Hugh Jackman como Wolverine em X-Men

Créditos da imagem: X-Men/20th Century Fox/Reprodução

Séries e TV

Artigo

Wolverine vem aí? She-Hulk pode ter confirmado presença do mutante no MCU

Mais uma vez, a Marvel prepara o terreno para a introdução dos X-Men

Omelete
4 min de leitura
25.08.2022, às 12H00.
Atualizada em 27.08.2022, ÀS 15H13

Por mais contraintuitivo que pareça, a frustração de Jennifer Walters (Tatiana Maslany) com os rumos da sua carreira pode ter colocado um sorriso no rosto do fã do MCU. Isso porque, enquanto a advogada buscava ideias de empregos inusitados que poderia ter agora que é conhecida como She-Hulk, a Casa das Ideias escondeu um easter egg e tanto na tela do computador da heroína. No episódio "Direito Super-Humano" temos a primeira menção (indireta) ao Wolverine; veja:

Manchetes sobre Wolverine e Eternos em She-Hulk
She-Hulk/Marvel Studios/Reprodução

Nos artigos relacionados à matéria que Jen lia, vê-se a seguinte manchete: "homem luta com garras de metal em briga de bar". Quer você conheça o Wolverine dos quadrinhos ou exclusivamente dos filmes da Fox, a referência é bastante autoexplicativa. O mutante não apenas é conhecido por suas garras de Adamantium, como é visto em muitas ocasiões sentado no balcão de bares. Aliás, nas HQs, ele é até dono de um, lá em Madripoor – estabelecimento que chega a aparecer ao fundo em cenas de Falcão e o Soldado Invernal.

A referência não é sem propósito. A Marvel oficializou a introdução dos mutantes – aguardada desde 2019, com a fusão da Disney e da Fox – ao final de Ms. Marvel, quando estabeleceu que Kamala Khan (Iman Vellani) tinha uma mutação nos seus genes. Mas, mesmo antes disso, o estúdio reconheceu sua existência ao incluir uma variante do Professor X (Patrick Stewart) em Doutor Estranho no Multiverso da Loucura. Quer dizer, Kevin Feige continua a preparar o terreno para a participação deles nos próximos grandes eventos do universo cinematográfico.

Por enquanto, porém, não há nada de concreto sobre sua entrada no MCU além da confirmação de que Deadpool 3 vai acontecer. Afinal, fora o anúncio de que Shawn Levy vai comandar o novo filme, ele ainda não foi incluído no calendário de estreias do estúdio. Se eles não entrarem como participações especiais num futuro próximo, possivelmente em algum momento da fase 5, são grandes as chances dos fãs terem que se contentar com essas surpresinhas até a (ainda muito misteriosa) fase 6.

OUTROS EASTER EGGS PARA NOTAR

Nesta mesma cena, há outros dois easter eggs que valem ser mencionados. O primeiro é um callback à cena pós-créditos do primeiro episódio de She-Hulk, em que Jen lamenta que Steve Rogers (Chris Evans) e sua bela bunda da América supostamente nunca experimentaram sexo. Talvez por celebrar a notícia de que o herói não morreu virgem, ou simplesmente por ser grande admiradora, o plano de fundo do celular dela é, digamos, uma foto do Cap de costas…

Logo abaixo da manchete sobre o Wolverine, porém, vê-se outra menção relevante, dessa vez a um evento conhecido do MCU. O artigo, intitulado "Por que há uma estátua gigante de um homem surgindo no oceano", é um aceno à conclusão de Eternos. Como você deve se lembrar, quando Sersi (Gemma Chan) e companhia conseguem impedir o nascimento de Tiamut, Celestial que estava gestando no núcleo da Terra, sua figura imponente fica "congelada" em meio à paisagem. Essa aparição surpreendente é reconhecida em um noticiário no próprio filme. Logo, não é de se estranhar que veículos na internet também tenham escrito a respeito.

Por fim, não dá para falar deste segundo episódio de She-Hulk sem celebrar a piada sobre o primo da advogada, Bruce Banner (Mark Ruffalo). Quando Jen liga para perguntar a opinião – leia-se informar – sobre seu envolvimento com o caso de Emil Blonsky (Tim Roth), literalmente o homem que tentou matar o físico em O Incrível Hulk, o Vingador veterano a tranquiliza dizendo “sou uma pessoa completamente diferente agora. Literalmente”, uma piada descarada sobre a troca de intérprete do personagem. Isso porque, lá em 2008, quem interpretava o Hulk era Edward Norton. Ruffalo assumiu o herói apenas em 2012, com a estreia de Os Vingadores, quando seu antecessor já tinha dado adeus à Marvel por diferenças criativas.

She-Hulk é exibida às quintas, no Disney+. Antes do próximo episódio, confira a nossa entrevista com a atriz Tatiana Maslany:

O Omelete agora tem um canal no Telegram! Participe para receber e debater as principais notícias da cultura pop (t.me/omelete).

Acompanhe a gente também no YouTube: no Omeleteve, com os principais assuntos da cultura pop; Hyperdrive, para as notícias mais quentes do universo geek; e Bentô Omelete, nosso canal de animes, mangás e cultura otaku.

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Omelete no Youtube

Confira os destaques desta última semana

Ao continuar navegando, declaro que estou ciente e concordo com a nossa Política de Privacidade bem como manifesto o consentimento quanto ao fornecimento e tratamento dos dados e cookies para as finalidades ali constantes.