Montagem reunindo foto de Christian Bale e imagem de Gorr, o Carniceiro dos Deuses

Créditos da imagem: Divulgação/Warner;Divulgação/Marvel Comics

Filmes

Artigo

Saiba quem é Gorr, vilão vivido por Christian Bale em Thor 4

Ex-Batman vai interpretar o Carniceiro dos Deuses no MCU

Gabriel Avila
05.08.2021
14h58

Dentre a enxurrada de anúncios feitos pela Marvel durante o Dia dos Investidores da Disney, um dos destaques foi sem dúvidas a confirmação de Christian Bale como vilão de Thor: Love and Thunder. Além de oficializar a informação, o chefe de conteúdo criativo da Marvel Kevin Feige revelou que o ator vai viver Gorr, o Carniceiro dos Deuses. Apresentado em 2013, o personagem foi peça-chave para tornar o Deus do Trovão indigno e incapaz de usar o Mjölnir.

Gorr foi o primeiro vilão da grande fase do roteirista Jason Aaron à frente da HQ do Thor. Apresentado na segunda edição da revista, o personagem surgiu caçando o Deus do Trovão em três linhas temporais distintas, que são o passado em que o Filho de Odin ainda é imaturo e irresponsável, o presente do Universo Marvel e o futuro em que ele é um Rei amargo e solitário. Se denominando Carniceiro dos Deuses, ele surge implacável em busca não apenas de matar o herói, como em conseguir informações sobre outros deuses - especialmente os de Asgard - para que possa continuar a matança.

Imagem de um combate entre Gorr e Thor
Divulgação/Marvel Comics

A origem de seu ódio pelos deuses só seria revelada ao fim do primeiro arco: Gorr cresceu em um planeta de extrema miséria que confiava cegamente em divindades que, mesmo com incessantes preces, nunca socorreram o jovem em seus momentos de necessidade.

Após perder muitos entes queridos, ele decide que tais entidades não existem e passa a vagar até finalmente encontrar dois deles em uma luta, que considera sem sentido. Revoltado por ver que deuses existem, e portanto ignoraram todas as preces de seu povo enquanto brigavam sem sentido, ele comete seu primeiro assassinato e inicia sua jornada de extermínio divino pela galáxia.

Imagem de uma luta entre Gorr e Thor
Divulgação/Marvel Comics

É curioso que Christian Bale se mostra a escalação certeira para o papel de diferentes formas. Em primeiro lugar existe a óbvia familiaridade do ator com o universo dos super-heróis, já que ele viveu o Batman na aclamada trilogia de Christopher Nolan. Porém, sua experiência fora dos blockbusters também será bem utilizada em Gorr, que tem monólogos imponentes que só um ator experiente conseguiria entregar. O visual de Bale em Thor: Love and Thunder chegou a ser revelado, apenas de relance, em imagens de bastidores do longa:

Thor indigno no MCU?

Possuindo a necro-espada, arma criada pelos deuses dos simbiontes capaz de matar deuses, Gorr se mostra um oponente à altura de Thor no âmbito físico. Porém, é sem o uso da violência que o vilão realmente afeta o asgardiano, desempenhando papel fundamental para que o herói se torne indigno e, consequentemente, incapaz de empunhar o Mjölnir.

Ainda é um mistério como essa parte da trama será levada para o MCU, já que o martelo foi destruído por Hela em Thor: Ragnarok. Porém é certo que Love and Thunder vai passar por esse enredo, já que nos quadrinhos Mjölnir procurou Jane Foster e a transformou na Poderosa Thor, algo que também vai ocorrer no próximo filme com direito ao retorno de Natalie Portman ao papel.

Além de Bale e Portman, Thor: Love and Thunder terá o retorno de Chris Hemsworth como Thor e Tessa Thompson como Valquíria e Taika Waititi na direção. Uma das produções que fecha a Fase 4 do MCU, o filme chegará aos cinemas em 6 de maio de 2022.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.