Montagem reunindo foto de Christian Bale e imagem de Gorr, o Carniceiro dos Deuses

Créditos da imagem: Divulgação/Warner;Divulgação/Marvel Comics

Filmes

Artigo

Thor 4 | Saiba quem é Gorr, vilão vivido por Christian Bale

Ex-Batman vai interpretar o Carniceiro dos Deuses no MCU

Gabriel Avila
12.12.2020
16h23

Dentre a enxurrada de anúncios feitos pela Marvel durante o Dia dos Investidores da Disney, um dos destaques foi sem dúvidas a confirmação de Christian Bale como vilão de Thor: Love and Thunder. Além de oficializar a informação, o chefe de conteúdo criativo da Marvel Kevin Feige revelou que o ator vai viver Gorr, o Carniceiro dos Deuses. Apresentado em 2013, o personagem foi peça-chave para tornar o Deus do Trovão indigno e incapaz de usar o Mjölnir.

Gorr foi o primeiro vilão da grande fase do roteirista Jason Aaron à frente da HQ do Thor. Apresentado na segunda edição da revista, o personagem surgiu caçando o Deus do Trovão em três linhas temporais distintas, que são o passado em que o Filho de Odin ainda é imaturo e irresponsável, o presente do Universo Marvel e o futuro em que ele é um Rei amargo e solitário. Se denominando Carniceiro dos Deuses, ele surge implacável em busca não apenas de matar o herói, como em conseguir informações sobre outros deuses - especialmente os de Asgard - para que possa continuar a matança.

A origem de seu ódio pelos deuses só seria revelada ao fim do primeiro arco: Gorr cresceu em um planeta de extrema miséria que confiava cegamente em divindades que, mesmo com incessantes preces, nunca socorreram o jovem em seus momentos de necessidade.

Imagem de um combate entre Gorr e Thor
Divulgação/Marvel Comics

Após perder muitos entes queridos, ele decide que tais entidades não existem e passa a vagar até finalmente encontrar dois deles em uma luta, que considera sem sentido. Revoltado por ver que deuses existem, e portanto ignoraram todas as preces de seu povo enquanto brigavam sem sentido, ele comete seu primeiro assassinato e inicia sua jornada de extermínio divino pela galáxia.

É curioso que Christian Bale se mostra a escalação certeira para o papel de diferentes formas. Em primeiro lugar existe a óbvia familiaridade do ator com o universo dos super-heróis, já que ele viveu o Batman na aclamada trilogia de Christopher Nolan. Porém, sua experiência fora dos blockbusters também será bem utilizada em Gorr, que tem monólogos imponentes que só um ator experiente conseguiria entregar.

Imagem de uma luta entre Gorr e Thor
Divulgação/Marvel Comics

Thor indigno no MCU?

Possuindo a necro-espada, arma criada pelos deuses dos simbiontes capaz de matar deuses, Gorr se mostra um oponente à altura de Thor no âmbito físico. Porém, é sem o uso da violência que o vilão realmente afeta o asgardiano, desempenhando papel fundamental para que o herói se torne indigno e, consequentemente, incapaz de empunhar o Mjölnir.

Ainda é um mistério como essa parte da trama será levada para o MCU, já que o martelo foi destruído por Hela em Thor: Ragnarok. Porém é certo que Love and Thunder vai passar por esse enredo, já que nos quadrinhos Mjölnir procurou Jane Foster e a transformou na Poderosa Thor, algo que também vai ocorrer no próximo filme com direito ao retorno de Natalie Portman ao papel.

Além de Bale e Portman, Thor: Love and Thunder terá o retorno de Chris Hemsworth como Thor e Tessa Thompson como Valquíria e Taika Waititi na direção. Uma das produções que fecha a Fase 4 do MCU, o filme chegará aos cinemas em 6 de maio de 2022.

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados para as finalidades ali constantes.