças para conter a ameaça e Homem de Ferro usa o míssil lançado pelo Conselho da SHIELD para fechar o portal entre o espaço dos Chitauri e a Terra.

2012 - Vingadores se separam

Vingadores
Marvel Studios/Reprodução

Os Vingadores se separam novamente. Thor volta para Asgard com Loki e o Tesseract, enquanto o cetro fica com a SHIELD, que pretende pesquisar o artefato.

2012 - Adrian Toomes recolhe tecnologia Chitauri em Nova York

Abutre
Marvel Studios/Reprodução

Logo depois, a empresa de Adrian Toomes passa a trabalhar na limpeza da cidade de Nova York, recolhendo pedaços de tecnologia Chitauri. Seu negócio é interrompido quando Tony Stark cria o Controle de Danos para limpar locais afetados pelas batalhas dos Vingadores.

2012 - Tony Stark enfrenta o Mandarim

Mandarim
Marvel Studios/Reprodução

Tony Stark sofre com ataques de pânico depois da batalha de Nova York e enfrenta ao lado de James Rhodes (Máquina de Combate/ Patriota de Ferro) a ameaça do Mandarim e do Projeto Extremis.

2012 - Tony Stark remove o reator Ark

Tony Stark
Marvel Studios/Reprodução

Depois de destruir sua coleção de armaduras, Stark se submete a uma cirurgia para remover os estilhaços que o reator Ark impedia que chegassem ao seu coração.

2013 - Malekith planeja usar o Éter

Loki Thor
Marvel Studios/Reprodução

Enquanto isso, os Nove Reinos começam a se alinhar novamente e Malekith planeja usar o Éter para que a realidade retorne à escuridão. Depois da morte da mãe, Frigga, Thor precisa da ajuda de Loki para conter a ameaça do líder dos Elfos Negros.

2013 - Loki toma o trono de Odin

Loki
Marvel Studios/Reprodução

No processo, Loki  finge a própria morte e toma o lugar de Odin no trono, enquanto Thor contém a invasão dos Elfos Negros em Londres. O Éter é contido e levado para o Colecionador. 

2014 - Capitão América questiona a SHIELD

Capitão América
Marvel Studios/Reprodução

Dois anos depois da Batalha de Nova York, Steve Rogers trabalha para a SHIELD em Washington. Porém, depois de descobrir os planos do Projeto Insight, o Capitão América começa a questionar o seu papel dentro da organização.

2014 - Nick Fury simula a própria morte

Nick Fury
Marvel Studios/Reprodução

Também desconfiado, Nick Fury questiona o secretário do conselho de segurança Alexander Pierce sobre o projeto e logo depois é atacado pelo Soldado Invernal. Fury finge a própria morte e com a ajuda de Capitão América, Viúva Negra e Sam Wilson, o Falcão, descobre que a HYDRA está altamente infiltrada na SHIELD.

2014 - Queda da SHIELD

Capitão América
Marvel Studios/Reprodução

O Projeto Insight é destruído e a SHIELD cai. Com a ajuda de Sam Wilson, Steve Rogers inicia a sua busca por Bucky Barnes. 

2014 - Pietro e Wanda Maximoff mostram seus poderes

Feiticeira Escarlate
Marvel Studios/Reprodução

Na Sokóvia, em meio a conflitos entre civis e a polícia, o Barão Wolfgang Von Struker faz experimentos secretos com o cetro de Loki em nome da HYDRA. Os gêmeos Pietro e Wanda Maximoff mostram os resultados mais promissores.

2014 - Peter Quill recupera a Orbe em Morag

Senhor das Estrelas
Marvel Studios/Reprodução

Na mesma época, bem longe da Terra, os Saqueadores são contratados por um mercador de Xandar para recuperar a Orbe do planeta Morag. Peter Quill, agora conhecido como Senhor das Estrelas, assume a tarefa e chega antes de Yondu. Lá ele é atacado por Korath, o Perseguidor, que busca a Orbe em nome de Ronan, o Acusador, que por sua vez trabalha com Thanos.

2014 - Nascem os Guardiões da Galáxia

Guardiões da Galáxia
Marvel Studios/Reprodução

Depois de ser preso, Quill une forças com Gamora, filha adotiva de Thanos, Drax, que quer se vingar da morte da sua família, e os caçadores de recompensas Rocket e Groot. Sabendo dos planos de Ronan e Thanos para a Joia do Poder, o grupo decide evitar que o artefato caia nas mãos erradas. A Orbe é deixada pelo grupo em Xandar. 

2014 - Soberanos perseguem os Guardiões da Galáxia

Ayesha
Marvel Studios/Reprodução

Alguns meses se passam e o grupo agora conhecido como Guardiões da Galáxia é contratado por Ayesha, a alta sacerdotisa dos Soberanos, para proteger valiosas baterias de um monstro inter-dimensional. O pagamento é Nebulosa, a irmã de Gamora, que foi pega tentando roubá-las. Rocket, porém, faz o mesmo, e o grupo passa a ser perseguido pelos Soberanos.

2014 - Peter Quill descobre a verdade sobre seu pai

Ego
Marvel Studios/Reprodução

O celestial Ego, pai biológico de Peter Quill, resgata o grupo, mas logo revela os verdadeiros planos para o filho. Com a ajuda de Mantis, alienígena adotada por Ego, Nebulosa e Yondu, que acaba se sacrificando, o grupo derrota Ego.

2014 - Ayesha cria Adam Warlock

Adam Warlock
Marvel Studios/Reprodução

Ainda em busca de vingança, Ayesha cria o super ser Adam Warlock para em um futuro próximo derrotar os Guardiões.

2015 - Vingadores se reúnem para recuperar cetro de Loki

Vingadores
Marvel Studios/Reprodução

Tony Stark, Steve Rogers, Thor, Bruce Banner, Natasha Romanoff e Clint Barton invadem um dos últimos postos conhecidos da HYDRA para recuperar o cetro de Loki.

2015 - Nasce Ultron

Ultron
Marvel Studios/Reprodução

Stark e Banner fazem experimentos com o cetro, que guarda a Joia da Mente, e dão vida a Ultron, uma inteligência artificial que logo se opõe aos Vingadores.

2015 - Nasce Visão

Visão
Marvel Studios/Reprodução

Usando a Joia da Mente, a inteligência artificial JARVIS e a energia do martelo de Thor, o grupo também dá vida ao androide Visão.

2015 - Pietro morre e Hulk desaparece

hulk
Marvel Studios/Reprodução

Depois que o time de heróis destrói Ultron em Sokovia, Hulk desaparece no Quinjet dos Vingadores - a nave cai em um buraco de minhoca que o leva para o planeta Sakaar. Já Thor retorna para Asgard para descobrir mais sobre as Joias do Infinito.

2015 - Surgem os Novos Vingadores

Novos Vingadores
Marvel Studios/Reprodução

Os Vingadores ganham uma nova base de operações. O time dos Novos Vingadores é revelado, com Máquina de Combate, Visão, Feiticeira Escarlate e Falcão.

2015 - Scott Lang sai da prisão

Scott Lang
Marvel Studios/Reprodução

Meses após os eventos de Sokóvia, o engenheiro Scott Lang é solto depois de passar três anos na prisão por ter cometido um crime cibernético à la Robin Hood contra a empresa VistaCorp. Sem conseguir manter um emprego para pagar a pensão para a filha, ele planeja um novo roubo. A vítima: o cientista aposentado Hank Pym.

2015 - Scott Lang se torna o novo Homem-Formiga

Homem-formiga
Marvel Studios/Reprodução

Vendo potencial em Lang, Pym resolve ajudá-lo, treinando-o como o novo Homem-Formiga com a ajuda da sua filha Hope. No caminho, ele precisa impedir os planos de Darren Cross, CEO da Pym Technologies que pretende vender as partículas Pym como arma. Durante a luta com Cross, que havia assumido a identidade de Jaqueta Amarela, Scott Lang chega à dimensão quântica, mas consegue voltar.

2015/2016 - Hope Van Dyne se torna a nova Vespa

Nova Vespa
Marvel Studios/Reprodução

Após os eventos, Hank Pym apresenta Hope ao traje da Vespa e os dois começam a trabalhar em um túnel quântico para localizar Janet Van Dyne. 

2016 - Stephen Strange perde o movimento das mãos

Doutor Estranho
Marvel Studios/Reprodução

O renomado cirurgião Stephen Strange sofre um acidente de carro enquanto atendia ligações sobre possíveis pacientes. O acidente deixa sequelas e Strange perde o movimento das mãos.

2016 - Stephen Strange inicia seus estudos nas artes místicas

Doutor Estranho
Marvel Studios/Reprodução

Depois de passar por inúmeras cirurgias, Stephen Strange busca curas alternativas para suas mãos. É quando ele encontra Kamar-Taj. Lá conhece Mordo, Wong e a Anciã e inicia seus estudos nas artes místicas.

2016/2017 - Acidente em Lagos

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Capitão América e Falcão recrutam Viúva Negra e Feiticeira Escarlate na sua busca para encontrar o Soldado Invernal em Lagos. Lá eles descobrem que o membro da HYDRA Brock Rumlow, o Ossos Cruzados, planeja roubar uma arma biológica no mesmo local. Os heróis enfrentam o grupo do vilão, que ativa uma bomba enquanto luta com o Capitão. Feiticeira Escarlate contém a explosão e tenta levá-la para outro lugar, mas acidentalmente atinge o andar de um prédio ocupado por uma ONG de Wakanda.

2016/2017 - Vingadores debatem o Acordo de Sokóvia

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Após os eventos, a ONU decide propor o Acordo de Sokóvia para que heróis e seres com habilidades especiais sejam registrados e monitorados pelo governo. Sentindo-se responsável pelas consequências da criação de Ultron, Tony Stark assina o acordo e agenda um encontro do agora secretário de estado Thaddeus Ross com os Vingadores. Visão, Viúva Negra e James Rhodes também assinam a proposta, mas Falcão, Feiticeira Escarlate e Steve Rogers discordam. Enquanto isso, o ex-militar da Sokóvia Zemo arquiteta a sua vingança contra os heróis, descobrindo o segredo da HYDRA para controlar o Soldado Invernal.

2016/2017 - Morre T’Chaka

T’Chaka
Marvel Studios/Reprodução

Seu plano começa com um ataque no prédio das Nações Unidas em Viena, onde o Acordo de Sokóvia seria oficializado. A explosão mata T’Chaka, rei de Wakanda, e seu filho T’Challa inicia a busca pelo responsável, que aparenta ser Bucky Barnes.

2016/2017 - Caçada ao Soldado Invernal

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Steve Rogers não acredita na culpa do seu velho amigo e com a ajuda de Sharon Carter e Falcão volta a procurá-lo. Em Bucareste, a perseguição ao Soldado Invernal envolve também polícia e T’Challa, que assume a identidade do protetor de Wakanda Pantera Negra.

2016/2017 - O Retorno de Bucky Barnes

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

No centro antiterrorismo, Zemo se disfarça como psiquiatra e ativa o Soldado Invernal. Barnes então escapa do local, enfrentando todos no caminho. Na perseguição, Steve Rogers consegue prendê-lo e ele recupera a consciência, revelando o que acreditava ser o plano de Zemo: despertar um grupo de supersoldados na Sibéria. 

2016/2017 - Tony Stark recruta Peter Parker

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Para completar seu time na caçada ao Soldado Invernal e Capitão América, Tony Stark vai até o bairro do Queens, em Nova York, para recrutar um jovem vigilante. Peter Parker, o Homem-Aranha, recebe um novo traje e vai para Berlim. 

2016/2017 - Batalha no aeroporto

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Sem a ajuda de Tony Stark para impedir os planos de Zemo, Capitão América forma um novo time com Falcão, Homem-Formiga, Gavião Arqueiro, Feiticeira Escarlate e o próprio Bucky Barnes. Enquanto isso, Tony Stark convence o Secretário Ross que ele mesmo precisa capturar Steve Rogers e forma o seu próprio time com Máquina de Combate, Viúva Negra, Visão, Pantera Negra e novato Homem-Aranha. Os grupos se enfrentam no aeroporto em Berlim e, graças a ajuda de Viúva Negra, Steve Rogers e Bucky Barnes conseguem roubar o Quinjet de Tony Stark para seguir com a missão de impedir os planos de Zemo.

2016/2017 - Consequências da batalha

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Máquina de Combate é gravemente ferido na luta e o resto do time do Capitão América é preso e levado para uma prisão especial.

2016/2017 - Homem de Ferro Vs Capitão América

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Stark descobre os planos de Zemo e viaja para a Sibéria para ajudar Capitão América. Ainda em busca de vingança, Pantera Negra o segue. Na antiga base da HYDRA, o verdadeiro plano de Zemo é revelado e Stark descobre que o Soldado Invernal foi responsável pela morte dos seus pais. Tony Stark e Steve Rogers lutam e o Capitão deixa seu escudo para trás. 

2016/2017 - Bucky Barnes vai para Wakanda

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Na saída da base na Sibéria, Rogers e Barnes encontram T’Challa, que depois de descobrir a verdade sobre todos os eventos, oferece ajuda para o Soldado Invernal em Wakanda.

2016/2017 - Steve Rogers manda mensagem para Tony Stark

Guerra Civil
Marvel Studios/Reprodução

Foragido, Steve Rogers liberta os heróis presos e envia uma mensagem para Stark: “Tony, fico feliz que você tenha voltado para a base. Não gosto da ideia de você se arrastando por uma mansão sozinho. Todos precisamos de família. Os Vingadores são a sua. Talvez mais do que minha. Estou por conta própria desde os 18 anos. Nunca me encaixei em nenhum lugar, nem no exército. Acho que minha crença está nas pessoas. Indivíduos. E fico feliz em dizer que, na maior parte das vezes, não me decepcionaram. Por isso não posso decepcioná-los. Fechaduras podem ser substituídas, mas talvez não devessem. Sei que o machuquei, Tony. Acreditei que ao não contar a verdade sobre os seus pais estaria poupando você, mas vejo agora que está poupando a mim mesmo e peço desculpas. Espero que um dia você possa entender. Queria que tivéssemos concordado sobre os acordos, de verdade. Sei que você está fazendo o que acredita, e isso é tudo que cada um de nós pode fazer. É o que cada um de nós deveria fazer. Então não importa o que, eu prometo, se você precisar de nós...se precisar de mim...Estarei lá”.

2017 - Stephen Strange se torna o Mago Supremo

Doutor Estranho
Marvel Studios/Reprodução

Strange precisa enfrentar Kaecilius, ex-aluno da Anciã que quer destruir todos os Sanctums que protegem a Terra para que o planeta seja consumido pela Dimensão Negra de Dormammu. Sem saber que tem em mãos uma Joia do Infinito, Doutor Estranho usa o poder do Olho de Agamotto para conter a ameaça de Kaecilius e barganhar com Dormammu. Com o mundo salvo, Strange se torna o novo protetor do Sanctum de Nova York.

2017 - Hope Van Dyne e Hank Pym cortam relações com Scott Lang

Marvel Studios/Reprodução

Sentindo-se traídos pela decisão de Scott Lang de se juntar ao time de Capitão América durante a crise da Guerra Civil, Hope Van Dyne e Hank Pym cortam relações com o herói. 

2017/2018 - Scott Lang e Clint Barton fazem acordo de prisão domiciliar

Homem-formiga e Gavião Arqueiro
Marvel Studios/Reprodução

Scott Lang e Clint Barton fazem um acordo com o governo dos EUA e aceitam ficar em prisão domiciliar depois dos acontecimentos de Guerra Civil.

2017/2018 - Feiticeira Escarlate e Visão se encontram secretamente

Marvel Studios/Reprodução

Feiticeira Escarlate e Visão passam a se encontrar regularmente, com ela ainda trabalhando com o foragido Capitão América e ele respondendo a Tony Stark.

2018 - Homem-Aranha enfrenta o Abutre

Sony Pictures/Reprodução

De volta para casa, Peter Parker tem dificuldades para lidar com a vida adolescente depois de lutar ao lado dos Vingadores. Contrariando as orientações de Tony Stark, ele começa a investigar o aparecimento de armas estranhas no Queens e descobre que Adrian Toomes, o Abutre, está por trás de tudo e planeja roubar um avião repleto de itens que estavam na torre dos Vingadores. Seus planos, porém, são impedidos pelo amigão da vizinhança.

2018 - Pantera Negra enfrenta Erik Killmonger

Pantera Negra
Marvel Studios/Reprodução

Enquanto isso, T’Challa retorna para Wakanda, onde será coroado como rei após a morte do seu pai. Lidando com os questionamentos de como liderar a sua nação, a sua posição é questionada por seu primo Erik Killmonger. T'Challa  vence o confronto com Killmonger, mas decide abrir a nação, oferecendo pela primeira vez a tecnologia avançada de Wakanda para o mundo.

2018 - Thor descobre a farsa de Loki

Marvel Studios/Reprodução

Desde o conflito com Ultron, Thor não descobriu nada sobre as Joias do Infinito, mas depois de muito tempo desvendou a farsa de Loki, que deixou Odin na Terra enquanto ocupava o trono em Asgard.

2018 - Bucky Barnes se recupera em Wakanda

Marvel Studios/Reprodução

Enquanto isso, Bucky Barnes se recupera em uma tribo afastada, já livre da lavagem cerebral que o transformou no Soldado Invernal.

2018 - Thanos conquista a Joia do Poder

Marvel Studios/Reprodução

Thanos e seus filhos invadem Xandar e roubam a Orbe com Joia do Poder. O planeta é destruído.

2018 - Hela destrói o Mjölnir

Marvel Studios/Reprodução

Thor e Loki vão para Nova York em busca do pai, mas são interceptados por Doutor Estranho. Com a ajuda de Strange, os irmãos encontram o pai, que antes de morrer revela a existência de Hela, a Deusa da Morte, a sua primeira filha. A morte de Odin a liberta da sua prisão e Hela começa a sua jornada pelo trono de Asgard e a conquista dos Nove Reinos. No primeiro encontro com Thor, ela destrói o Mjölnir.

2018/2019 - Thor encontra Hulk em Sakaar

Marvel Studios/Reprodução

Com seu martelo destruído, Thor e Loki são jogados em um buraco de minhoca e caem no Planeta Sakaar (por conta de divergências temporais, Loki chega no local meses antes). Lá precisam lidar com megalomaníaco Grão Mestre e encontram pelo caminho Valkiria e Hulk, que se tornou a personalidade dominante de Bruce Banner e o maior guerreiro da arena de Sakaar. O grupo une forças para enfrentar Hela e impedir o Ragnarok, mas Thor descobre que o apocalipse nórdico é a única maneira de conter a sua irmã.

2018/2019 - Loki leva o Tesseract de Asgard

Marvel Studios/Reprodução

Loki vai ao cofre de Odin para despertar o demônio Sultur (que segundo a profecia destruirá Asgard) e no caminho leva o Tesseract.

2018/2019 - Janet Van Dyne retorna do Reino Quântico

Marvel Studios/Reprodução

Depois de impedir os planos de Fantasma (que desejava absorver energia do Reino Quântico para curar a sua instabilidade molecular), Hope, Hank e Scott resgatam Janet Van Dyne do Reino Quântico. 

2019 - Thanos conquista a Joia do Espaço

Marvel Studios/Reprodução

Hela é derrotada e os sobreviventes de Asgard seguem para a Terra em uma nave. No caminho, o veículo é interceptado por uma gigantesca nave. É Thanos que chega para conquistar a Joia do Espaço.

2019 - Heimdall e Loki morrem

Marvel Studios/Reprodução

Heimdall e Loki morrem no conflito. Antes de receber o golpe fatal, Heimdall envia Hulk para a Terra.

2019 - Thanos conquista a Joia da Realidade

Marvel Studios/Reprodução

Com a Joias do Espaço e do Poder, Thanos ordena que seus filhos invadam a Terra para obter as Joias do Tempo e da Mente, enquanto ele parte em busca da Joia da Realidade (e de Gamora).

2019 - Thor vai para Nidavellir

Marvel Studios/Reprodução

Thor é encontrado pelos Guardiões da Galáxia e parte com Rocket e Groot para Nidavellir em busca de uma arma capaz de derrotar Thanos.

2019 - Thanos mata Gamora e conquista a Joia da Alma

Marvel Studios/Reprodução

Thanos sequestra Gamora e a obriga a revelar a localização da Joia da Alma. No Planeta Volmir, os dois encontram Caveira Vermelha, transformado em guardião da Joia depois de ser transportado pelo Tesseract. Para obter a Joia, Thanos precisa sacrificar a única coisa que ama: Gamora.

2019 - As Batalhas de Titã e Wakanda

Marvel Studios/Reprodução

Depois de derrotar o filho de Thanos Fauce de Ébano, Doutor Estranho, Homem de Ferro e Homem-Aranha vão para o planeta Titã tentar impedir os planos do vilão. Enquanto isso, Capitão América, Falcão, Viúva Negra, Máquina de Combate, Bruce Banner, Feiticeira Escarlate e Visão partem para Wakanda, onde pretendem retirar a Joia da Mente de Visão para que a pedra possa ser destruída.

2019 - Doutor Estranho analisa 14 milhões de possibilidades

Marvel Studios/Reprodução

Em Titã, Doutor Estranho, Homem de Ferro e Homem-Aranha encontram Mantis, Drax e Star Lord. Usando a Joia do Tempo, Strange analisa mais de 14 milhões de possibilidades para o conflito. Apenas uma terminava com a vitória dos heróis.

2019 - Thor recebe o Rompe Tormentas

Marvel Studios/Reprodução

Em Nidavellir, Thor, Groot e Rocket ajudam o anão Eitri a criar o machado Rompe Tormentas. Usando o poder da arma, Thor chega em Wakanda.

2019 - Thanos Conquista a Joia do Tempo

Marvel Studios/Reprodução

No meio do conflito com Thanos, Nebulosa chega a Titã e ajuda na luta contra seu pai. Depois que um golpe quase fatal atinge Tony Stark, porém, Doutor Estranho abre mão da Joia do Tempo e Thanos segue para a Terra.

2018/2019 - Morre Visão

Marvel Studios/Reprodução

Em Wakanda, Shuri trabalha na conversão do sistema de Visão enquanto os heróis lutam contra a invasão dos filhos de Thanos. O processo é interrompido e Feiticeira Escarlate precisa matar Visão para impedir a vitória do titã louco. A Joia da Mente é eliminada, mas Thanos usa a Joia do Tempo para reverter o processo, eliminando Visão novamente ao arrancar a Joia da sua testa.

2019 - Thanos conquista a Joia da Mente

Marvel Studios/Reprodução

Thanos completa a Manopla do Infinito.

2019 - Thanos elimina metade da população do universo

Marvel Studios/Reprodução

Thor atinge Thanos com o Rompe Tormentas, mas o vilão ainda consegue estalar seus dedos, usando todo o poder das Joias do Infinito para concluir seu plano: eliminar metade de toda a vida no universo.

2019 - Adeus em Titã

Marvel Studios/Reprodução

Em Titã, a vitória de Thanos elimina Star Lord, Drax, Mantis, Homem-Aranha e Doutor Estranho, deixando apenas Nebulosa e Homem de Ferro. Antes de desaparecer, Strange diz para Stark que essa era a única maneira, sugerindo que a única vitória vista por ele no futuro envolvia essa derrota do grupo.

2019 - Adeus em Wakanda

Marvel Studios/Reprodução

Em Wakanda, a vitória de Thanos de elimina Feiticeira Escarlate, Bucky Barnes, Falcão, Pantera Negra e Groot, deixando Capitão América, Viúva Negra, Okoye, Máquina de Combate, Rocket, Thor, Bruce Banner e M’Baku.

2019 - Nick Fury manda mensagem para a Capitã Marvel

Marvel Studios/Reprodução

Maria Hill e Nick Fury também são eliminados, mas antes de desaparecer o ex-diretor da SHIELD usa seu pager modificado para enviar uma mensagem para a Capitã Marvel.

2019 - Homem-Formiga fica preso no Reino Quântico

Marvel Studios/Reprodução

Scott, Janet, Hank e Hope testam uma versão reduzida do túnel quântico para buscar partículas de energia para curar Fantasma. Scott entra no túnel e recolhe o material, mas não consegue voltar. Sua equipe foi eliminada pelo estalar de dedos Thanos, deixando o Homem-Formiga preso no Reino Quântico. 

2019 - Thanos descansa

Marvel Studios/Reprodução

Com o braço ferido depois de usar todo o poder da manopla, Thanos descansa em um dos planetas que “salvou”.

2019 - Capitã Marvel retorna à Terra

Marvel Studios/Reprodução

Atendendo ao chamado de Nick Fury, Carol Danvers retorna à Terra e conhece os Vingadores sobreviventes.