Os anos 1960 foram um marco para o avanço das políticas de gênero na sociedade ocidental. Foi nessa época que o movimento feminista ganhou força, com lutas por direitos trabalhistas e autonomia da mulher no primeiro plano. Contrário ao status quo da época, esse levante desafiou normas estéticas e de costume, sendo combatido pela parcela mais conservadora da sociedade até os dias atuais.
Em Quarteto Fantástico: Primeiros Passos, vemos o mundo retrofuturista de uma Nova York dos anos 60 que sutilmente abrange esse tema. Segundo a estrela Vanessa Kirby, que vive Sue Storm na trama, “nós falamos por um longo tempo sobre se a política de gênero iria desempenhar algum papel na época [do filme]. É um tipo de Nova York retrofuturista, eles têm a tecnologia de uma forma que nós não tínhamos no nosso mundo”, explica ela.
- Uma tarde no futuro! Como foi a visita do Omelete ao set de Quarteto Fantástico
- Galactus e Surfista! Tudo sobre as cenas de Quarteto Fantástico que vimos no set
- Quarteto Fantástico: Primeiros Passos | Omelete visitou o set; confira imagens
- Quarteto Fantástico se inspirou em Oscar Niemeyer para casa dos heróis
Kirby continua: “No final, nós decidimos que assim como a tecnologia é avançada, a política de gênero também. Porque, caso contrário, ter Sue como uma personagem líder feminina seria tão radical que se tornaria assunto focal do filme, e eu não queria que sua liderança fosse politizada demais”.
A atriz queria, enfim, que sua personagem fosse escolhida para assumir esse papel de liderança na história, mas que isso não fosse pesado - especialmente porque, além de uma heroína, a personagem também é mãe no filme. O Quarteto Fantástico é frequentemente definido como a primeira família tradicional da Marvel, especialmente depois que Sue Storm e Reed Richards deram à luz Franklin Richards, um dos personagens mais poderosos do universo quadrinesco.
“Acho que o filme realmente olha para o que é sentir todas as coisas conflitantes que sentimos como humanos”, diz Kirby sobre a maternidade da personagem. “Temos dias bons, temos dias ruins e às vezes sentimos que temos um superpoder. Há algo incrível em interpretar dinâmicas familiares reais e não se sentir como se fosse superior, mas que algo aconteceu mudou sua identidade”.
- Kevin Feige exigiu Jack Kirby como régua em Quarteto Fantástico
- No set de Quarteto Fantástico, eu vi Pedro Pascal e cia. virarem uma família
- Pedro Pascal nega liderança em Quarteto Fantástico: “Protagonismo compartilhado”
- Ebon Moss-Bachrach detestou roupa de captação de CGI: “Não respira muito bem”
O elenco de Quarteto Fantástico: Primeiros Passos conta com Pedro Pascal (Reed Richards/Sr. Fantástico), Kirby(Sue Storm/Mulher Invisível), Joseph Quinn (Johnny Storm/Tocha-Humana) e Ebon Moss-Bachrach (Ben Grimm/Coisa). Ralph Ineson (A Bruxa, A Lenda do Cavaleiro Verde) vive o grande vilão, Galactus, e Julia Garner (Ozark) interpreta uma versão alternativa do Surfista Prateado, Shalla-Bal. Natasha Lyonne (Boneca Russa), Paul Walter Hauser (Divertida Mente 2) e John Malkovich (Quero Ser John Malkovich) completam o time.
Sinopse oficial: "Em um cenário vibrante de um mundo retro-futurista inspirado nos anos 1960, o filme apresenta a Primeira Família da Marvel enquanto enfrentam seu desafio mais assustador até agora. Forçados a equilibrar seus papéis como heróis com a força de seus laços familiares, eles devem defender a Terra de um deus espacial faminto chamado Galactus e sua enigmática Arauto, a Surfista Prateada. E se o plano de Galactus de devorar o planeta inteiro e todos nele já não fosse ruim o suficiente, a situação de repente se torna muito pessoal".
Terceira versão do Quarteto Fantástico, o primeiro grande grupo de heróis dos quadrinhos da Marvel, nos cinemas, este é um dos projetos mais importantes dentro do Marvel Studios. Ainda não sabemos muito sobre sua história, além de que não veremos a origem da família, e que a aventura se passa numa Nova York retrofuturista de outro universo. Há rumores de que o Doutor Destino de Robert Downey Jr. fará uma aparição.
Quarteto Fantástico: Primeiros Passos estreia nos cinemas brasileiros em 24 de julho de 2025. Ele começará a Fase 6 do MCU, que terminará com Vingadores: Doomsday e Vingadores: Guerras Secretas em 2026 e 2027, respectivamente.
Comentários ()
Os comentários são moderados e caso viole nossos Termos e Condições de uso, o comentário será excluído. A persistência na violação acarretará em um banimento da sua conta.
Faça login no Omelete e participe dos comentários